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  • #13



    Citação Postado originalmente por Eriksom Teixeira Lima Ver Post
    Thiago

    Não se impressione tanto com o desempenho de viaturas em lugares semelhantes. Detalhes podem mudar completamente uma viatura, inclusive o principal equipamento, aquele que fica entre o banco e o volante.

    Eu acabo de comprar um Troller 2005 2.8. Entrei nele, trouxe-o para o Rio e 3 dias depois fui para o Nordeste, Lençois Maranhenses, Serras da Capivara e das Confusões, Jalapão e Chapada dos Veadeiros = 8,2 mil km, sendo 3 mil por terra e 4 mil por estradas esburacadas. Eu, minha mulher e nossa cadela. Praticamente só faço viagens solo.

    Tá certo, chequei um monte de coisas antes (tenho uma Cherokee, um Engesa, um dia terei de volta minha Camper, e uma M715 para reformar). Com qualquer um deles eu faria a viagem. Portanto, é muito relativo dizer que uma faz e a outra não.

    Com a Cherokee fui para o Atacama, também sozinho, pois a mulher foi de avião (eu tinha mais férias). Com a Camper viajei grande parte do Brasil. Sempre fui e voltei dirigindo

    Em síntese, qualquer viatura bem preparada e com boa manutenção aguenta o que você pretende fazer na maior parte do tempo.

    Trilhas. Bem , aí o caso é mais sério. Nas viagens acima, fiz trilhas leves e médias, e alguns trechos pesados. Porém, existem aqueles que querem fazer coisas superpesadas, ou pior, mostrarem que seus carros passam por qualquer lugar. O importante é você conhecer todas as técnicas básicas para se virar numa viagem, pois trilhas você sempre deverá fazer com pessoas que entendam um pouco, mas que tenham muita solidariedade.

    Quanto a suas perguntas numeradas.

    1) meu troller tem pneus 31, é totalmente careta. minha cherokee tem pneus originais, careta. meu engesa tem pneus 35, eixos dana 44, no mais, careta. minha camper, bem, ela terá motor 14B, caixa 240V, t-case NP205, eixos de Band, pneus 35, bloqueio de diferenciais, freio a ar e que tais (já teve isso tudo, só preciso concluir os ajustes finais).
    [note que eu sou um fã do melhor que existe na Band, o motor 14B e os eixos]

    Ou seja, para que você quer 35? Na maior parte dos casos, um 33 resolverá teus problemas (terás de trocar os aros), e o 35 exigirá calços de carroceria, cuidado no dirigir ou semi-eixos especiais. Para trilhas pesadas, você descobrirá rapidamente que pneus 37 são melhores, que o céu é o limite.
    Reversível, só a morte não é. A morte e um PT = perda total da viatura.
    Quanto a dirigibilidade, nunca tive problemas.

    2) bloqueio traseiro é para todos, dianteiro só para quem sabe usar Se é caro, bem para quem vai comprar um Troller 0Km não é caro

    3) Manutenção, de forma geral, não pede muita manutenção, exceto se você destruí-lo todo final de semana fazendo trilhas

    4) seguro, não tenho a menor idéia, não faço seguro de carro nenhum, pois todas as seguradoras roubam, cobram caro, fazem trambiques. Veja bem, quase 30 anos dirigindo, sempre sem seguro, estou no lucro 8)

    Eu não compro carros 0km, pois não quero ser piloto de testes gratuito de fábricas.

    Espero ter ajudado

    Eriksom
    Essa pecinha entre o banco e o volante é o burrinho não é?? hehe, pelo menos no início vai ser. Mas sabendo das minhas limitações vou pegar leve até ir pegando a mão da coisa.

    Falo da 35" por situações de atoleiros pesadas. Mas se não me engano, o vendedor da troller me disse q 33" eu coloco nessa mesma roda (??). Ou será q só falou q coloco sem mexer no carro? Pq se colocar na mesma roda, perfeito. Vou trocar os pneus originais por 33" e ver se vejo necessidade de 35". Agora se for para trocar a roda para ter pneu 33", ai ja não sei. Depois invisto nos 33 e sinto falta de 33. Ai la se foram mais d 4k pra querer os 35. Sei la. Essa será outra decisão difícil pelo jeito.

    Isso do bloqueiro do diferencial tem me assustado um pouco agora q tenho lido mais a respeito. Dificil d usar, perigoso.....como assim?? Imaginava uma coisa tipo uma reduzida, liga/desliga, usa/não usa. Agora se coloca o bloqueio na dianteira, mesmo com ele desligado interfere no carro?

    Valeu pelas respostas Eriksom

  • #14
    Citação Postado originalmente por AKPG Ver Post
    Se vai usar 35, procura um tópico aqui no fórum chamado Troller com 35. Lá tem toda a receita do que fiz no meu ex-troller para usar os pneus 35. E eu usava meu Troller no dia a dia, em viagens de FDS e em trilhas dos mais diversos tipos.
    Vou procurar com certeza.

    Valeu.

  • #15
    Citação Postado originalmente por Loras Ver Post
    Boa iniciativa!

    Pelo conteúdo do seu tópico percebe-se que não fez como a maioria, que posta por pura preguiça de pesquisar. Parabéns e seja bem vindo!

    Só um comentário.

    Não fique deslumbrado pelo desempenho do Troller em um único obstáculo. Coloque-o em um campo de pedras e erosões. Ficará claro a limitação do curso de sua suspensão traseira.

    Off road é assim.

    Um dia todos ficam e você passa. Você resgata todo mundo e depois passa uma semana tirando graça!!!

    Na próxima trilha todos passam. Você fica. É resgatado e terá uma loooonga semana pela frente.

    Procure avaliar o conjunto da viatura. É muito complicado comparar um carro com bloqueios nos diferenciais (diant + tras) com outro de diferenciais abertos.

    O bloqueio não é igual a uma roda livre. Pesquise no fórum sua função e entenderá. Muda 200% o comportamento do 4x4.

    Sabendo usar faz uma diferença danada. Se não souber usar, capota, sem volta.

    Minha breve análise...

    Pontos positivos Band:

    - simplicadade mecânica (engate mecânico do 4x4)
    - menor elétrica / eletrônica embarcada
    - aceita guincho mecânico (Troller não aceita)
    - eixos originais aguentam pneus 38 (35 é o limite dos Dana do Troller)

    Pontos positivos Troller:

    - mais confortável no dia a dia (suspensão mais macia, interior mais sofisticado, menor nível de rúído interno)
    - menor altura final com mesmo tamanho de pneu
    - fibra 100%
    - pode ser comprado zero km (as últimas Bands são 2000)

    Considerando o uso diário em cidade grande, eu optaria pela versatilidade do Troller.

    Considerando o uso diário em cidade do interior, eu optaria pela brutalidade da Bandeirante.

    Se tivesse garagem e $$ a vontade, compraria um de cada!!!

    Na minha realidade, encaixa-se uma Camper 14B turbinada com eixos de Troller que estou montando. Até o final do ano sai!!!

    Sorte na decisão.

    Abraço,
    Loras, antes d qq coisa, saiba q uma das coisas mais úteis q vi por aqui é seu tópico "4x4 para iniciantes...qual comprar?". Ele está nos meus favoritos e é minha porta de entrada para o fórum. Foi por sua indicação que fui procurar me enturmar com um pessoal, fui em enventos de jipeiros. Como tenho um carro que aguenta algumas coisas bem leves, uma freelander, da pra acompanhar em alguns lugares. E esse contato tem me ajudado bastante.

    Engraçado vc falar isso justamente de erosões, pq é exatamente oq mais odeio, abomino. Na verdade oq mais tenho medo. Fiz bastante trilha de quadri já, e tomei uns tombos em erosões. Vejo vídeos de pessoas passando, e um cara falando de fora do carro: Joga so um pouco pra ca, pra la agora. Ah, detesto. Tenho medo d q escorregue. Acho q qd for pra uma trilha vou perguntar: Mas tem muita erosão? Se tiver não vou! rs

    Como eu disse umas mensagens acima, fiquei encucado com isso do diferencial. De ser perigoso. Imaginava uma coisa tipo uma reduzida, liga/desliga, usa/não usa. Agora se coloca o bloqueio na dianteira, mesmo com ele desligado interfere no carro?

  • #16
    Citação Postado originalmente por Loras Ver Post
    Sim é possível. Vide a indicação do Alexandre.

    Altera dirigibilidade do carro. MUITO.

    Inclusive é recomendável trocar a relação do diferencial por uma mais curta.

    Os freio também sofrem um bocado.
    Trocar a relação do diferencial!?!?
    É uma merda, como já falei. Odeio "chegar em um lugar" onde entendo bulhufas do assunto!!!!



    Citação Postado originalmente por Loras Ver Post
    A instalação do bloqueio exige desmontar o diferencial. Na dianteira é ainda mais complicado, pois precisa desmontar o cubo todo.

    Não é um bicho de sete cabeças, mas é necessário um mecânico muito criterioso para fazer uma instalação bem feita do ARB. Depois ainda tem a questão do compressor e chicote elétrico.

    Existem opções mais baratas e com instalação mais fácil.

    Todavia um dos únicos que não altera a dirigibilidade quando desligado é o ARB.
    Continuando com as perguntas "sou novo no assunto", eu entrei no site da ARB. Ok, é a marca dos bloqueadores ne? Já perguntei isso mas ainda não consegui entender. Todos os bloqueadores vc ativa e desativa, ou liga e desliga, não como se fala, de dentro do carro?

    Pelo oq vi no site da ARB, custa na faixa de 1.000 USD. Ta, isso eh o preço do q? De um traseiro por exemplo? Então traseiro e dianteiro seria 2000? Arredondando e la fora, claro. Isso encontra aqui? Por quanto?

    Eu havia perguntado qt a como ficava o carro com o bloqueio desligado, agora q vi q vc fala o ARB é um dos únicos q nao altera qd desligado. Já tinha lido mas não me atentado nisso.

    Mas sinceramente eu não acredito q d cara colocaria na dianteira. Pelo oq vcs falando e pelo preço.


    Mais uma vez, muito obrigado. Estão me ajudando bastante. Como já falei no tópico de bandeirante, com certeza esse é o fórum mais útil o qual já participei na net.


  • #17
    Bom, eu li agora uma matéria que não havia lido sobre o bloqueio do diferencial. Na verdade, o problema é que eu tinha uma imagem equivocada do q era o diferencial.

    Ok, entendi o pq de ser perigoso, o pq do dianteiro não ser para qq um. ufa...

  • #18
    a faixa é de $1000 cada bloqueio, como são dois...+ o compressor

    Aqui no Brasil é salgado, chega a 10 mil reais, veja o link com o preço do blocante dianteiro apenas:
    http://www.lojamestre.com.br/lojas/a...ocantes&inf=17

    O interessante seria vc experimentar o carro antes de tomar qualquer decisão em relação ao bloqueio. Ele ajuda, ajuda muito, mas pode ser que vc gaste um dinheirão e nunca sinta necessidade de usa-lo.

    Antes do bloqueio, com certeza seria melhor investir em um guincho.

  • #19
    Citação Postado originalmente por guilhermeludwig Ver Post
    a faixa é de $1000 cada bloqueio, como são dois...+ o compressor

    Aqui no Brasil é salgado, chega a 10 mil reais, veja o link com o preço do blocante dianteiro apenas:
    http://www.lojamestre.com.br/lojas/a...ocantes&inf=17

    O interessante seria vc experimentar o carro antes de tomar qualquer decisão em relação ao bloqueio. Ele ajuda, ajuda muito, mas pode ser que vc gaste um dinheirão e nunca sinta necessidade de usa-lo.

    Antes do bloqueio, com certeza seria melhor investir em um guincho.
    Ah, mas com certeza o bloqueio não será das primeiras coisas a mexer no carro.

    O Snorkel vou pegar na troller se ficar mesmo com ele. Ai quero colocar assim q possível pneu, ainda pra decidir entre 33 ou 35. O guincho tb pretendo, imagino um de 8000. Deve atender bem, não?

    Aí até queria perguntar oq é legal e necessário entre protetor de tanque, peito de aço, protetor de cx. de transferência, enfim, esses protetores da parte inferior do carro. Oq vcs costumam colocar?

    Eu vou para os EUA em maio, pensei em trazer de la o blocante se for colocar. É muito grande e pesada a caixa?

    Valeu Guilherme.

  • #20
    Citação Postado originalmente por thirod Ver Post
    Ah, mas com certeza o bloqueio não será das primeiras coisas a mexer no carro.

    O Snorkel vou pegar na troller se ficar mesmo com ele. Ai quero colocar assim q possível pneu, ainda pra decidir entre 33 ou 35. O guincho tb pretendo, imagino um de 8000. Deve atender bem, não?

    Aí até queria perguntar oq é legal e necessário entre protetor de tanque, peito de aço, protetor de cx. de transferência, enfim, esses protetores da parte inferior do carro. Oq vcs costumam colocar?

    Eu vou para os EUA em maio, pensei em trazer de la o blocante se for colocar. É muito grande e pesada a caixa?

    Valeu Guilherme.
    Os meus eu trouxe na mala, junto com as relações de diferencial. Mas se estiver sozinho, fica meio ruim pois cada caixa pesa 28 libras só para o bloqueio e se for trazer as relações também, vai ficar muita "muamba" para uma pessoa só...
    Alexandre K
    T4 "ORIGINAL" com pneu 37 - Clique e conheça!!!
    Quer ver um brinquedo diferente? Clique aqui ou vá em Www.youtube.com/AKPGOMES


  • #21
    Citação Postado originalmente por AKPG Ver Post
    Os meus eu trouxe na mala, junto com as relações de diferencial. Mas se estiver sozinho, fica meio ruim pois cada caixa pesa 28 libras só para o bloqueio e se for trazer as relações também, vai ficar muita "muamba" para uma pessoa só...
    Acho q vai sobrar pro meu pai voltar com o bloqueio se eu inventar d trazer....hehe...coitado.....ele sempre se f*** com as minhas muambas.....

    Mas sempre eh normal fazermos isso, viajamos eu, minha esposa, meu pai e minha mae. Meus pais voltam antes e trazem algumas coisas da minha muamba, sempre assim.....

  • #22
    Usuário Avatar de TMorais
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    Citação Postado originalmente por guilhermeludwig Ver Post
    a faixa é de $1000 cada bloqueio, como são dois...+ o compressor

    Aqui no Brasil é salgado, chega a 10 mil reais, veja o link com o preço do blocante dianteiro apenas:
    http://www.lojamestre.com.br/lojas/a...ocantes&inf=17

    O interessante seria vc experimentar o carro antes de tomar qualquer decisão em relação ao bloqueio. Ele ajuda, ajuda muito, mas pode ser que vc gaste um dinheirão e nunca sinta necessidade de usa-lo.

    Antes do bloqueio, com certeza seria melhor investir em um guincho.
    Esses bloqueios quando estão desativados "estalam" em curvas?
    Como funciona?

  • #23
    Citação Postado originalmente por TMorais Ver Post
    Esses bloqueios quando estão desativados "estalam" em curvas?
    Como funciona?
    ARB não estrala nunca pois é um bloqueio selecionável, ou seja, vc aciona quando precisa e ele anula o efeito do diferencial. Independente do piso, da superfície e etc, quando está acionado as duas rodas do mesmo eixo giram na mesma velocidade. E se tiver bloqueio nos dois eixos, no caso do Troller que não tem diferencial central, ao acionar o bloqueio dos dois eixos as 4 rodas giram na mesma velocidade e com a mesma quantidade de tração. Veja meus vídeos do Youtube que vc poderá ver algumas situações com ou sem o uso do bloqueio.
    Alexandre K
    T4 "ORIGINAL" com pneu 37 - Clique e conheça!!!
    Quer ver um brinquedo diferente? Clique aqui ou vá em Www.youtube.com/AKPGOMES


  • #24
    O guincho de 8000 lb é suficiente, mas só se for o warn M8000 (um dos melhores modelos que a warn já construiu).

    agora se vc for fazer trilhas mais pesadas tenha preferência pelos 9.500 ou 12.000. Já vi gente com guincho chinês de 17.000lb, é muito pesado pra frente do troller. Eu tenho um M8000 que nunca me deixou na mão, mas gosto mesmo do meu ekron 12.000lb que com cabo de kevlar reduz consideravelmente o peso com mais muito mais força.

    Na minha opinião, entre o 35" e o 33" eu ficaria com o 33"!

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