Assim, em relação ao ABS, vou me reservar em dizer o porque não é eficiente no nosso off road tropical.
Quando o ABS entra em ação, ele mantém as rodas girando aliviando o freio de modo que não ocorra travamento.
Agora imagine você em uma superfície repleta de cascalho, ou mesmo lama. Isso não oferece aderência nenhuma, porém logo abaixo dele existe uma camada mais aderente. Basicamente se o freio trava, ocorre que o próprio pneu "limpa" a superfície até atingir esta camada inferior. Com ABS você vai rolando sobre a superfície sem aderencia e não para nem com reza.
Na neve não sei como é o comportamento do carro, porém se for parecido com asfalto molhado, acredito ser eficiente o ABS.
No gelo eu sei que funciona. Me lembro de um documentário onde os engenheiros da Volvo estavam desenvolvendo os ajustes de um novo sistema ABS, controle de tração e estabilidade, através de testes com um carro sobre um lago congelado. Era impressionante o resultado. Neguinho não parava de pé sobre o gelo, mas o freio era capaz de parar o carro sem que este perdesse o controle da direção.
Em relação a desligar o ABS do seu carro, hehehe, depende muito do off road que você faz, e principalmente, se já passou apuros por causa da sua função.
CAso contrário, eu não mexeria.
Abraços