Olá senhores, sou novo postando aqui, mas a muito acompanho os relatos e dicas de quem gosta de viagens de longo curso em 4X4.
...bom, planejamos essa viagem pelo Norte da Argentina, Chille e sul da Bolívia em uns 30/40 dias agora em maio.
já viajamos por essa região de moto, avião, bike, carro alugado e agora chega a hora de irmos de Jipe no melhor estilo caracol com a casa nas costas eheheh!
de início a idéia era viajar com uma equipagem beeeem franciscana como fazemos em viagens de moto, isso pra não ter que usar bagajeiro algum e assim não chamar muito a atenção e não ter a encheção de saco de ficar amarrando tudo.
pois é, mas não teve jeito de carregar duas bombonas de gasolina reserva, mais as tralhas... e nos rendemos ao famingerado bagajeiro. 1 a 0 pro bagageiro afinal eheheh!
...com a idéia surgiu a vontade de passar algumas noites no carro principalmente em lugares ermos pra apreciar as estrelas e o silencio dessas pradarias ao lado de uma fogueira como tem que ser.
...bom, é simples! ...faremos uma cama!!!!!!!!!!!!! pra essa idéia de acomodar duas pessoas + as tralhas de viagem num Jipe tão pequenino como o Pajero dar certo, vai ser como tirar leite de pedra ehehe!
como já temos uma idéia de como otimizar isso, proponho fazer como os mágicos fazem, trocaremos umas mágicas e assim quem sabe incentivamos outros mágicos ops! viajantes a fazer o mesmo.
...mas é claro que os palpites são muito bem vindos e obrigado a todos!
...Essa vai ser a disposição das bombonas de gasolina, alinhadas e contidas dentro de guias e pra não sambar pelo teto devo usar umas fitas de catraca pra amarrar tudo no lugar.
Chegou a ver no manual quanto de peso que essas barras do teto aguentam? acredito que cada bombona cheia de gasolina deva pesar uns 10kgs, são 2 mais algumas tralhas e os solavancos de uma estrada esburacada, será que aguenta?
Você vai fazer essa base de compensado ou outro material? com chuva e sol ele não vai deteriorar bem rapido?, porque não pensa em fazer com uma chapa metalica tipo grade, mais umas nervuras e dobras para estruturar, acho que a fixacão nas barras do teto será bem mais firme do que com a madeira.
Olá Zykao, esse rack é pra 80 kilos, fiz um teste subindo [70kg...] numa barra e ela pouco deformou.
o peso das duas bombonas sera de + ou- 40kg , mas está bem distribuido por todos os perfis e acho que não terei problema.
...então Zykao, normalmente usaria uma chapa de aluminio, mas como tenho facilidades no uso de madeira, achei que seria interessante a experiencia até porque já fiz uma base de bagajeiro numa moto sport que usei numa viagem recente ao Ushuaia e aprovou totalmente. gosto do desafio de resolver ao máximo as questões com meus próprios meios.
olha, esse compensado/base tem 10m/m de espessura e foi totalmente selado e pintado em várias demãos e agora pode tomar chuva a vontade. isso foi necessário porque o compensado não é naval e tampouco a cola é especial.