Postado originalmente por
Loras
Parte 1 - MOLAS
Para começar fiz uma extensa pesquisa sobre molas.
A saber: se levantar mais de duas polegadas na dianteira, há grande chances de vibração no cardã. Solução juntas CV (cruzeta dupla).
É preciso corrigir o cáster. Solução braços especiais da QT services.
Na traseira tudo é mais simples. Basta tomar cuidado com a bucha do suporte superior no chassis e com o final de curso limitado pelo amortecedor . Nesse caso, tensores especiais (angulados - para preservar a bucha) e um reposicionador do amortecedor resolvem.
De fato levantar até 2 polegadas não tem muito segredo nem complicações além do cáster. Além disso, fica bastante complicado e caro.
Como não pretendo usar pneus maiores e estou bem satisfeito com o curso atual da suspensão, resolvei buscar uma alternativa que levantasse no máximo 02 polegadas.
Sobre o uso de molas reforçadas minha conclusão:
Preciso aprender a respeitar os imites da viatura. Molas reforçadas não devem ter como objetivo aumentar a capacidade de carga da 110. Troca-se a mola, mas não se reforça chassis, suportes, capacidade do freio, etc. Ou seja, a zona de estresse muda de lugar.
Depois também perde-se capacidade de compressão da suspensão, isso é, curso para cima.
E outra, viajar é desprendimento. É preciso saber selecionar adequadamente a carga, evitando futilidades.
IMHO, mola reforçadas servem para não andar com a viatura desnivelada em expedições (diminui ângulo de saída). Apenas isso. Não devem ser usadas para aumentar a capacidade de carga.
Como ando muito com a viatura no dia a dia, vazia, e a expedição que pretendo fazer ainda tem algum tempo para acontecer, resolvi fazer por partes.
Se necessário, mudarei a mola traseira antes de viajar.
Vale ressaltar que a Land Rover presume que a Defender anda a maior parte do tempo apenas com o motorista. Por isso as molas do lado esquerdo são ligeiramente mais altas.
Eu optei por instalar molas iguais. Isso é, molas esquerdas em ambos os lados.
Por enquanto ficou assim:
Dianteira: Molas originais da 130 - lado do motorista (NRC9447). Calços superiores e inferiores emborrachados, da Disco (ANR2938 e RBC100111), que causam um lift médio de 02 cm.
Traseira: Molas originais da 110 - lado motorista (NRC6388). Calço superior da mola dianteira do Monza, que causa um lift médio de 2,5cm.
Atualmente, com pneus 235/85R16 da polaina ao solo tenho em média 92cm de altura.
Um lift de aproximadamente 1,5pol em relação a suspensão original.
Infelizmente não tenho muitas fotos do processo todo, pois dessa vez tive que montar tudo de forma rápida. Não podia ficar muito tempo a pé...
Foto 01 - pintura nova
Foto 02 - molas novas
Foto 03 - assentos superior / inferior