Uma juíza ordenou que as obras fossem interrompidas de imediato até que os responsáveis pela sua execução apresentem um EIA (Estudo de Impacto Ambiental).
Partindo de Cunha, e após o término do asfalto, a estrada tem uma espécie de calçadão. Foi alargada, e foram feitos coletores de águas pluviais em sua lateral. Contudo, acredito que até pela liminar da justiça, de uma hora para outra acaba-se esse calçadão e começa a estrada de terra.
Alguns trechos tem alguma intervenção, ou seja, já tiveram suas margens alargadas, seu chão melhorado, etc. Mas ainda é de terra.
Mais para perto de Paraty existem locais onde nada foi mexido, e, portanto, dá para ter um nível de emoção um pouco acima de zero. No dia em que desci a estrada, um Santana antigo desceu atrás de mim. Na frente descia uma Montana carregando uma moto e, inclusive, cruzei com uma Strada subindo carregando alguns móveis na caçamba.
No retorno (subida), com a chuva que caiu sábado a tarde e domingo, não vi carros 4x2 subindo (exceto muitos Fuscas de Cunha - a Capital do Fusca - mas Fusca é Fusca, é uma espécie diferente de 4x2 rs...), mas cruzei com alguns descendo, inclusive carros de passeio (vulgarmente conhecido no fórum de plasticars) mais baixos.
Com um pouco de técnica, e sem nenhuma dó, qualquer carro desce essa estrada. Obviamente que em alguns locais poderão ocorrer umas raspadas na parte inferior do carro, mas nada além disso.
Contudo, subir essa estrada em 4x2 de tração dianteira em dia de chuva não seja uma tarefa das mais simples. Mas é a única maneira de ter diversão e emoção: no atual estado desta estrada, subir de 4x4 ou de Fusca e derivados é uma brincadeira sem qualquer emoção.
Da próxima vez, vou de Fiat Prêmio. Pelo menos terá um pouco de adrenalina na subida - se estiver chovendo.