T4 96 - Ainda com um L o Folder da seção de fotos mostra bem como nosso jipe naceu. Pesando somente 1250 KG, sem capota, mas já com motor 2.0
Em 97 o Rogério Farias junta seus esforços com o Mário Araripe e ai entra o segundo "élê" do Troller.
T4 antes de 98 - Parece que existiu algum Troller com motor AP 1800, mas é como cabeça de bacalhau...
T4 98 - Motor AP 2000. As portas não vinham com vidro eletricos e o painel tinha a pintura caroçuda, além dos chassis tubulares. Produção de um Jipe por dia.
T4 99 - os primeiros 99 tbm não tinham porta de fibra nem vidros elétricos, eu acho que so a partir de maio eles vieram com vidros eletricos e a pintura do painel lisa. 250 Trollers foram produzidos no ano.
T4 00 - igual ao 99 com vidros eletricos. 500 Trollers produzidos.
T4 01 - Neste ano o bicho pega. Tem jipeiro que fala em duas fases, tem jipeiro que fala em 4 fases. O painel ficou novo(igual ao do diesel) e o botão de acionamento do 4x4 passou a ser como o atual (só que a chavinha era um pouco mais fina) capota nova, sistema de escapamento novo e leve mudança na carroceria(igual ao diesel). Foram fabricados alguns (uns 12 mais ou menos) ainda com motor a gasolina mas já com o banco novo e a carroceria mais larga e ainda com a suspenção triangular (similar ao JPX). 900 Trollers foram produzidos.
T4 01 primeira fase - Suspensão com trapézio e somente 1 tensor no eixo;
T4 01 segunda fase - Suspensão de Barra Panhard e dois tensores no eixo;
T4 02 - O Porta Treco perto do câmbio passou a ser emborrachado. O botão da tração passou a não ficar acesso no 4X2. A porta traseira passou a existir e consequentemente o suporte do estepe mudou. O curso de suspensão aumentou um pouco e o eixo traseiro passou a ser flutuante. Aqui começou o uso oficial do bloqueio traseiro parcial (75%).
T4 03 - Nascia o MagooMovel e no final do ano ele escolheria seu dono . Começou a vir com desembaçador traseiro. Acabamento mudou de cinza para preto. Com relação aos suportes de mola existiu alteração centimétrica no comprimento (espeço entre o prato superior e inferior). Diminuiu um pouco o braço pitman.
T4 04 - A palheta do limpador do para-brisas aumentou um pouco, o farol ficou mais potente e redondo dificultando sua quebra por torção da fibra e a alavanca do câmbio recebeu um reforço. O comando do vidro elétrico mudou. E o Jipe ganhou dois porta-objetos, um embaixo do banco onde foi colocado o macaco e outro na porta traseira. O comprimento do suporte do batente foi reduzido diminuindo as situações de fim de curso. Dizem que a buzina foi reposicionada e o suporte de estepe mudou os pontos de fixação.
T4 05 - O Câmbio mudou para um câmbio muito mais suave e o coletor do motor mudou sua posição. Na prática o motor ficou mais silencioso. As borrachas de vedação mudaram.
T4 06 - Os jipeiros também já começam a mencionar que existem duas fazes pois os modelos 05/06 usam as mangeiras em lugares diferentes do 06/06 o que dificulta a compra de protetores. A principal mudança foi o motor 3.0 eletrônico.
Em algum momento mudou o botão da tração.
T4 07 - Parece que agora acertaram. Foram modificadas as mangeiras e alguma alteração no posicionamento melhorou o espaço do motor no cofre do Capô. Alguns estão reclamando que o novo amortecedor e mais confortável porém menos confiável. Para ver um documento oficial da Troller Veículos Especiais a respeito das mudanças no 2007 clique aqui.
E do TrollerClube do YahooGroups:
1999
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painel com pintura lisa (nos mais novos)
vidros elétricos (nos mais novos)
2000
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fim da opção de janelas dianteiras de lona
vidros elétricos em todos modelos
2001 (Há diversos modelos "hibridos" desse ano, dependendo da fase (da lua rsrs...))
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motor a diesel (ou gasolina)
Barra Panhard (ou trapézio)
sistema de escapamento novo
novo painel
pequenas mudanças na carroceria
Brake-light (para capota rígida)
freio de mão agora entre os bancos
2002
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freio traseiro a disco
roda-livre
autoblocante
porta traseira
banco traseiro bi-partido
novo painel
caixa de direcao melhor (+ esterçamento)
mudança nos bancos (assento e ferragens)
ar condicionado mais forte
preparação para som no santo-antônio
novas rodas (6 furos)
novos parachoques
mudança do lado do limpador de parabrisas
2003
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maior curso de suspensão
mais opções de cores (capota rígida)
2004
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Novos faróis (redondos)
melhoria no comando dos vidros elétricos
trava elétrica não mais desprograma
porta-ferramentas na porta traseira
melhor vedação das portas
porta-objetos embaixo do banco traseiro
melhorias no freio de mão
melhorias na árvore de transmissão traseira
reforço do eixo primário da transmissão
mudança no curso das molas traseiras
mudança na fixação do estepe
Aproveitando o tópico:
Os eixos do Troller 2001 são todos iguais, todos Dana 44?
Ou saiu Troller 2001 com eixo dianteiro Dana 30?
E sendo Dana 44 aguentam bem estes eixos, pneus 35 por ex. sem considerar a falta de flutuante na traseira, que esta varíavel já to considerando?
Abraços
Aproveitando o tópico:
Os eixos do Troller 2001 são todos iguais, todos Dana 44?
Ou saiu Troller 2001 com eixo dianteiro Dana 30?
E sendo Dana 44 aguentam bem estes eixos, pneus 35 por ex. sem considerar a falta de flutuante na traseira, que esta varíavel já to considerando?
Abraços
Dianteiro do Troller até 2001 é o Dana 44 High Pinion. Aguentar os 35"? Aguenta por um tempo dependendo do pé, se tem bloqueio, do pneu, da trilha, etc...