Postado originalmente por
Eriksom Teixeira Lima
Thiago
Não se impressione tanto com o desempenho de viaturas em lugares semelhantes. Detalhes podem mudar completamente uma viatura, inclusive o principal equipamento, aquele que fica entre o banco e o volante.
Eu acabo de comprar um Troller 2005 2.8. Entrei nele, trouxe-o para o Rio e 3 dias depois fui para o Nordeste, Lençois Maranhenses, Serras da Capivara e das Confusões, Jalapão e Chapada dos Veadeiros = 8,2 mil km, sendo 3 mil por terra e 4 mil por estradas esburacadas. Eu, minha mulher e nossa cadela. Praticamente só faço viagens solo.
Tá certo, chequei um monte de coisas antes (tenho uma Cherokee, um Engesa, um dia terei de volta minha Camper, e uma M715 para reformar). Com qualquer um deles eu faria a viagem. Portanto, é muito relativo dizer que uma faz e a outra não.
Com a Cherokee fui para o Atacama, também sozinho, pois a mulher foi de avião (eu tinha mais férias). Com a Camper viajei grande parte do Brasil. Sempre fui e voltei dirigindo
Em síntese, qualquer viatura bem preparada e com boa manutenção aguenta o que você pretende fazer na maior parte do tempo.
Trilhas. Bem , aí o caso é mais sério. Nas viagens acima, fiz trilhas leves e médias, e alguns trechos pesados. Porém, existem aqueles que querem fazer coisas superpesadas, ou pior, mostrarem que seus carros passam por qualquer lugar. O importante é você conhecer todas as técnicas básicas para se virar numa viagem, pois trilhas você sempre deverá fazer com pessoas que entendam um pouco, mas que tenham muita solidariedade.
Quanto a suas perguntas numeradas.
1) meu troller tem pneus 31, é totalmente careta. minha cherokee tem pneus originais, careta. meu engesa tem pneus 35, eixos dana 44, no mais, careta. minha camper, bem, ela terá motor 14B, caixa 240V, t-case NP205, eixos de Band, pneus 35, bloqueio de diferenciais, freio a ar e que tais (já teve isso tudo, só preciso concluir os ajustes finais).
[note que eu sou um fã do melhor que existe na Band, o motor 14B e os eixos]
Ou seja, para que você quer 35? Na maior parte dos casos, um 33 resolverá teus problemas (terás de trocar os aros), e o 35 exigirá calços de carroceria, cuidado no dirigir ou semi-eixos especiais. Para trilhas pesadas, você descobrirá rapidamente que pneus 37 são melhores, que o céu é o limite.
Reversível, só a morte não é. A morte e um PT = perda total da viatura.
Quanto a dirigibilidade, nunca tive problemas.
2) bloqueio traseiro é para todos, dianteiro só para quem sabe usar
Se é caro, bem para quem vai comprar um Troller 0Km não é caro
3) Manutenção, de forma geral, não pede muita manutenção, exceto se você destruí-lo todo final de semana fazendo trilhas
4) seguro, não tenho a menor idéia, não faço seguro de carro nenhum, pois todas as seguradoras roubam, cobram caro, fazem trambiques. Veja bem, quase 30 anos dirigindo, sempre sem seguro, estou no lucro 8)
Eu não compro carros 0km, pois não quero ser piloto de testes gratuito de fábricas.
Espero ter ajudado
Eriksom