Ainda bem que examinei bem o jipe antes de comprar e já sabia que a lataria precisaria de reforma.
Em compensação, o jipe tinha um bom conjunto mecânico e nenhum problema estrutural grave e resolvi ficar com ele.
Vamos as especificações básicas:
Ano de Fabricação: 1986
Motor: Toyota 14b
Caixa de 05 marchas original.
Diferencial trazeiro flutante
Freio à disco nas 04 rodas
Direção hidráulica (com bomba adaptada)
Estabilizador dianteiro
Roda Livre Manual
Guincho Warn 6.000 ( Já vendido)
E graças a uma boa dica do amigo Heitor dos Toyoteiros - RJ, achei um bom lugar para fazer a reforma do jeito que queria.
Com o jipe parcialmente desmontado, estamos trocando as chapas do assoalho e acertando as laterais inferiores, antes de tirar a carroceria de cima do chassis.
Fazemos assim, para não prejudicar o alinhamento da carroceria, evitando transtornos na hora da montagem.
Assim que tirar a carroceria, vou fotografar o chassi e postar aqui.
O que vc quer ver exatamente?
Se está preocupado com a possibilidade do jipe ter sido "trepado", também pensei nisso.
Mas o motor veio com nota fiscal e, antes de iniciar a reforma, fiz a vistoria e a transferência.
Está tudo dentro da lei...
Quando eu disse "trepado", estava me referindo a posibilidade de terem cortado a ponta do chassi e soldado num mais moderno, mas não há marcas de solda por dentro e ainda se vê os vestígios da retirada dos suportes originais da bateria e do estepe, que ficavam presos no chassi.
O serviço de instalação do motor foi mesmo muito bem feito.
O cara pecou foi na adaptação do escapamento que faz um zig-zag embaixo do carro e que terei de refazer quase todo...
Lembro desse carro vendendo aqui no forum. Até pensei em dar uma olhada nele, mas não me chamou muito a atenção pelo fato de ter motor 14B. Eu gosto mesmo é de motor MB.
Boa sorte na sua empreitada.
Também resisti um bocado, antes de aceitar a idéia de trocar o Mercedez pelo 14b.
Aliás o apêgo que tenho a minha "velha companheira de viagens" também pesou um bocado antes de decidir vendê-la...
Só depois de muita conversa com os amigos e mecânicos, inclusive aqui no fórum, é que resolvi me arriscar com o motor Toyota.
Ainda não posso te falar quanto a durabilidade e custos de manutenção, mas vim tocando o jipe de BH até aqui e o 14b é bem melhor em termos de desempenho e niveis de ruído e vibração.