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Convex Datacenter
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  • #85
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    Obrigado Elmer_Jeep pelas informações, era apenas a título de curiosidade pois recentemente tive um problema na bomba de óleo de uma ranger 3.0 que na qual tive que trocar aquela tampa do motor. O meu mecânico não conseguiu remover os bicos injetores, tendo assim que desmontar toda a parte debaixo como carter,diferencial,etc. Postei em um tópico anterior.
    Abs e bom final de semana

    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    mais ilustrações sobre os componentes e funcionamento dos injetores piezoeletricos pra complementar o post anterior

  • #86
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
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    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    mais ilustrações sobre os componentes e funcionamento dos injetores piezoeletricos pra complementar o post anterior
    Bem...entendo um pouco deste sistema piezo-eletrico, pois é usado para gerar névoa em aparelhos de inalação, tipo aerossol...eles trabalham com a vibração de cristais de quartzo para produzir uma névoa...os cristais imesos em um meio liquido,são alimentados por uma corrente eletrica que os faz vibrar, esta vibração é de alta frequência e provoca a formação de uma névoa de particulas extremamente pequenas, menores que 1 micra...isso é bem nenor que as particulas geradas pelo sistema anterior, que era denominado de venturi (efeito venturi), e consistia no lançamento de um liquido em alta pressão contra uma esfera, provocando com o impacto a névoa, meste sistema anterior, a névoa tem particulas de tamanho irregular e que variam de 3 a 5 micras...e o estado/diametro e distancia entre o bico injetor e a esfera altera o resultado final.

    Realmente, apesar de muito preciso, é muito frágil este sistema piezo, pois impactos diretos, bem como o funcionamento sem a imersão em liquidos provocam a quebra e o desgaste do cristal....

    Outro problema que pode oferecer é o deslocamento do cristal, que pode alterar para mais ou menos a produção da névoa......

    Bem, mas isso tudo é em geradores de névoa para aerossol......

    Pelo que vi deste sistema do NGD...a grande preocupação é de proteger o cristal...e acho que é por conta disso que ele é externo, fora do bloco do cabeçote, o que forma aquela vala......

    espero ter ajudado em alguma coisa........mas acho que esta sistema é de fácil reprodução, quero dizer com isso que em algum tempo várias serão as empresas produzindo os mesmos...ou até retificando-os....

    O cristal está instalado nesta "pilha" desta figura Que fica externa (como um pescoço do bico):



    Então, tá bem explicado nesta outra figura abaixo, em que tem o cristal(1)...o injetor de pressão(3) que chupa e compacta o diesel no cristal...o retorno do diesel que não é transformado em névoa(4)..... o fixador do sistema(6) e o injetor da névoa(7)...




    Considerando meu pouco conhecimento de mecânica, acho que quando da retirada dois cuidados devem ser super tomados.

    primeiro ter coudado para não bater ou forçar a "pilha", isso é, aquele pescoço...e segundo é ter cuidado na desconexão da tal valvula cogumelo...

    Acho que agora ficou um pouco mais facil de entender este esquema de funcionamento abaixo:



    espero não ter escrito muita besteira.
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  • #87
    Usuário Avatar de PAULO CARECA
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    Caracas!!!!!!
    Alem de mecanicos, são engenheiros, quimicos, fisicos, eletroeletronicos.
    Deixa a NASA descobrir voces.
    TROLLER 2006

  • #88

  • #89
    Pois é Paulo isso aí que vc tirou foto eu também presencio no meu. E mai, fui na concessionaria aqui ontem onde ainda têm um 2008 zero km lá (PRETO).

    Pedi pra ver o motor e adivinhe? Ferrugem igualzinho os nossos.

    Isso ja vinha me preocupando agora então preciso achar uma solução.

    O que acham de passar uma solução fosfatizante?
    Freelander 2 2012 SE Diesel
    Ex-Pajero Dakar 2013 3.2 Diesel 4x4/Ex-S10 Executive 2011 MWM 2.8 4x4 (PT)/Ex-Troller 2008 (furtado) / Ex-Hilux CD 99 4x4

  • #90
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    Citação Postado originalmente por heartland Ver Post
    Pois é Paulo isso aí que vc tirou foto eu também presencio no meu. E mai, fui na concessionaria aqui ontem onde ainda têm um 2008 zero km lá (PRETO).

    Pedi pra ver o motor e adivinhe? Ferrugem igualzinho os nossos.

    Isso ja vinha me preocupando agora então preciso achar uma solução.

    O que acham de passar uma solução fosfatizante?
    Heart....

    Ma se vc se refere a este ferrugem, sempre vai ter mesmo, pois acho que são peças em aço não inoxidavel...mas não acho que haja desgaste por conta disso...e tem tambem o fator de estarem colocados em peças de aluminio, então terminam funcionando como aglutinadores...tipo aqueles que colocam em alguns pontos da viatura para evitar o ferrugem nas latarias...acho que é isso que justifica a oxidação destes parafusos que fixam o cabeçote, por exemplo...são reações quimicas....
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  • #91
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    Acho até que se pintar ou algo assim ele continua a acontecer por baixo da pintura...só vai esconder......

    Mas estou só supondo.......
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  • #92
    JEFF

    Com certeza acontece mesmo pintando. Acho que é a ferrujem é devido à corrente galvânica por metais diferentes em contato.

    Mas fico preocupado pois se algum dia entupir um desses bicos pra arrancar vai ser o caos.

    E esse é o grande "problema" desse motor, por isso que tem a má fama.

    Acho que finalmente depois de 3 anos de seu lançamento estamos chegando às soluçoes dos problemas do mesmo.
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  • #93
    Meus camaradas, estou impressionado com o nível de conhecimento e comprometimento de todos daqui! Tomara que o conteúdo e sugestões desse forum chegue aos engenheiros da MWM/Internacional!

    Abraços muito orgulhosos!!!

  • #94
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    Citação Postado originalmente por lucasgamba Ver Post
    Meus camaradas, estou impressionado com o nível de conhecimento e comprometimento de todos daqui! Tomara que o conteúdo e sugestões desse forum chegue aos engenheiros da MWM/Internacional!

    Abraços muito orgulhosos!!!
    Eu fico impressionado como estes representantes das montadoras dizem desconhecer foruns como este, na verdade acho que passam o dia todo lendo tudo que se refera às suas viaturas, talvez até tenham funcionários específicos para esta função...só que morrem negando...que nem marido pego em flagrante...heheheheh
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  • #95
    Usuário Avatar de PAULO CARECA
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    Citação Postado originalmente por JEFFCATUNDA Ver Post
    Heart....

    Ma se vc se refere a este ferrugem, sempre vai ter mesmo, pois acho que são peças em aço não inoxidavel...mas não acho que haja desgaste por conta disso...e tem tambem o fator de estarem colocados em peças de aluminio, então terminam funcionando como aglutinadores...tipo aqueles que colocam em alguns pontos da viatura para evitar o ferrugem nas latarias...acho que é isso que justifica a oxidação destes parafusos que fixam o cabeçote, por exemplo...são reações quimicas....
    Seria um grande erro dos eng° da MWM, não terem relacionados a quimica e a temperatura de 2 metais diferentes em contato, (um está funcionando como anodo de sacrificio), talvez as bombas d'agua estão tambem com o mesmo problema, carcaça de aluminio com eixo em aço e o rotor plastico, os eixos estão enferrujando (e inflando) e trincando o rotor (foi o que aconteceu comigo). Mesmo com a agua limpa e com aditivo.
    TROLLER 2006

  • #96
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    Citação Postado originalmente por PAULO CARECA Ver Post
    Seria um grande erro dos eng° da MWM, não terem relacionados a quimica e a temperatura de 2 metais diferentes em contato, (um está funcionando como anodo de sacrificio), talvez as bombas d'agua estão tambem com o mesmo problema, carcaça de aluminio com eixo em aço e o rotor plastico, os eixos estão enferrujando (e inflando) e trincando o rotor (foi o que aconteceu comigo). Mesmo com a agua limpa e com aditivo.
    Paulo...mas temos que levar em consideração algumas coisas, tais como a alterações climáticas e de uso destes motores em relação aos seu local de origem e especificações de uso...entretando temos que ver que estes motores devem ter passado por "climatizações"...e que deveriam ter pensado nestes problemas.

    Embora realmente não veja como não ser isso o que está atacando estes componentes, principalmente a bomba dágua...

    Como agravante no troller temos ainda a redução da massa...o que acentua o "sacrificio"...bem como o uso destes motores submersos em algumas ocasiões, o que tambem acentua o problema...estas são algumas das diferenças entre ele a Ranger que usa o mesmo motor, apresenta os mesmos problemas...mas em menor numero.

    O problema do rotor da bomba dágua é o mais constante exatamente por estar submerso...lá no tópico dos problemas do NGD, quase todos que postaram por lá tiveram este problema com a bomba dágua....

    Como podemos então atenuar isso colega?

    Será que oferecendo um anôdo de sacrificio de menor resistência, bem como melhorando o aterramento do motor diminuiriamos estes desgastes localizados?

    Ou o uso daqueles dispositivos eletronicos "doadores"????

    Estou gostando do rumo da prosa!
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