Motores a diesel de baixa rotacao ja sao otimizados para 1 milhao de Km sem retifica, como eh o caso dos motores Volvo e Scania em caminhoes.
O NGD3.0E eh um motor otimizado para rodar 500mil Km sem retifica.
Como essa kilometragem eh para um motor com uso ideal, nao vamos considera-la.
Mas vamos considerar a validacao feita pela MWM/Internacional para o NGD 3.0E, que eh uma vida util MINIMA de 300mil Km, considerando o seu uso na Ranger.
Quando chipado, a diminuicao na vida util do motor vai depender muito da sua forma de conduzir.
CHIPAR SO POR CHIPAR NAO DIMINUI A VIDA UTIL DO MOTOR EM NEM 1KM SE QUER.
O que diminui e como voce vai usar o motor chipado.
Ou seja, quantas vezes voce vai passar dos 163Cv originais e passar a usar a cavalaria extra que o chip te oferece.
Chutando rapido, acho que nem 10% do tempo voce vai estar usando a cavalaria extre que o chip traz.
Logo, podemos considerar um motor chipado (odeio essa palavra) com uma vida util quase tao grande quanto a de um motor original, dependendo da sua forma de dirigir.
Abracos.