Postado originalmente por
Rubens Linhalis
Sidney,
Tudo blz? Então, vou te passar um pouco do que vivi pois acho que temos o cenário parecido. Eu vivo na estrada desde maio/2015, e trabalhando. Sai de casa com uma Toyota SW4, viajei por 6 meses. Vendi a SW4 e comprei um motorhome. No qual a vivo hoje, eu e minha esposa. Antes da Sw4 tive uma Tracker que acampava finais de semana.
O link sobre os carros:
Tracker :
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ve...mpamentos.html (TRECKO - Uma Tracker para Estradas e Acampamentos)
SW4:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...w4-3rz-fe.html (Pacato - Sw4 3rz-fe)
Motorhome Agrele:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ve...bre-rodas.html (Everest - Motorhome Agrale, nossa vida sobre rodas.)
Sobre trabalhar: Se depende de internet, ta na merd@ !! O que temos visto é algo que chamam de internet...rs. Na chapada Diamantina (BA) é muito ruim. As vezes nem whatsapp funciona. Assistir video de youtube, esquece. Upload, só rezando. É comum chover e ficar 3....5 dias sem internet. Entao, dependendo da necessidade, vai precisar ficar em cidades maiores. Eu nao trabalho especificamente com a internet, entao vou sobrevivendo. Acessa ai
www.depoisdacurva.com.br
Sobre o veiculo: Como disse, sai de uma Sw4 e fui para o motorhome. Acreditei que a Sw4 era o ideial tendo como experiência o que eu já vivia com a Tracker nos finais de semana. Só que eu nao trabalhava final de semana..rs, só passeava. A SW4 era maneira, e tudo mais, mas para viver na estrada, e ainda ter que trabalhar, não rolou. Precisava de uma estruta melhor, mais conforto, menos vulnerável ao ambiente externo (chuva, frio, sol, mosquito, privacidade e etc) entre outras coisas.
Nao sei o que te sugerir, pois nao consegui saber seu "estilo" de viagem, e acho que é algo extremamente importante. Na verdade, um estilo de vida e nao de viagem. Ficar 3 ano fora de casa nao é mais viagem..rs. E uma coisa muito especifica é seu filho. Nao sei se já tem experiência em acampar, passar perrengue e etc. E também nao sei os custo da viagem, quanto que vc tera por mes. Se for depender de camping, um motorhome com 3 pessoas, vai ser uns 60 a 100 reais facilmente. Isso, se o camping aceitar motorhome. Tem muitas variaveis. Pesquise muito, converse com muita gente. Quando achar que já sabe a resposta, comece tudo de novo. A escolha de um equipamento errado pode jogar pelo ralo o sonho, financeiramente ou pelo stress familiar. Acho que para seu caso, uma Van grande ou um motorhome.
Esses 17 meses, eu acredito ser pouco tempo para tudo que tem pela frente. Tem muita gente caindo no mundo, e isso é maravilhoso. Acompanho alguns sites de pessoas/familias que cairam no mundo. Alguns tem sofrido com o carro, com roubos e com outras "roubadas" simplesmente por falta de experiência. Juntar 100, 200, 300, 500 mil nao quer dizer que vc compra o melhor carro, faz um roteiro maneiro e pronto. Nao. Tem muito detalhezinho que garante o sucesso da viagem. Claro que tudo pode acontecer.. mas com a experiência vc resolve bastante coisa. Como saber onde dormir, como economizar, locais seguros, carro, equipamentos e etc.
Essa coisa de, "carro equipados", é lindo, mas só compre se for usar mesmo. Do resto, chama atenção (ladroes), gasta dinheiro em equipamento que nao vai usar, sobrecarrega peso e desgaste desnecessário ao carro..
Carro 4x4 é ótimo, mas priorize o conforto da sua mulher e seu filho. Comer, dormir, tomar banho, segurança e etc sao todos os dias.. usar 4x4 é 1% da viagem. Claro, que existem estilos que é fundamental 4x4, estilo o Mundo por Terra.
E pense no seu ritmo de viagem, vc esta com filho e tem que trabalhar. 1 ano para rodar o Brasil, vai conhecer uns 3 lugares só. Eu já estou a 1 ano na Chapada Diamantina...rs. Claro que cada um é cada um..rs.
Vc esta ai no sul, visite as fabricas de motorhomes, veja os semi novos e os novos. Tem um mundo de opcoes. Contacte os grupos de motorhome que tem por ai, o pessoal é muito solicito e vai te ajudar bastante.
Nao sei se conhece, mas olha esse site
VAN COM TUDO! | As aventuras de uma familia dando a volta ao mundo
Tem um caminho longo pela frente, não deixe a ansiedade tomar decisões por vc..rs
E precisando, estamos por aqui. Qualquer pode me mandar email pelo
rubens@depoisdacurva.com.br
obs: Estava pra postar isso onde, mas a internet caiu..rs