Postado originalmente por
Marcelo A. Marchiodi
Po Luciano, essa foto do seu avatar você tá parecendo o Capitão Nascimento do Tropa de Elite!!!
Bom, vamos lá, todas as suas considerações estão certas e ele poderia sim ser usado num 1.8 e inclusive em motores maiores.
Revendo uma citação do "Master Vader" (grande mente, admirador dos motores à ar e criador do fórum Fusca4ever), que eu havia salvo de um tópico no orkut, e que eu confesso, tinha deixado passar despercebida... enfim, vou trancrevê-la abaixo:
"No caso do compressor citado com volume de 0,37L, sua vazão a 18000 rpm será de 6660 l /min ou 111l/s. . Sabendo-se que nesta condição ele fornece uma pressão de 1,8 bar, podemos entender que ele se aplica sim a motores 1.6 litros sem qualquer problema, pois como já foi calculado, um motor 1.6 litros a 6000 rpm (acredito ser uma rotação suficiente para andar bem na rua), consome 80 litros por segundo, ou seja menos que o máximo fornecido pelo compressor. Assim, pode-se utilizar rotações mais baixas inclusive."
A parte da vazão máxima de 111 l/s eu tinha deixado passar... afinal estava pensando mesmo em usar o meu num motor 1600 do Fusca, então nem tinha prestado a atenção correta. Só agora estou vendo que ele pode ser usado sim num motor grande até 2.0 (é só fazer as contas) e o que a Eaton faz é "recomendar" para motores até 1.6... agora isso eu não sei o porque.
Portanto, acredito que seria viável sim, usar num 1.8.
Quanto à pressão, vendo a resposta do Rubens fiquei confuso e não poderia dar uma resposta com mais certeza, pois já li que ela é constante, já aparece desde rotações baixas. veja nesse link
onde fiz uma pergunta sobre pressão e o cara respondeu que ela é uma medida absoluta e não relativa. E esse pessoal desse link tem uma preparadora especializada em superchargers.