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  • #1

    Troller 0km. Escolha correta?




    Pessoal, é o seguinte. Estou querendo comprar meu primeiro jipe para trilhas. Estou abrindo esse tópico não por preguiça de pesquisar, mas após muita pesquisa, ler muito aqui no fórum, ficam algumas dúvidas. Na verdade acho q de tanto ler e pesquisar, as dúvidas só aumentam.

    Estou procurando uma viatura que me atenda em a princípio em trilhas. Mas quero tb em veículo confiável para fazer uma expedição para o Atacama caso eu resolva por exemplo. Passeios tb pretendo fazer bastante com ele, viagens mais curtas.

    Estava focado em 4 opções: Band, troller, defender e samurai. A defender está praticamente eliminada pq acho q atende mais o lado da expedição, e o samurai tb está d lado pq atende só o da trilha.

    Portanto, de 1 semana para ca minha cabeça gira com uma pergunta que não consigo por nada responder: TROLLER OU BANDEIRANTE????

    Pra falar a verdade até sabado passado eu estava bem mais inclinado a comprar uma band, praticamente decidido. Abri um tópico semelhante a esse na área de toyota perguntando de band e as pessoas por la foram muito receptivas, tiram minhas dúvidas, d certa forma imparcialmente até.

    Mas nesse sabado q passou fui até Atibaia com um pessoal, no Puma, e tinha 2 trollers por lá. Vi eles fazerem coisas q mais nenhum outro fez. Tinha samurai, tracker, cherokee, L200, Niva. Não tinha band. Mas um troller passou por um alagamento com mais de 50 cm d lama por baixo, q um willys e a cherokee haviam ficado, q qd ele passou, eu pensei: "Se for pra brincar disso, eu quero assim."

    Aqui tem o vídeo do q estou falando:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...=49384&page=28

    Fico pensando que se comprar a Band eu posso me arrepender, enquanto se eu optar pelo troller acho q isso não acontece. Tenho medo de escolher a band por ser a opção mais barata, passar um tempo, me arrepender, e depois passar um sufoco para conseguir vender, pq sei q ela tem um mercado muito restrito. E ficar pensando q poderia ter comprado o troller.

    O fato é que agora estou bem mais inclinado a comprar um troller. Ontem fui ver na trilha 23, e adorei um 09/10, preto fosco q eles tem la. Serei simples e direto: É uma boa?

    Pergunto assim pq como fiquei um tempo mais decidido a comprar a band, confesso q não pesquisei muito sobre o troller. Li alguns topicos sobre os problemas dos motores 2006, os primeiros 3.0. E li algumas coisas sobre problemas nos 0km. Vi q exisrem opiniões divergentes qt a comprar ou não um 0km. Eu particularmente prefiro comprar um 0km qd possível. Vc tem um carro q TEORICAMENTE teve problemas apresentados por anteriores resolvidos, e ainda tem a garantia.

    Depois, além da opinião de vcs, q tem troller, e irá contar muito, quero tirar algumas dúvidas qt a modificações. Como estou comecando agora, não entendo nada, então vamos lá.

    1.Quero colocar pneus 35", imagino q tem q levantar o bicho para isso. Esse levantamento é reversível? Muda muito na dirigibilidade do carro?

    2. Um dos trollers q eu vi la no Puma tinha bloqueio de diferencial traseiro e dianteiro, com acionamento interno. Tinha um painel superior, onde tinha o PX tb se não me engano. Esse tipo de bloqueio é algo muito caro e muito complicado de se fazer? Não q eu pense em fzr isso agora, mas fiquei curioso qt a isso.

    3. Manutenção dele, da muita? É caro? E a facilidade de peças?

    4. Seguro, é caro?

    Bom, por enquanto fico por aqui. Espero q possam me ajudar a decidir de vez.

    Abraços,

    Thiago.

  • #2
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    12/01/2010
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    troller

    O Troller é um monstor eu tenho um 2.8 numtroco por nada so pelo 3.0
    Respostas:
    1 Da pra colocar os 35 fasil é so colocar um calço na mola e mudar a o apoio do amortecedor(erguer) e talves colocar o para choque pra frente
    2 Os bloqueios são caros a bessa de2500 a3500 nessa base
    3quase não tem manutenção mas se quebrar alguma coisa não é nada de outro planeta e é fasil encontrar pessas
    4 é caro pra kgefcgvhdcbgsf
    resposta direta!!! É UMA OTIMA!!!!

  • #3
    Desativado
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    Citação Postado originalmente por thirod Ver Post
    Pessoal, é o seguinte. Estou querendo comprar meu primeiro jipe para trilhas. Estou abrindo esse tópico não por preguiça de pesquisar, mas após muita pesquisa, ler muito aqui no fórum, ficam algumas dúvidas. Na verdade acho q de tanto ler e pesquisar, as dúvidas só aumentam.

    Estou procurando uma viatura que me atenda em a princípio em trilhas. Mas quero tb em veículo confiável para fazer uma expedição para o Atacama caso eu resolva por exemplo. Passeios tb pretendo fazer bastante com ele, viagens mais curtas.

    Estava focado em 4 opções: Band, troller, defender e samurai. A defender está praticamente eliminada pq acho q atende mais o lado da expedição, e o samurai tb está d lado pq atende só o da trilha.

    Portanto, de 1 semana para ca minha cabeça gira com uma pergunta que não consigo por nada responder: TROLLER OU BANDEIRANTE????

    Pra falar a verdade até sabado passado eu estava bem mais inclinado a comprar uma band, praticamente decidido. Abri um tópico semelhante a esse na área de toyota perguntando de band e as pessoas por la foram muito receptivas, tiram minhas dúvidas, d certa forma imparcialmente até.

    Mas nesse sabado q passou fui até Atibaia com um pessoal, no Puma, e tinha 2 trollers por lá. Vi eles fazerem coisas q mais nenhum outro fez. Tinha samurai, tracker, cherokee, L200, Niva. Não tinha band. Mas um troller passou por um alagamento com mais de 50 cm d lama por baixo, q um willys e a cherokee haviam ficado, q qd ele passou, eu pensei: "Se for pra brincar disso, eu quero assim."

    Aqui tem o vídeo do q estou falando:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...=49384&page=28

    Fico pensando que se comprar a Band eu posso me arrepender, enquanto se eu optar pelo troller acho q isso não acontece. Tenho medo de escolher a band por ser a opção mais barata, passar um tempo, me arrepender, e depois passar um sufoco para conseguir vender, pq sei q ela tem um mercado muito restrito. E ficar pensando q poderia ter comprado o troller.

    O fato é que agora estou bem mais inclinado a comprar um troller. Ontem fui ver na trilha 23, e adorei um 09/10, preto fosco q eles tem la. Serei simples e direto: É uma boa?

    Pergunto assim pq como fiquei um tempo mais decidido a comprar a band, confesso q não pesquisei muito sobre o troller. Li alguns topicos sobre os problemas dos motores 2006, os primeiros 3.0. E li algumas coisas sobre problemas nos 0km. Vi q exisrem opiniões divergentes qt a comprar ou não um 0km. Eu particularmente prefiro comprar um 0km qd possível. Vc tem um carro q TEORICAMENTE teve problemas apresentados por anteriores resolvidos, e ainda tem a garantia.

    Depois, além da opinião de vcs, q tem troller, e irá contar muito, quero tirar algumas dúvidas qt a modificações. Como estou comecando agora, não entendo nada, então vamos lá.

    1.Quero colocar pneus 35", imagino q tem q levantar o bicho para isso. Esse levantamento é reversível? Muda muito na dirigibilidade do carro?

    2. Um dos trollers q eu vi la no Puma tinha bloqueio de diferencial traseiro e dianteiro, com acionamento interno. Tinha um painel superior, onde tinha o PX tb se não me engano. Esse tipo de bloqueio é algo muito caro e muito complicado de se fazer? Não q eu pense em fzr isso agora, mas fiquei curioso qt a isso.

    3. Manutenção dele, da muita? É caro? E a facilidade de peças?

    4. Seguro, é caro?

    Bom, por enquanto fico por aqui. Espero q possam me ajudar a decidir de vez.

    Abraços,

    Thiago.
    Boa tarde Trirod. Escrevestes exatamente aquilo que eu tinha vontade de perguntar, mas por preguiça e comodismo, fiquei quieto. Vamos aguardar e acompanhar a resposta dos colegas. Abs e parabéns pela elaboração das perguntas.
    Válter

    P.S. Não desmerecendo este forum, pois o nosso objetivo é somar conhecimentos, te aconselho também a entrar no CLUBE TROLLER YAHOO, pois lá, o pessoal só fala nisso. Faça a sua inscrição e coloque lá também as suas dúvidas.

    site do Clube do Troller http://br.groups.yahoo.com/group/trollerclube/

    posso tomar a liberdade de colocar as suas perguntas no clube do troller?
    4X4 Brasil

  • #4
    Citação Postado originalmente por thirod Ver Post
    Pessoal, é o seguinte. Estou querendo comprar meu primeiro jipe para trilhas. Estou abrindo esse tópico não por preguiça de pesquisar, mas após muita pesquisa, ler muito aqui no fórum, ficam algumas dúvidas. Na verdade acho q de tanto ler e pesquisar, as dúvidas só aumentam.
    concordo plenamente

    Estou procurando uma viatura que me atenda em a princípio em trilhas. Mas quero tb em veículo confiável para fazer uma expedição para o Atacama caso eu resolva por exemplo. Passeios tb pretendo fazer bastante com ele, viagens mais curtas.
    x2

    Estava focado em 4 opções: Band, troller, defender e samurai. A defender está praticamente eliminada pq acho q atende mais o lado da expedição, e o samurai tb está d lado pq atende só o da trilha.

    quando começei a pesquisar aqui pelo forum, estava exatamente com a mesma duvida que vc tem amigo, e exatamente a mesma idéia, li muito sobre as opções de viaturas acima, fiz muitas perguntas a varios donos de diferentes viaturas, focado na pergunta acima, todos forão receptivos e me responderão com maior atenção e sempre tentando ajudar o maximo possivel, minha duvida era: willys, samurai, band, troller. Descartei o willys, pois eu precisaria de uma carro tbm para o dia a dia, e Band por ser muito pesada, e o motor q geralente é o do MB 608, barulhento e trepida muito.

    Portanto, de 1 semana para ca minha cabeça gira com uma pergunta que não consigo por nada responder: TROLLER OU BANDEIRANTE????
    eu ja estou decidido: TROLLER

    Pra falar a verdade até sabado passado eu estava bem mais inclinado a comprar uma band, praticamente decidido. Abri um tópico semelhante a esse na área de toyota perguntando de band e as pessoas por la foram muito receptivas, tiram minhas dúvidas, d certa forma imparcialmente até.

    Mas nesse sabado q passou fui até Atibaia com um pessoal, no Puma, e tinha 2 trollers por lá. Vi eles fazerem coisas q mais nenhum outro fez. Tinha samurai, tracker, cherokee, L200, Niva. Não tinha band. Mas um troller passou por um alagamento com mais de 50 cm d lama por baixo, q um willys e a cherokee haviam ficado, q qd ele passou, eu pensei: "Se for pra brincar disso, eu quero assim."
    hehe eu tbm prefiro assim
    no youtube tem varios videos de troller em ação, é animal

    Aqui tem o vídeo do q estou falando:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...=49384&page=28

    Fico pensando que se comprar a Band eu posso me arrepender, enquanto se eu optar pelo troller acho q isso não acontece. Tenho medo de escolher a band por ser a opção mais barata, passar um tempo, me arrepender, e depois passar um sufoco para conseguir vender, pq sei q ela tem um mercado muito restrito. E ficar pensando q poderia ter comprado o troller.
    realmente a Band seria um pouco + dificil p/ venda,

    O fato é que agora estou bem mais inclinado a comprar um troller. Ontem fui ver na trilha 23, e adorei um 09/10, preto fosco q eles tem la. Serei simples e direto: É uma boa?
    minha opinião: se eu tivesse $$$ com certeza eu compraria um zero km, pois nao exsite chance de estar judiado, e ainda tem garantia total, mas nao tenho condiçoes de pagar 91k + IPVA + revisões, sem chançe,

    Pergunto assim pq como fiquei um tempo mais decidido a comprar a band, confesso q não pesquisei muito sobre o troller. Li alguns topicos sobre os problemas dos motores 2006, os primeiros 3.0. E li algumas coisas sobre problemas nos 0km. Vi q exisrem opiniões divergentes qt a comprar ou não um 0km. Eu particularmente prefiro comprar um 0km qd possível. Vc tem um carro q TEORICAMENTE teve problemas apresentados por anteriores resolvidos, e ainda tem a garantia.

    como falei pesquisei muito e li muito,
    eu não tenho nenhum jipe no momento,
    muitos aki no forum falão mal dos 3.0,como tbm muitos falão muito bem, os maiores problemas forão nos 06/06, mas nem sei dizer o problema exatamente, pois existe muitos boatos e poucos fatos.

    eu como muito rexetão, nao perdi tempo, fui falar com varios donos de trollers 3.0, inclusive os modelos novos já, todos falarão bem do carro,
    uns 4 caras ja tavão no 3º troller, inclusive era do modelo novo.
    Qdo eu perguntava pros caras sobre o motor e tals, e q todo mundo fala mal q nao pode entrar em água por ser eletronico e tals, sabe o q os caras respondiam: "Falão mal dos 3.0 por que nao tem dinheiro pra comprar um" isso foi uns 3 q falarão, uhauhauhauhauha


    Depois, além da opinião de vcs, q tem troller, e irá contar muito, quero tirar algumas dúvidas qt a modificações. Como estou comecando agora, não entendo nada, então vamos lá.

    1.Quero colocar pneus 35", imagino q tem q levantar o bicho para isso. Esse levantamento é reversível? Muda muito na dirigibilidade do carro?

    2. Um dos trollers q eu vi la no Puma tinha bloqueio de diferencial traseiro e dianteiro, com acionamento interno. Tinha um painel superior, onde tinha o PX tb se não me engano. Esse tipo de bloqueio é algo muito caro e muito complicado de se fazer? Não q eu pense em fzr isso agora, mas fiquei curioso qt a isso.

    3. Manutenção dele, da muita? É caro? E a facilidade de peças?

    4. Seguro, é caro?

    Bom, por enquanto fico por aqui. Espero q possam me ajudar a decidir de vez.

    Abraços,

    Thiago.
    minha CONCLUSÃO: após muito pesquisar, decidi comprar um troller, optei por uma até 2005, por que é o $$$ q tenho no momento, se eu tivesse condições pegaria um 2008 ou até mesmo 0km, hoje mesmo (09/02) fui numa loja aki na minha cidade, pois apareçeu um 2.8 04/04, e se der certo amanhã fecho negocio, estou + q decicido.

  • #5
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    Bom o Troller tem uma grande vantagem é feito aqui!, o do Rogério tem ARB dianteriro e traseiro por isso doios botões no teto rs! mais Px e Py , a Band tem uma boa concepção ,mas hj acho ultrapassada ( Minha Opnião ! ) ,qto a carros que nunca fizeram trilha desconfie pois , é so ver no Youtube que sempre um destes esta por lá rs! , todo carro tem sua limitação , tenho umm humilde samurai vai bem na trilha pacas , mas em deslocamentos e fod@! no max 80-90km/h e pé no fundo !
    Abraços e no sonho proximo de abraçar tbem um Troller !
    Tracker 2008 - Pulguenta

  • #6
    Citação Postado originalmente por Ricardo Passoni Ver Post
    Bom o Troller tem uma grande vantagem é feito aqui!, o do Rogério tem ARB dianteriro e traseiro por isso doios botões no teto rs! mais Px e Py , a Band tem uma boa concepção ,mas hj acho ultrapassada ( Minha Opnião ! ) ,qto a carros que nunca fizeram trilha desconfie pois , é so ver no Youtube que sempre um destes esta por lá rs! , todo carro tem sua limitação , tenho umm humilde samurai vai bem na trilha pacas , mas em deslocamentos e fod@! no max 80-90km/h e pé no fundo !
    Abraços e no sonho proximo de abraçar tbem um Troller !
    Graaande Ricardo, vc por aqui......o lance dos botões eu entendi. Mas estava conversando com seu pai sobre isso, e oq eu tinha entendido era q o lance de "ligar e desligar" o bloqueio de dentro do carro era um diferencial no dele. Pelo oq eu tinha entendido, como não entendo direito isso do bloqueio de diferencial, o normal era q se "ativava ou desativava" isso, normalmente, em um processo semelhante a roda livre do troller, ou seja, na mão, de fora do carro, e o dele tinha isso de dentro do carro.

    Acho muito chato essa parte de entrar em uma coisa q não conheco, e ficar falando besteira e fazendo perguntas estúpidas.

  • #7
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    Thiago

    Não se impressione tanto com o desempenho de viaturas em lugares semelhantes. Detalhes podem mudar completamente uma viatura, inclusive o principal equipamento, aquele que fica entre o banco e o volante.

    Eu acabo de comprar um Troller 2005 2.8. Entrei nele, trouxe-o para o Rio e 3 dias depois fui para o Nordeste, Lençois Maranhenses, Serras da Capivara e das Confusões, Jalapão e Chapada dos Veadeiros = 8,2 mil km, sendo 3 mil por terra e 4 mil por estradas esburacadas. Eu, minha mulher e nossa cadela. Praticamente só faço viagens solo.

    Tá certo, chequei um monte de coisas antes (tenho uma Cherokee, um Engesa, um dia terei de volta minha Camper, e uma M715 para reformar). Com qualquer um deles eu faria a viagem. Portanto, é muito relativo dizer que uma faz e a outra não.

    Com a Cherokee fui para o Atacama, também sozinho, pois a mulher foi de avião (eu tinha mais férias). Com a Camper viajei grande parte do Brasil. Sempre fui e voltei dirigindo

    Em síntese, qualquer viatura bem preparada e com boa manutenção aguenta o que você pretende fazer na maior parte do tempo.

    Trilhas. Bem , aí o caso é mais sério. Nas viagens acima, fiz trilhas leves e médias, e alguns trechos pesados. Porém, existem aqueles que querem fazer coisas superpesadas, ou pior, mostrarem que seus carros passam por qualquer lugar. O importante é você conhecer todas as técnicas básicas para se virar numa viagem, pois trilhas você sempre deverá fazer com pessoas que entendam um pouco, mas que tenham muita solidariedade.

    Quanto a suas perguntas numeradas.

    1) meu troller tem pneus 31, é totalmente careta. minha cherokee tem pneus originais, careta. meu engesa tem pneus 35, eixos dana 44, no mais, careta. minha camper, bem, ela terá motor 14B, caixa 240V, t-case NP205, eixos de Band, pneus 35, bloqueio de diferenciais, freio a ar e que tais (já teve isso tudo, só preciso concluir os ajustes finais).
    [note que eu sou um fã do melhor que existe na Band, o motor 14B e os eixos]

    Ou seja, para que você quer 35? Na maior parte dos casos, um 33 resolverá teus problemas (terás de trocar os aros), e o 35 exigirá calços de carroceria, cuidado no dirigir ou semi-eixos especiais. Para trilhas pesadas, você descobrirá rapidamente que pneus 37 são melhores, que o céu é o limite.
    Reversível, só a morte não é. A morte e um PT = perda total da viatura.
    Quanto a dirigibilidade, nunca tive problemas.

    2) bloqueio traseiro é para todos, dianteiro só para quem sabe usar Se é caro, bem para quem vai comprar um Troller 0Km não é caro

    3) Manutenção, de forma geral, não pede muita manutenção, exceto se você destruí-lo todo final de semana fazendo trilhas

    4) seguro, não tenho a menor idéia, não faço seguro de carro nenhum, pois todas as seguradoras roubam, cobram caro, fazem trambiques. Veja bem, quase 30 anos dirigindo, sempre sem seguro, estou no lucro 8)

    Eu não compro carros 0km, pois não quero ser piloto de testes gratuito de fábricas.

    Espero ter ajudado

    Eriksom

  • #8
    Citação Postado originalmente por Murisoca Ver Post
    O Troller é um monstor eu tenho um 2.8 numtroco por nada so pelo 3.0
    Respostas:
    1 Da pra colocar os 35 fasil é so colocar um calço na mola e mudar a o apoio do amortecedor(erguer) e talves colocar o para choque pra frente
    2 Os bloqueios são caros a bessa de2500 a3500 nessa base
    3quase não tem manutenção mas se quebrar alguma coisa não é nada de outro planeta e é fasil encontrar pessas
    4 é caro pra kgefcgvhdcbgsf
    resposta direta!!! É UMA OTIMA!!!!
    Valeu Murisoca. Vou pesquisar esse tipo d coisa mais a fundo qd comprar a viatura.

  • #9
    Citação Postado originalmente por vbeltram Ver Post
    Boa tarde Trirod. Escrevestes exatamente aquilo que eu tinha vontade de perguntar, mas por preguiça e comodismo, fiquei quieto. Vamos aguardar e acompanhar a resposta dos colegas. Abs e parabéns pela elaboração das perguntas.
    Válter

    P.S. Não desmerecendo este forum, pois o nosso objetivo é somar conhecimentos, te aconselho também a entrar no CLUBE TROLLER YAHOO, pois lá, o pessoal só fala nisso. Faça a sua inscrição e coloque lá também as suas dúvidas.

    site do Clube do Troller http://br.groups.yahoo.com/group/trollerclube/

    posso tomar a liberdade de colocar as suas perguntas no clube do troller?
    Eu tb fiquei um tempo para montar esse tópico. Mas agora foi. Vou ver qual é a desse grupo. Valeu.

  • #10
    Se vai usar 35, procura um tópico aqui no fórum chamado Troller com 35. Lá tem toda a receita do que fiz no meu ex-troller para usar os pneus 35. E eu usava meu Troller no dia a dia, em viagens de FDS e em trilhas dos mais diversos tipos.
    Alexandre K
    T4 "ORIGINAL" com pneu 37 - Clique e conheça!!!
    Quer ver um brinquedo diferente? Clique aqui ou vá em Www.youtube.com/AKPGOMES


  • #11
    Boa iniciativa!

    Pelo conteúdo do seu tópico percebe-se que não fez como a maioria, que posta por pura preguiça de pesquisar. Parabéns e seja bem vindo!

    Só um comentário.

    Não fique deslumbrado pelo desempenho do Troller em um único obstáculo. Coloque-o em um campo de pedras e erosões. Ficará claro a limitação do curso de sua suspensão traseira.

    Off road é assim.

    Um dia todos ficam e você passa. Você resgata todo mundo e depois passa uma semana tirando graça!!!

    Na próxima trilha todos passam. Você fica. É resgatado e terá uma loooonga semana pela frente.

    Procure avaliar o conjunto da viatura. É muito complicado comparar um carro com bloqueios nos diferenciais (diant + tras) com outro de diferenciais abertos.

    O bloqueio não é igual a uma roda livre. Pesquise no fórum sua função e entenderá. Muda 200% o comportamento do 4x4.

    Sabendo usar faz uma diferença danada. Se não souber usar, capota, sem volta.

    Minha breve análise...

    Pontos positivos Band:

    - simplicadade mecânica (engate mecânico do 4x4)
    - menor elétrica / eletrônica embarcada
    - aceita guincho mecânico (Troller não aceita)
    - eixos originais aguentam pneus 38 (35 é o limite dos Dana do Troller)

    Pontos positivos Troller:

    - mais confortável no dia a dia (suspensão mais macia, interior mais sofisticado, menor nível de rúído interno)
    - menor altura final com mesmo tamanho de pneu
    - fibra 100%
    - pode ser comprado zero km (as últimas Bands são 2000)

    Considerando o uso diário em cidade grande, eu optaria pela versatilidade do Troller.

    Considerando o uso diário em cidade do interior, eu optaria pela brutalidade da Bandeirante.

    Se tivesse garagem e $$ a vontade, compraria um de cada!!!

    Na minha realidade, encaixa-se uma Camper 14B turbinada com eixos de Troller que estou montando. Até o final do ano sai!!!

    Sorte na decisão.

    Abraço,
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #12
    Citação Postado originalmente por thirod Ver Post
    1.Quero colocar pneus 35", imagino q tem q levantar o bicho para isso. Esse levantamento é reversível? Muda muito na dirigibilidade do carro?
    Sim é possível. Vide a indicação do Alexandre.

    Altera dirigibilidade do carro. MUITO.

    Inclusive é recomendável trocar a relação do diferencial por uma mais curta.

    Os freio também sofrem um bocado.

    Citação Postado originalmente por thirod Ver Post
    2. Um dos trollers q eu vi la no Puma tinha bloqueio de diferencial traseiro e dianteiro, com acionamento interno. Tinha um painel superior, onde tinha o PX tb se não me engano. Esse tipo de bloqueio é algo muito caro e muito complicado de se fazer? Não q eu pense em fzr isso agora, mas fiquei curioso qt a isso.
    A instalação do bloqueio exige desmontar o diferencial. Na dianteira é ainda mais complicado, pois precisa desmontar o cubo todo.

    Não é um bicho de sete cabeças, mas é necessário um mecânico muito criterioso para fazer uma instalação bem feita do ARB. Depois ainda tem a questão do compressor e chicote elétrico.

    Existem opções mais baratas e com instalação mais fácil.

    Todavia um dos únicos que não altera a dirigibilidade quando desligado é o ARB.

    Citação Postado originalmente por thirod Ver Post
    3. Manutenção dele, da muita? É caro? E a facilidade de peças?
    Depende. Não dá para responder sua pergunta sem saber a frequência e o tipo de off road que você pretende curtir. Não existe almoço de graça.

    Jipe vai para trilha, vem manutenção em seguida. Jipe vai viajar, tem manutenção na ida e na volta.

    É mais fácil encontrar peças para Troller que para a Defender. Os preços são próximos, desde que você importe as peças da Land Rover por conta própria. Peças para Bandeirante são cada vez mais difíceis de encontrar.

    Citação Postado originalmente por thirod Ver Post
    4. Seguro, é caro?
    Sim é caro. Principalmente em SP. O da Defender também é.

    A Bandeirante dificilmente uma seguradora aceitará.

    Abraço,

    PS: não comentei nada sobre o Samurai, porque IMHO, ele não se encaixa nesse comparativo. É gasolina, pequeno, não cabem pneus 35... enfim...
    Ricardo A. I. Loureiro

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