Postado originalmente por
Vicente Guimaraes
Sobre a melhor viatura para expedições... na verdade não existe resposta... porque os conceitos que usamos de expedição são vagos.
O que é uma expedição? Esse nome virou moda, expedição virou sinônimo de "viagem longa"
O que é uma expedição, na minha concepção (ou seja, minha opinião pessoal) é uma viagem que exija alguma autonomia e capacidade, capacidade de acampar, se alimentar e armazenamento de suprimentos (água, combustível, alimentos). Além de experiência e capacidade de navegação. Por exemplo, li na Internet um grupo de alemães que, PASMEM, cruzou o Deserto do Saara de leste à Oeste em 2 caminhões 6x6, eram ficavam quase 5 dias viajando isolados até chegar à uma vila (oásis) mais próximo. Isso é uma expedição.
Assim uma viagem ao Atacama isso é uma expedição ou um passeio? o caminho até lá é 100% viável por qualquer 4x2 comum, você poderá dormir em hotéis confortáveis e ter acesso a bons restaurantes. O mesmo vale para uma viagem à Ushuaia por exemplo. Claro que vc pode enveredar por caminhos mais tortuosos, escolher estradas de terra, etc... Mas NÃO É NECESSÁRIA nenhuma preparação especial do veículo para conhecer estes lugares todos.
Planejamento é outra coisa, sempre é necessário. Planos B, dias de folga para acomodar problemas, etc. Eu falo um pouco sobre estes assuntos no meu blog. Vejam no link abaixo.
CONCLUSÃO SOBRE VIAJAR
É óbvio que um 4x4 pode te ajudar em qualquer viagem.
Vejo muito gente que deixa de viajar porque acha que tem que equipar sua pick-up com pneus AT, guincho, molas especiais, etc... Ou então dizendo que não tem dinheiro para trocar o seu 4x2 por um 4x4.... o Meu conselho é VIAJE já, de carro, fusca, bicicleta, pegando carona, não fique adiando... inventando moda etc...
Vejam na internet (inclusive aqui no Fórum)... pesquisem... existem vários projetos de "futuros viajantes" super meticulosos, cheios de si e com projetos mirabolantes (motorhomes, veleiros, etc..) e que fica durante anos a fio investindo nos seus "meios de transporte perfeitos" mas aí acontece alguma coisa e ele acabam desistindo dos seus sonhos. O tempo é o principal inimigo do sonho. Invista na viagem e não no meio.