Postado originalmente por
Gustavo D
Marina, eu sou dono de um Troller 3.0 2006 há quase 10 anos. Está com 200 mil kms rodados. Zero dor de cabeça, é muito fácil mexer nesse jipe. Eu só me preocupo de trocar óleo e filtros e engraxar os cardans.
Precauções na compra: Avaliar os diferenciais dianteiro e traseiro, câmbio, caixa de transferência e motor. Como pode-se perceber na internet, o uso dado ao Troller é bastante severo. Uma travessia de água acima do capô, já pode permitir entrada de água pelos respiros dos diferenciais, câmbio, caixa de transferência e tanque de combustível, por exemplo. É necessário saber avaliar bem o veículo antes da compra para não ter dor de cabeça.
Após a compra: Sugiro trocar todos os óleos e fluidos e verificar folgas em rolamentos, terminais e cardans.
Custo de manutenção:
Óleo motor: Balde 20 litros - R$ 200,00 / 2 = R$ 100,00 (2 trocas e sobra um pouco) @ 10 mil kms
Filtro de óleo motor: R$ 55,00 @ 10 mil kms
Filtro de diesel: R$ 70,00 @ 10 mil kms
Graxa: R$ 15,00 o pote e dura uns 2 anos
Eu troco óleo de motor e filtro de óleo com 8 mil kms e o filtro de diesel com 16 mil kms e engraxo cardan em toda troca de óleo. Ou seja, a cada revisão/troca de óleo eu gasto em média R$ 190,00.
De 30 em 30 mil kms, também são previstas as trocas de óleo de câmbio, transferência, direção hidráulica, diferenciais, fluido de arrefecimento, fluido de freio e fluido de embreagem. Mas, nada disso é caro também e são trocas simples de fazer.