Eu fui fanático por camping, mas depois dos 50 anos começou a ficar difícil.
A maioria dos trailers são razoavelmente pesados e carregam muitas coisas que raramente usamos.
Um mini-trailer é ideal, pois só vai ter o essencial, sem frescura.
Em relação ao reboque vou falar da minha experiência em mais de 30 anos rebocando outros veículos (Buggies, Gaiolas, BAJAS, carretas e Jipes). Nunca reboquei trailer.
Uma Hilux (1998 turbo diesel) puxa até 1,5 toneladas, mas reclama, principalmente nas subidas. As mais novas devem sofrer menos, pois têm motores mais possantes.
O Jipão Bandeirante com motor Mercedes-Benz OM 314 ou OM 364 puxa 1,5 tonelada sem reclamar quase nada. Numa subida longa e pronunciada vai pedir uma marcha um degrau abaixo, mas é só isso. Estes motores MB são quase indestrutíveis e têm um torque (em baixa rotação) excelente.
Duvido que você tenha algum problema com seu Imortal para rebocar seu Mini-trailer. Imagino que ele vai rebocar sem reclamar nada.
Recomendo atenção redobrada nas estradas, pois infelizmente existem malucos irresponsáveis que fazem besteiras para ultrapassar os veículos articulados. Frear subitamente (emergência) sempre será um problema.
Você pretende colocar freio inercial?
Muitas felicidades e alegrias com seu Mini-trailer.
Abraços,
Esta HILUX puxava este Buggy (500 Kg) sem reclamar.
Aqui a HILUX reclamava, pois o BAJA pesa 800 Kg + bagagem (praticamente 1 tonelada). Em compensação meu outro ONÇA (OM 314 turbo) rebocava o mesmo BAJA como se fosse um passeio. Levou o BAJA para Serra da Canastra (450 Km) parecendo brincadeira.
HILUX puxando Carreta Karmann-Ghia (máximo 500 Kg), sem reclamar.
VW BAJA 1600 rebocando Carreta Karmann-Ghia. Até 250 não reclama, acima disto reclama um pouco, mas puxa razoavelmente bem. pois é um carro muito valente.
NOTA: Esta HILUX uma vez levou o ONÇA para a oficina mecânica, distante só 5 km. Precisei descer um trecho de estrada de 1,5 Km, com inclinação e curvas. Usei a 2ª marcha e fui devagar, com redobrada cautela. Uma fila de veículos se formou atrás de mim, mas nada pude fazer. Deu um pouco de medo, pois o JIPÃO BAND pesa quase 2 toneladas e "empurrava" a caminhonete. Felizmente tudo deu certo, mas achei uma experiência bastante estressante e certamente nunca mais será repetida.