Postado originalmente por FABIO RODRIGUES
Daria preferência para aquela que já tem cubo e flutuante no eixo traseiro, mas não aquela com último motor novo (não recordo qual), por questão de disponibilidade de peças.
Na américa do sul, senão me engano vc acha peça de Toyota em todos os lugares. Vale a pena pesquisar a astec toyota e lojas de peças da Toyota em sua rota de viagem.
A questào é que o motor muito novo pode ter somente no Brasil, enquanto o outro motor famoso 608 deve achar peças em trocentos lugares, era de Mercedes.
Se não estou enganado, usar filtro de ar dos antigo, aquele banhado a óleo. OU levar uma penca de refil de filtros.....
Daria preferência também por esse motor turbinado. A turbina ajuda a compensar os efeitos da altitude, enquantos os aspirados se arrastam completamente asfixiados numa subida pelos Andes, por exemplo...
Na questão conforto, eu faria o que vi numa Toy que estava a venda em Curitiba, 2 anos atrás, na 4 WDBruck. O feixe de molas foi arrancado e em seu lugar, suspensão de engesa com amortecedores rancho. Não diminui sua robustez, dá para levar algumas buchas junto na caixa de ferramentas para não ter surpresas, e aumenta em muito, o conforto.
No final, a Toy band longa não chama muito atenção por causa de roubos (eu espero), pois é comum e faz parte da farda de aventureiro, facilitando amizades que possa necessitar.
Engesa chama atenção demais. Eu por exemplo, quando fui a Guaira, a Aduana Brasileira me parou antes de entrar no PY (ISSO MESMO, me pararam para entrar no PY), perguntaram sobre Permisso, se era veículo militar, e não sei mais que documento, nunca tinha ouvido falar. Nunca mais.
Eu vi gente que foi de engesa fazer expedições, sem maiores problemas, pessoal de Curitiba. Mas dependendo da distância/bagagem, melhor seria andar com um F3 longo. OU, comprar um F2 e usar uma carretinha. Mas a carretinha deve encher o saco na viagem. F1 é curto demais. Voto na Band Longa.
Flávio - E eu que li uma expedição de 1934 num caminhãozinho (não lembro o modelo) até o chile e voltar.... e única coisa que continuou original foi o chassis, devidamente com suas soldas de reparo, é claro.... Nem o motor ...