Postado originalmente por
guilherme soares
ok. Vamos então a questão do que vale mais a pena.
De acordo com o pessoal daqui de Minas Gerais, mais especificamente Belo Horizonte, Oficina Trilha Mecânica ( especializada na linha Troller ) eles mesmos afirmam que até hoje somente abriram um 2.8 pois ele bebeu água devido a má vedação do snorkel. Em comparação os 3.0 daqui ano 2006 e 2007 já muitos beiram 100.000km rodados e pessolmente já vi uns 5 retificando cabeçote ( custo em torno de 4k peças e mão de obra ) e na própria oficina os proprietários afirmam que se tiver de retificar um cabeçote de 2.8 o custo girará em torno de 1k.
o 2.8, devido ao sistema de acionamento do comando de valvulas por engrenagens, não dá retífica. se empenar um cabeçote, tem que por um novo.
Só aí já mostra a diferença de custo-benefício...
Quanto a preparação o pessoal do 3.0 gasta 1k pra chipar o Troller e deixá-lo com 220cv e no 2.8 gasta-se R$ 180,00 para repotencializar o motor deixando na configuração original da Nissan Frontier e Chevrolet S-10
aqui em SP um chip, passando por dinamometro e tudo mais saí por R$ 500,00, pra preparar um 2.8 de modo andar um pouco mais proximo de um 3.0, precisaria trocar os bicos, mecher na bomba e na turbina, o custo passa em muito o valor de um chip, sem contar que vai ficar soltando muita fumaca, e nao passara na vistoria do detran (só os bicos custam R$ 1.300,00)
Portanto é muito mais caro preparar um 2.8, e aínda assim nao fica tao bom quanto o 3.0
Aí muitos perguntam: Por que o Troller 2.8 vinha até 2005 com a turbina travada e bomba amarradas? Resposta de um consultor da Trilha Mecânica: - Os primeiros 2.8 ( ano 2001 ) vinham com o diferencial de 5 furos sem roda-livre e mecânica configurada igual da Frontier, S-10. Começaram as quebras de coroa e pinhão e semi-eixos. A solução imediata da Troller foi "travar" o motor pra não terem dor de cabeça de arrumarem o carro na garantia ( tiveram de arrumar alguns ). Depois vieram os confiáveis Dana44 e para garantir a não quebra continuaram com a configuração de manter a turbina em 0,6bar.
isso é lenda, essa menor potencia que constava na especificaçao do troller era apenas para efeitos tributarios, segundo um vendedor da propria troller.
Sendo assim vejo o 2.8 com melhor custo-benefício, pois a mecânica é barata, não tem lenga-lenga de eletrônica nenhuma e sugestão de primeira medida de retífica de 500.000km obedecidas as devidas trocas de fluídos e dirigibilidade dentro das normas técnicas.
Sendo assim, vejo o 3.0 com melhor custo-beneficio.
Em comparação os 3.0 são um foguete, mas precisamos de torque ou potência? 150 a 160 cv são suficientes pra um jipe como esses. Afinal Troller não tem aerodinâmica e nem freio pra parar um carro a 200km/h torrando os seus 220cv.
os cavalos a mais do 3.0 nao sao para passar de 200 km/h, mas sim para subir uma serra com mais conforto e fazer ultrapassagem mais seguras, onde os 33 cavalos a mais(na configuraçao original) fazem uma enorme diferença
A linha de torque final comparada é quase a mesma em ambos.
Se a proposta de jipe é força então temos de acompanhar o torque, que é de sobra nos 2 modelos ( 2.8 e 3.0 ).
nao tenho disponivel aqui, mas curva de torque o 3.0 é muito superior a do 2.8, sem contar que o torque máximo já aparece em em rotações mais baixas
Outro ponto interessante a ser avaliado é o tipo de região de demanda de compra desse modelo de veículo. Aqui em Minas a procura por um 2.8 entre 2003 a 2005 são enorme, sendo o preço de venda final até comparáveis aos de ano 2006 ( primeiros 3.0 que aqui não tem boa aceitação por aqui ). Já os 3.0 passam a ficar interessantes para venda, novamente repito aqui em Minas, apartir de meados de 2007. Mas os 2.8 "são mosca branca no mercado". Aqui gritou, vendeu!
aqui em sp sobram 2.8, basta ver no web motors.
Mais um detalhe: Quem conhece Troller, conhece o chicote elétrico debaixo do painel. Qualquer um até 2008 é uma zona danada e pode colocar 2 trollers iguais um ao lado do outro e você comparará que tem diferença de chicotes elétricos. Se der pau é a maior tristeza e alegria pro mecânico. Tristeza pois ele vai ter um trabalho fudido e alegria $$$. Já que os 3.0 são eletrônicos vem ainda mais o chicote da centralina, bomba, etc etc etc. Já vi troller novo refazendo o chicote devido a curto em banho de lava-jato. Imaginem a conta que foi a lavação desse carro? Tudo bem que é fatalidade, mas todos sabemos da vulnerabilidade desse modelo atrás do painel.
o chicote do 2.8 e do 3.0 é praticamente o mesmo, muda pouca coisa, apenas mais alguns fios que vao a centarlina.
Se o amigo estiver pensando na compra de um 2010, com certeza a Ford já deve ter repensado o assunto.
desde 2006 já é ford.
Me desculpe se entendi no começo errado, mas agora acredito que esclareci minha posição.
[]´s
vovo