Eu comprei um adaptador desses antes de pesquisar direito e me dei mal. Por fora ele é praticamente idêntico a um que outras pessoas compraram e recomendaram, só olhando com muita atenção para o circuito dentro dele dá pra notar que é diferente. Tem vários vídeos no youtube mostrando as diferenças entre esses aparelhos. Uma maneira fácil de determinar se é pirata é o endereço MAC Bluetooth, esse código deveria ser único de cada aparelho, muitos dos piratas começam com 66:35:56:... sendo que muitos usam o mesmo endereço MAC 66:35:56:78:90:AB. Outra dica é ficar de olho no preço, só o chip custa US$14,50, então não tem como esses adaptadores de R$50 serem originais, pois não sobraria margem nenhuma para os demais componentes e o lucro do fabricante e do vendedor.
Uma alternativa é usar um STN1100 ou STN1170, que são compatíveis com o protocolo do ELM327 usado por aplicativos como o Torque no Android e pelo que pesquisei até agora, ainda não sofre o mesmo problema de ter clones que não funcionam. Porém é bem mais difícil de achar adaptadores que usam esse chip e os preços são de lascar. US$49,95 o mais barato que achei, sem bluetooth (serial, bom pra Arduino) e precisa de um cabo adaptador pra ligar na porta OBDII.
Antes de pesquisar na internet e descobrir isso aí, eu testei no carro da minha esposa também (um Fox 1.0 2012), geralmente não funciona, para funcionar precisa plugar ele com o motor já ligado e conectar no Torque em menos de 1 minuto, se não ele nem conecta pelo Bluetooth também. Porém mesmo quando funciona ele é perigoso, se o aplicativo no smartphone é encerrado ou se a conexão bluetooth cai por qualquer motivo, o motor do carro desliga. Aconteceu três vezes com o carro parado na garagem, enquanto eu ajustava as configurações do Torque. Sorte que o máximo que andei com o aparelho ligado foi uma volta na quadra, num sábado de manhã sem ninguém na rua. Esses adaptadores piratas são um perigo!