Postado originalmente por
Rodrigo Souza
Olá Amigos, tenho uma ranger 3.0 07/08 com 78 mil kms, meu irmão é sargento do exército e trabalha com um ranger 3.0 2005, sendo que o mesmo também é mecânico formado no Senai em mecânica diesel e principalmente no motor power stroke 3.0. Essa minha ranger já deu e está dando muita dor de cabeça, apesar de ser uma excelente caminhonete, tem muita força e excelente mecânica. Mas o o motor é uma caixa de surpresas, já tive que trocar os 4 bicos pelo simples fato de não conseguir retira-los, tive que danifica-los na retirada (mesmo usando durante 15 dias fluido de freio e wd40 direto), o fato que gerou a manutenção nos bicos foi o desgaste no anel de cobre que vai na ponta do bico, gerou vazamento de compressão. Enfim troquei os bicos e a ranger ficou muito boa, mais potente e economica. So que recentente surgiu a famosa batida de tucho, geralmente é quando o motor está frio e dura até 5 minutos, isso ja tinho ocorrido antes e depois de 3 trocas de óleo (troco óleo e filtro a cada 5 mil kms) voltou novamente, e eu meu irmão analisando o caso podemos chegar a algumas conclusões prévias:
1-Nas trocas de óleo que usei os filtros International gerou a batida de tucho (pode ser eles filtrem mais que os demais)
2-Limpeza do reservatório do filtro de óleo motor (pode ser que na troca do filtro é oleo fiquem residuos no filtro e que possam ir para as partes mais sensiveis do motor)
3-Usei os filtros tecfil e fran, não gerou o ruído no motor.
4-Estamos programando uma retirada da tampa plástica do comando de valvulas e verificar se não há depósitos de crostas de óleo queimado nas valvulas.
5-Falei com o pessoal na mwm-international e não é recomendado a troca de viscosidade do óleo, sugerem mesmo a limpeza total do reservatorio do filtro.
Enfim, espero que esse seja o último problema desse motor.