Postado originalmente por
Pedro Rocha
San sei,
Acredito que se vc fizer o alinhamento, talvez não seja nem preciso mexer na caixa.
Veja se com o carro parado só balançando a direção se tem muita folga, se não tiver pode partir pro alinhamento.
Depois que eu levantei o meu carro senti ele meio bobo, mas fui me acostumando, achava que era por causa da altura.
Depois de um tempo, olhando os pneus reparei que o lado de fora dos dianteiros tava gastando mais (os pneus são novos e vi que os cabelinhos de fora tavam indo embora mais rápido que os de dentro), levei pra fazer o alinhamento onde comprei os pneus e na máquina apareceu que a cambagem tava fora, e ainda identificamos que tinha um terminal folgado (vacilo de algum mecanico que esqueceu de apertar), o cara me aconselhou a levar em um local pra fazer o "alinhamento técnico".
Chegando na oficina que fazia o alinhamento técnico descobri que era a mesma que fazia serviço pra concessionária troller daqui ( a Trilha Nordeste), além do dono da oficina ter um troller, ou seja tava em casa
Perguntei como é que era o serviço, e quando ele me explicou como era, relutei um pouco em fazer, pensei até em abaixar o carro trocando as molas por outras menores. Perguntei também se ele já havia feito esse procedimento em outros troller, e ele disse que sim, volta e meia ele fazia um serviço desse pra Trilha Nordeste ou para particular, resolvi encarar, apesar de ver alguns posts aqui totalmente contra o dito alinhamento técnico..
Resumo da estória, mandei fazer o serviço de correção de cambagem e alinhamento, resultado: o carro ficou outro, a direção ficou mais firme, parei de ficar corrigindo o curso o tempo todo, já rodei quase mil km e acabou o desgaste irregular dos pneus! Valeu a pena o investimento.
a cambagem interfere bastante no comportamento do carro, e quando a gente levanta o bicho (o carro rs) ela fecha embaixo e abre em cima, cambagem negativa se não tô enganado. E pode ser que seja o seu caso.
se você corrigir cambagem, mesmo que você mexa na caixa depois só vai precisar fazer alinhamento de novo, e só se mexerem na posição dos terminais, se desmontar sem alterar a posição dos terminais nem alinhamento vai precisar.