Postado originalmente por
FernandoDias
Boa tarde Pessoal!
Boa parte da minha saga para a compra da viatura passou por este tópico, por isso acho que é meu dever registrar aqui a minha aquisição!
Em Setembro adquiri minha Nissan Frontier SV Attack 4X4, substituindo a minha Citroen Xsara Picasso - minha grande companheira de aventuras.
A escolha se deu pelos motivos abaixo:
- Era a viatura mais nova (ano 2013/2014), com menor quilometragem (60 mil kms), melhor estado de manutenção, pneus novos (resultado da negociação com o antigo dono) e melhor estado de conservação geral. Como minha aquisição foi via carta de crédito de consórcio, as Toyotas ficaram de fora devido ao valor estratosférico para anos permitidos pelo consórcio combinado com alta quilometragem e conservação a desejar dos veículos que encontrei. Ou seja, priorizei o veículo (não importava o modelo) que estava em melhor estado e melhor atendia minhas necessidades.
- Para meu uso uma caminhonete se provou mais interessante, pois carrego grandes volumes (para acampar) e dois caiaques de pesca que ficam mais fáceis de colocar sobre o teto com a ajuda da caçamba. E ainda reforço: caminhonete é que nem pato: não nada bem (não faz trilha como jipe), não voa bem (não corre com esportivo) e nem anda bem (não carrega carga como um caminhão), mas faz de tudo um pouco! Por isso a minha escolha.
- Nunca enfrentei uma situação em minhas viagens em que pensei: "Puxa! Preciso de uma viatura mais curta e com bons ângulos de entrada e saída!", por isso priorizei o espaço proporcionado pelo maior entre-eixos e aceitei as limitações de terreno que posso enfrentar.
- Precisava de uma viatura estradeira e nisso a Frontier me agradou muito! Vamos falar a verdade: a maior parte dos lugares para onde iremos tem quase todo o caminho asfaltado ou com estradas de terra bem conservadas, de forma que só vamos precisar da capacidade off-road lá no destino, então por quê sofrer durante todo o longo caminho com uma viatura ruim de estrada? Sofrer no caminho inteiro só para ter um desempenho incrível naqueles poucos quilômetros fora de estrada?
Agradeço a ajuda de todos, principalmente do Vicente Guimaraes, que mudou drasticamente a minha jornada até aqui - primeiro viajei muito, depois viajei ainda mais e depois - quando meu Xsara Picasso começou a mostrar que meus destinos começavam a ficar além de suas capacidades (isso foi lá na Serra da Canastra...) - adquiri meu primeiro 4X4, com muito mais consciência daquilo que realmente precisava.
Deixo abaixo uma foto da viatura em seu habitat natural: