Postado originalmente por
Guilhermesr
Buenas!
Para compartilhar a minha experiencia com o meu 2015
Mes passado fui para Salar de Uyuni e Atacama com o carro
Mecanica dele é original, só troquei as fatidicas mangueiras do intercooler (e levei as originais de reserva)
O carro foi muito bem. Pegou -2 de temperatura e chegou a 5000m de altitude
Nos dois amanheceres mais frios (com temperatura negativa) ele deu uma "engasgada" antes de ligar, mas na segunda tentativa pegou tranquilo. Nao botei nenhum aditivo no carro, mas acho que nao faria mal um no radiador para baixar o ponto de congelamento
Ele perdeu potencia na altitude. Na saida de San Pedro de Atacama para a Argentina tem um trecho de subida que em 50km sobe 2000m, ali o carro deu uma penada. Em 4a, pé no fundo, 2000rpm e 80km/h, jogava para 3a, pé no fundo, 3000rpm e 80km/h...
Outra coisa que eu só me dei conta lá foi a pressao dos pneus. Geralmente ando com 35psi no asfalto. Quando fui pegar umas estradas de chao e fui murchar os pneus na Bolivia, estavam com 42psi
Uma dificuldade de tive foi fazer o SOAPEX (tipo a carta verde para o Chile) - pela HDI voce tem que escolher a marca do carro. Tem "trocentas", mas nao tem Troller. O outro site que permite fazer o seguro tem a opcao de colocar "outros" e digitar o nome. A lista da HDI deve ser a mesma da propria Aduana, porque quando parei para dar a entrada do carro no Chile, o rapaz da aduana ficou bastante tempo no computador ate resolver como faria, pois a marca nao estava na lista dele (nao sei como ele fez, mas deu certo)
Dos quase 7000km de estradas (e fora delas) na viagem, acho que isso que eu percebi com o carro
Para quem quiser ver mais da viagem
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Valeu!