x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 27

Tópico: Suspensão a ar

  • #13



    Não acho que suspensão com assistencia a ar seja ruim, e nem precisa de reservatorio, pois tenho isso na RAM.

  • #14
    Usuário Avatar de rafaelfernandez
    Entrada
    21/05/2008
    Local
    Belém/PA
    Idade
    46
    Posts
    1,940
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por douglasm Ver Post
    como eu tenho estepe e vou usar o compressor só pra entrar e sair da garagem vou comprar um de 220v com reservatório, que é no maximo 300 reais e enche o pneu em menos de 1 minuto.

    obrigado a todos que deram as dicas de não botar a suspensão a ar, porque andei com um carro que usa esse sistema e fica bem ruim mesmo, sem contar o espaço que precisa para compressor + reservatório de ar.
    Para tornar mais pratico baixar a calibragem dos pneus na hora de entrar, podes pensar numa dessas valvulas de desinflar pneus automatica. Que voce determina a pressao desejada e solta a valvula que ela seca o pneu automaticamente.

    []´s
    Rafael

  • #15
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Putz, que função hein!!!!!!!!!

    Esvaziar e encher os pneus cada vez que entrar ou sair da garagem!!!!!!!!

    Isso é serviço pra presidiário, hehhehehehe!!!!!!

    O lance da suspensão é o mais inteligente, só precisa ser feito da forma correta.

    Realmente as bolsas de borracha são inadequadas para o uso off road. Isso foi meio que discutido no tópico cujo postei o link.

    Entretanto, você pode pensar em algo semelhante ao que é utilizado nos caminhões para levantar o truck. Ou seja, pode adotar um sistema pneumático que permita encolher a suspensão. Tem que quebrar a cabeça um pouco mas é viável. Lembre´se que apenas um suspensor por eixo é suficiente.

    Como disse anteriormente, estou empenhado em concretizar meu projeto. A idéia é poder controlar não só a altura, mas principalmente a carga da suspensão.

    Abraços

  • #16
    Renato, não sei o que esta fazendo, mas tenho exatamente isso na minha RAM, se puder lhe ajudar em algo é só avisar.

  • #17
    Usuário Avatar de Christian
    Entrada
    17/03/2003
    Local
    Novo Hamburgo/
    Posts
    208
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por douglasm Ver Post
    pessoal, estou precisando baixar a traseira do meu troller para entrar na garagem
    tenho que baixar uns 5cm, pensei em uma suspensão a ar, e vi que não tem nenhum tópico aqui no fórum sobre isso.
    tem um sistema que faz isso, e que seja resistente pra trilhas?
    Usando a tecnologia de competição , da pra usar um guincho pequeno para encolher a suspensão , é um artificio usado em provas de rock crawling para a suspensão ñ abrir toda ou para baixar ela em algum obstaculo

  • #18
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Christian Ver Post
    Usando a tecnologia de competição , da pra usar um guincho pequeno para encolher a suspensão , é um artificio usado em provas de rock crawling para a suspensão ñ abrir toda ou para baixar ela em algum obstaculo
    Sim, isso já foi comentado, inclusive com o conveniente de se prestar para outras coisas, tal como rebocar o Jeep!!!!!!!


    Wallace, minha idéia é confeccionar um cilindro pneumático a exemplos dos "STRUTS" (esse é o nome se eu não estiver enganado) muito utilizados em veículos do World Truck Challenge.

    São parecidos com os Air Shox porém tem um diâmetro um pouco maior e alguns deles não têm a função amortecedor incorporada, necessitando então de um amortecedor auxiliar.

    Penso que adicionando um reservatório externo e então alterando o volume para compressão do gás, é possível ajustar a carga da suspensão deixando mais forte ou não de acordo com a necessidade. Ao contrário das bolsas de borracha, que quanto mais pressão mais dura e mais alta fica a suspensão, nesse sistema a pressão é constante até o momento em que o cilindro é totalmente extendido. Assim se é possível incrementar o volume, o gás pode ser comprimido com maior amplitude. Se o volume é reduzido, a amplitude também diminui. Imagino poder fazer isso com o auxílio de válvulas solenóides que liberam ou não a comunicação do cilindro para o reservatório. Achando um ajuste ideal, pode se ter 2 ou mais configurações de acordo com as necessidades simplesmente comandando as válvulas solenóides. Parece bem complicado, mas na prática é bem mais simples. Só está me faltando tempo e dinheiro pra botar adiante o projeto.

    O que você utiliza por acaso é um sistema auxiliar, para ajustar o Ride Hight???

    Abraços

  • #19
    Oi Renato Fraga,

    Juro que não entendi como vai alterar o volume e como vai alterar a pressão sem alterar a altura.

    As minhas bolsas não são para levantar ou abaixar a altura do veiculo.
    São bolsas para carga com a ideia de ter mais conforto com e sem carga, pois no caso da RAM a da grande maioria das picapes elas ficam boas de suspensão numa determinada faixa de carga carregada e ruim com outras faixas de carga e principalmente ruins de conforto quando vazias de carga.
    Assim eu retirei as laminas de carga do feixe e coloquei as bolsas para fazer a regulagem com a variação da carga que vou levar. Seria como a calibragem dos pneus, menos carga. menos pressão coloca.
    Assim como a pressão vai variar com a carga a altura não deve mudar e se mudar vai ser pouco.
    Tanto que existe até um kit que ajusta automaticamente a pressão da bolsa a fim de manter uma altura pré definida.
    Eu comprei dois kits.
    Um que já esta instalado que são as bolsas com uma regulagem manual tipo bico de pneu.
    Um segundo kit que comprei é justamente o de regulagem da pressão que vem com compressor, bloco de controle pneumatico e no meu casos um controle sem fio e um modulo de controle. Este ainda não parei para instalar, mas simplesmente vai permitir regular a pressão até com veiculo em movimento.

    Existem outros tipos de bolsas de ar.
    As mais conhecidas são as de lift que ai sim ajustam a altura do veiculo, as minhas são mais para carga e tenho um conhecido que colocou umas dentro das molas num engesa a fim de deixar o veiculo mais firme para uso rodoviario e também manter a flexibilidade no fora de estrada.

    Pelo que entendi voce que somente alterar a altura é isso? se for o ideal seria um sistema a óleo ou outro fluido similar que é mais incompressivel que o ar, pois com ar entendo que sempre vai ter uma mola a ar.

    Strut para mim é um amortecedor, mola ou ambos que junto com a sua função tem alguma parte estrutural. Como por exemplo nos Vitaras e TR4 onde o amortedor tem uma parte estrutural para sustentar a mola.

  • #20
    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Sim, isso já foi comentado, inclusive com o conveniente de se prestar para outras coisas, tal como rebocar o Jeep!!!!!!!
    Guincho não pode ser usado como cinta de reboque, mas pode ser usado para guinchar com o proprio guincho (com o motor deste funcionando).
    Pois de outra forma pode quebrar algo no guincho como o freio ou as engrenagens,

  • #21
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Wallace Ver Post
    Guincho não pode ser usado como cinta de reboque, mas pode ser usado para guinchar com o proprio guincho (com o motor deste funcionando).
    Pois de outra forma pode quebrar algo no guincho como o freio ou as engrenagens,
    Quando eu disse rebocar o Jeep não me rerefí usar o guincho como cinta!!!!!



    Voltando ao lance dos cilindros pneumáticos, vou tentar explicar com um pouco mais de detalhes:

    Uma bolsa de borracha, funciona igual a um pneu. Com mais pressão fica mais dura e com menor pressão mais macia. Nesse trâsnsito o carro levanta ou abaixa, porém quanto mais baixo mais macio e quanto mais alto, mais duro.

    Entretanto um cilindro, você pressuriza ele até que exista força suficiente para mover o êmbolo. À partir daí, a pressão fica constante até que o êmbolo se abra por completo. Mas lembrando, a pressão será o resultado da força pela a área. Assim, quanto maior o diâmetro do cilindro, menor a pressão necessária para suportar o mesmo peso.

    Levando a idéia para a prática, independente do diâmetro ou mesmo da pressão utilizada, o que determinará a carga do suspensor, ou o "rate", seria o volume para o ar ser comprimido. Quanto menor esse volume, mais "duro" fica.
    Assim, entenda que se houver uma câmara extra, é possível mesmo no fim do curso manter a carga suave.

    O meu projeto prevê portanto a utilização de válvulas niveladoras tal como as utilizadas em caminhões e ônibus com suspensão a ar. Assim, o ride hight será sempre o mesmo e sempre que for necessário algum ajuste, essa válvula compensa o volume do ar.
    Imagine então um cilindro principal com seu respectivo êmbolo e portanto com sua "capacidade volumétrica". Se for adicionado um reservatório externo ampliamos o volume e deixamos a suspensão mais macia. Se fecharmos a comunicação do reservatório, a suspensão volta a ficar firme. Isso pode ser comandado por uma válvula solenóide.
    Para o uso on road se for utilizado uma válvula niveladora para cada roda, consegue-se um efeito semelhante a uma suspensão ativa, onde ao fazer uma curva ou mesmo numa frenagem essas tentarão manter o veículo nivelado. Para o uso off road, seria necessário desativá-las por intermédio de outra válvula solenóide, entretanto se for utilizado apenas uma válvula por eixo não é necessário essa manobra.

    Em fim, parece tudo muito complicado, mas na prática é bem mais simples e funcional.
    Minha intensão com esse sistema não é ficar brincando de sobe e desce , mas sim encontrar um ajuste adequado para cada necessidade, coisa que ainda não consegui com molas helicoidais em minha viatura. Diante da adaptação que fiz não consegui encontrar uma mola com carga adequada. As que ficaram satisfatórias são curtas demais. As de tamanho adequado ou são duras demais ou fracas demais. Estou pra receber um par de molas da XJ para 3 pol de lift. Será minha última tentativa. Se não der certo, vou enfiar a cara nesse projeto definitivamente.


    Abraços

  • #22
    Oi Renato,

    Continuo sem entender.
    Na mensagem anterio achei que não tinha entendido o que voce queria fazer.
    Pela última mensagem estou achando que voce esta com um conceito errado.
    Uma bolsa de ar, como a minha entendo é uma mola ajustavel com a alteração da pressão posso deixar ela mais dura, mas como vou fazer isso com o aumento da carga que vou colocar na picape entendo que a altura vai ficar na mesma.
    É claro que se não colocar carga na picape e colocar mais pressão ela vai velantar um pouco, mesmo porque ainda tenho as laminas do feixe que vão ficar com menos carga sobre elas com o aumento da pressão da bolsa.
    No uso a bolsa deve ter um volume e pressão mais ou menos constante, pois ela de deforma no formato mas muda pouco de volume.

    Com cilindro voce vai ter um volume variavel com o movimento da suspensão, assim se o cilindro abrir com abertura da suspensão o volume interno dele vai aumentar e ai a pressão vai cair na razão inversa que o volume aumentar. Isso é claro se voce não injetar nele mais ar.
    Obvio que se incluir um volume maior num reservatorio auxiliar a queda da pressão é menor pois tem um volume maior.

    O uso pratico que vejo de cilindro pneumatico como o que cita é de um amortecedor de final de curso de suspensão, pois quanto mais for fechar ele mais pressão vai ter e ai mais resistencia ao fechamento.

    O que quer fazer entendo que faz muito mais facil com bolsa de ar quem para efeitos praticos um volume constante, precisando então de um pequeno compressor com relativa baixa pressão.

    Com os cilindros e sua grande variação de volume vai precisar de um mega compressor para fazer a mesma coisa de uma forma mais complicada, cara e menos eficiente.
    4X4 Brasil

  • #23
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Wallace Ver Post
    No uso a bolsa deve ter um volume e pressão mais ou menos constante, pois ela de deforma no formato mas muda pouco de volume.
    Pois é, a bolsa trabalha de forma parecida com um pneu. Altera pouco seu formato, mas dependendo da pressão interna se torna mais rígida ou não.

    Com cilindro voce vai ter um volume variavel com o movimento da suspensão, assim se o cilindro abrir com abertura da suspensão o volume interno dele vai aumentar e ai a pressão vai cair na razão inversa que o volume aumentar.
    Esse é o grande diferencial do projeto. Quando a suspensão se abre, menos carga ela precisa, sinal de que o peso foi aliviado. O grande lance é conseguir um curso grande, coisa que uma bolsa de borracha não consegue.

    Obvio que se incluir um volume maior num reservatorio auxiliar a queda da pressão é menor pois tem um volume maior.
    Mas o objetivo disso é aumentar a câmara de compressão do gás para permitir que a pressão máxima seja menor no fim do curso o que configura uma carga menor, uma mola mais macia na prática.

    O uso pratico que vejo de cilindro pneumatico como o que cita é de um amortecedor de final de curso de suspensão, pois quanto mais for fechar ele mais pressão vai ter e ai mais resistencia ao fechamento.
    Seguindo esse raciocínio você entende o meu projeto. Os BumpStops agem exatamente como você descreve, e isso porque são cilindros pneumáticos de volume reduzido. Mesmo que a pressão inicial seja baixa, ao ser fechado ela aumenta significativamente, e na teoria, o êmbolo do cilindro nunca vai chegar ao fim do curso, pois por menor que seja o volume de ar contido, esse tem que ocupar algum espaço.

    O que quer fazer entendo que faz muito mais facil com bolsa de ar quem para efeitos praticos um volume constante, precisando então de um pequeno compressor com relativa baixa pressão.
    Realmente essa é a grande vantagem do uso de bolsas de borracha. Pressão baixa, porém deformação limitada, resultando num curso pequeno. Acho impossível um curso de 40cm com bolsas de borracha, além do que existe o risco de perfuração desse componente nas cituações de off road.

    Com os cilindros e sua grande variação de volume vai precisar de um mega compressor para fazer a mesma coisa de uma forma mais complicada, cara e menos eficiente.
    Na verdade não. Dependendo do diâmetro utilizado no cilindro obtém-se pressão civilizada. Veja o caso dos air-shox. Com pouco mais de 2 pol de diâmetro precisam usar pressão de mais de 200psi. Isso obriga a utilização de nitrogênio.
    Já com algo em torno de 3,1/4 pol é possível suspender o peso do meu carro com 100psi, pressão compatível com compressores comuns ao mercado que trabalham com um pico de 150psi.

    Dê uma boa olhada no tópico que coloquei o link e lá tem uma discussão mais detalhada desse conceito.


    Abraços

  • #24
    Bem lembro de ter visto bolsas de ar com 10 polegadas de curso.
    Não sei se tem algum impedimento de colocar uma bolsa sobre a outra ou se pode usar parte como uma segunda mola normal.
    Achei o material das bolsas muito resistente acho que dificilmente estragaria no fora de estrada de toda forma não vejo impedimento de colocar uma capa protetora como um amortecedor.
    As minhas bolsas são para 100 psi.
    Só que continuo entendedo que voce vai precisar de um grande volume de ar a alta pressão entrando e saindo do seu cilindro o que pode inviabilizar.
    Com a camera auxiliar não vai poder diminuir a pressão só vai ganhar no volume para ter uma perda de pressão menor com o aumento da abertura do cilindro.
    E também vai ter um menor aumento de pressão com o fechamento do cilindro.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade