Preliminarmente quero informar que não sei o que vem a ser "modo de segurança" pois na minha Nissan 2.8 eletronica acredito que não tenha esse dispositivo ou o mesmo seja transparente para um motorista normal.
Apenas aproveito a oportunidade para relatar um incidente ocorrido entre Paso de Jama e San Pedro de Atacama a aproximadamente 4600 metros de altura.
Geralmente as pessoas só contam os sucessos mas como no forum somos parceiros cabe relatar as dificuldades também.
Meu carro tem chip a mais ou menos 20.000 km. O desempenho é muito bom e recomendo. Nesta expedição também estava e continuo usando até hoje um produto chamado Teccom 10 que entre as coisas aumenta o nível de cetano e não deixa o diesel congelar na altitude.
O carro até dar o problema não apresentava nenhuma perda de potência. Quem já passou pela região entre Susques e Paso de Jama conhece as condições da estrada com trechos de retas maravilhosas. Acho até que o chip e diesel com o produto ajudavam nisso.
O problema que tive foi na turbina que trancou e causa provável foi uma inversão de um tubo da válvula aliviadora de pressão da turbina que fez com que a mesma se sobrecarregasse ocasionando o travamento. Essa situação era anterior inclusive a minha viagem e tal tubo deve ter sido trocado em uma resisão anterior.
Como aqui no Brasil e mesmo na viagem não tinha ficado tanto tempo em alta rotação do motor o defeito só se apresentou em condições extremas.
Resumo da ópera: Acredito que mesmo sem chip você não terá problemas e te desejo uma boa viagem.
Aproveito a oportunidade e gostaria de conhecer o seu trajeto a ser realizado. Meu E. mail é ramalholc@uol.com.br