Postado originalmente por
Guidolado
Olá a todos.
Eu sou o Guilherme proprietário da Pousada Do lado de Lá, tudo bem?
Lendo alguns post aqui do 4x4 Brasil, vi muita inverdade em relação ao nosso trabalho de turismo sustentável. Uma grande pena pessoas falarem o que não sabem. Deveriam ficar caladas.
Falam do parque, mas ele ainda não foi nem aprovado pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Isso quer dizer que ele ainda não está oficializado.
A pousada fechou porque eu quis fechar. Me mudei de cidade.
Cansamos de cuidar desse santuário e sermos caluniados... Para vocês terem uma ideia, nem lixeira temos na pousada. Nós levamos todo o lixo para a cidade de Aiuruoca. Reciclamos muito, desde caixa de ovos, sacolas plásticas, vidros de doces, jornal, lata cerveja, garrafa de vidro, etc... Até a nossa lenha é de madeira reciclada. Combatemos incêndios florestais, caça, e principalmente a abertura de novas trilhas por jipeiros que não tem consciência de preservação. Fechei com uma vala o acesso para o Retiro dos Pedros que passa nas minhas terras. Deixaram pra trás, muita erosão, novas trilhas, poluição, lixo, etc... Colocamos placas informativas para todos ajudarem a cuidar desse Santuário. Graças a nossa presença a vida silvestre e a vegetação voltaram, trazendo conforto e satisfação pelo nosso trabalho de turismo sustentável.
Ao mesmo tempo a maioria das cidades brasileiras do Rio, São Paulo, Minas, Bahia, etc... jogam o esgoto in natura direto no rio ou mares. O que as pessoas fazem pra evitar ou protestar contra isso? NADA né mesmo? Porque nada fazem, já que aqui nesse forum metem o pau no meu trabalho, sendo que o esgoto da pousada vai para uma fossa séptica, bem longe do rio??? Porque?
Ah, e outra coisa. Como nós brasileiros estamos atrasados em relação a turismo. Em vários países, inclusive Argentina e Chile existem hotéis e pousadas dentro dos parques. Lógico os parques são uma atração turística e as pessoas precisam de lugar para ficarem, né?
Aqui não, o Parque Nacional das Agulhas Negras serve para o exército ficar fazendo treinamento militar numa área protegida, um absurdo...
E por que será que nós fomos umas das 19 pousadas mais diferenciadas e originais escolhidas em todo o Brasil pela National Magazine Traveller e 80 pousadas em toda a América do Sul? Por que será? Será por que poluímos a região como andam falando, ou poluindo o rio??? Quanta mentira, né? É só ir lá e ver que é uma grande mentira.