Realmente, apesar de muito preciso, é muito frágil este sistema piezo, pois impactos diretos, bem como o funcionamento sem a imersão em liquidos provocam a quebra e o desgaste do cristal....
Outro problema que pode oferecer é o deslocamento do cristal, que pode alterar para mais ou menos a produção da névoa......
Bem, mas isso tudo é em geradores de névoa para aerossol......
Pelo que vi deste sistema do NGD...a grande preocupação é de proteger o cristal...e acho que é por conta disso que ele é externo, fora do bloco do cabeçote, o que forma aquela vala......
espero ter ajudado em alguma coisa........mas acho que esta sistema é de fácil reprodução, quero dizer com isso que em algum tempo várias serão as empresas produzindo os mesmos...ou até retificando-os....
O cristal está instalado nesta "pilha" desta figura Que fica externa (como um pescoço do bico):
Então, tá bem explicado nesta outra figura abaixo, em que tem o cristal(1)...o injetor de pressão(3) que chupa e compacta o diesel no cristal...o retorno do diesel que não é transformado em névoa(4)..... o fixador do sistema(6) e o injetor da névoa(7)...
Considerando meu pouco conhecimento de mecânica, acho que quando da retirada dois cuidados devem ser super tomados.
primeiro ter coudado para não bater ou forçar a "pilha", isso é, aquele pescoço...e segundo é ter cuidado na desconexão da tal valvula cogumelo...
Acho que agora ficou um pouco mais facil de entender este esquema de funcionamento abaixo:
espero não ter escrito muita besteira.