Postado originalmente por
thiagoschaeffer
boa tarde amigos, consegui suspender a frente de meu carro (não na concerssionária) e comecei a sacudir tudo, TUDO MESMO, desde pneu a buchas, barras, extersores, amortecedor, tudo, e me sinto um pouco mais aliviado, o estalo q sentia na direção eu tinha receio de vir da suspensão (tipo um parafuso errado que atarracaram e ficam com preguiça de usar um certo - já tive um problema desses com um FORD, q os caras soldaram um pivô da balança e disseram q fica melhor q novo, ficou torto, porco, e os putos mataram minha balança - o carro nunca alinhava), mas depois de sacudir e mexer muito, o estalo q sinto no volante e que assusta vem de uma folga nas engrenagens da caixa de direção, ôôopppaaaaa.... então vamos pensar um pouco...
durante 2 anos projetei caixa de direção de veiculo off-road para competição, me afundei em livros de dinâmica veicular, aprendi as geometrias necessárias e karaio a 4 que precisava, e toda, TODA caixa de direção, os engrenamentos devem ser feitos num ajuste tal que não permita folga senão..PICA nos dentes, um dia vão quebrar (demora, mas vão, e moi mesmo) , e outra, caixa de direção boa, nem top to dizando não, uma boa de qualidade, não permite folga, entre elementos e carcaça, aquilo de ficar apertando uma porca na caixa pra deixar a direção sem folga e consequentemente mais dura, é treta pra q quando ela vai pra reparo e tem q abrir por vazamentos o cara tem q reajustar pq nunca colocam as vedações originais (usam aquele papelão hidráulico) e esses milésimos de milimetros de diferença tem q ser compensados, e oh que barato... quem sabe quanto custa uma caixa de direção nova??? nego tudo ai sabe que o bolso doi e demora chegar uma nova, mas eles sempre tem uma velha remold guardada...banana pra eles, e ainda na última vez quando fui na loja eles me dissera que tem mais outras 6 assim guardada q é caracterísico dessa caixa, outras 6 velhas, mexidas, atualmente dúvido não q quando trocaram a minha q vazava por tudo qualquer lugar se não foi por uma dessas. Não tem jeito ficar apertando o ajuste da cremalheira, se tem folga, vai voltar a folgar ai vc cansa de apertar e um dia ela te deixa na mão e eles q vao rir por último metendo a mao no nosso bolso.
já liguei ontem e já solicitei, quero uma nova de fábrica na embagem, com nota pra abrir na minha frente, porra 94mil num carro não é uma balinha q to comprando não, ta na garantia, quero nova, essa pica não é minha não é do aspira, falaram q vai demorar, falei tem problema não do dia 2 a 6 de janeiro to com folga, fico o dia todo na loja vendo desmontar e montar a caixa nova, tem sofa, tem cafezinho, tem sky na reveda, é só ficar a vontade, não é assim q nos tratam quando vamos la buscar um carro pra comprar?? uso o mesmo conforto para ficar de olho em cima do meu.