ELÉTRICA
O motor-home veio sem baterias exclusivas para a casa. As lâmpadas funcionavam direto na bateria do carro e as outras coisas funcionavam na energia externa (110v). Mudamos isso tudo.
A primeira coisa foi adicionar 3 baterias estacionarias Freedon de 115 amper cada. Optei por esse tamanho e por esse numero de baterias pelo simples fato de estar aproveitando um suporte já existente do motorhome.
Para carrega-las tenho três opções:
1 - Carregador de baterias de 40A para quando estiver ligado na energia externa (110v ou 220v)
2 - Alternador do carro. Na SW4 eu usava um isolador de baterias da Warn, mas foi vendido junto com os equipamentos de camping. Não quis comprar outro, preferi comprar um disjuntor tipo faca (10% do valor do isolador). Assim, fica ao meu controle conectar ou não as baterias da casa com a do carro/alternador.
3 - Placa solar: São três placas solar da marca Canadian de 150w cada e uma controladora de 30A. O fabricante diz que cada placa gera até 8,6 amper por hora e na prática é isso mesmo, as três placas geram 22~25 amper por hora. Fiz a instalação em casa mesmo. No inicio não sabia de nada, mas hoje sei quase nada..hehehe. Estamos ligados só na placa solar e a casa funcionando a todo vapor à 3 semanas. Pegamos chuva, dias bem nublados e dias de puro sol; e assim mesmo as placas mantém a carga das baterias. Se pegarmos dois dias de sol, sobra energia gerada pela placa. A controladora passa o dia a mostrando as baterias em 99% e as placas ainda estão gerando mais de 20 amper por hora.
Assim, tudo da casa é ligado no banco de baterias. Fiz o possível para tornar tudo 12v e evitar "inversor".
- Iluminação led
- Geladeira : Originalmente 110v e mudamos para o sistema de 12v. Optamos por comprar da Elber, pois tem assistência técnica em praticamente todo o Brasil. É um frigobar de 120L com congelador.
- Depurador do fogão: Instalado acima do fogão tem por objetivo de expulsar o calor de dentro do motor-home e nao "fitrar" gorduras de frituras do fogão. Retirei toda a parte mecânica original desse depurador e adicionei uma ventoinha de 12v e uma lâmpada led. Tem funcionado muito bem.
- Inversor pequeno para carregar notebook, celular, câmera e etc.
- Duas bombas d'água.
Disjuntores 12v e fusíveis foram adicionados no sistema para segurança contra curtos e panes.
Ar-condiconado Split 7.500 bts: O único que depende exclusivamente de energia externa. Compramos um modelo chamado "Split Windows", a maquina é bem compacta e coube no porta malas.
Algumas fotos:
Placas e controladoras
Sistema 12v da geladeira e nossa geladeira
Maquina ar-condicionado.
Arranjo do porta malas. Essa tanque no meio NÃO deu certo e depois disso fizemos um tanque maior em inox.
Bom, acho que é isso de elétrica..
abraços