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Convex Datacenter
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  • #1

    A Trilha Mais Difícil do Brasil!!!




    Pessoal,

    Gostaria de aproveitar o fórum e propor uma boa discussão por aqui:

    Graças às caracteristicas geológicas e climáticas que temos no Brasil, somos privilegiados por contar contar com os mais diversos tipos de trilhas e enroscos imagináveis.

    Graças também a essas mesmas caracteristicas, todos nós sabemos o quanto é difícil classificar as nossas trilhas, onde apenas uma chuva pode mudar radicalmente o grau de dificuldade e o que seria um simples passeio de final de semana se torna num inferno...

    O problema de de classificar as trilhas também se encontra na subjetividade do que é a dificuldade, seja ela pelo desconhecimento ou falta de preparo do conjunto jipe/jipeiro.

    Entretanto existem lugares que são verdadeiros mitos para o Jipeiro Trilheiro: Trilhas que um dia certamente deverão deixar a sua marca na pintura de qualquer jipe veterano que se preze!

    Bonete???....
    Trilha do Telegrafo???...
    A mistêriosa trilha que liga Parelheiros a Peruibe???...

    Enfim... Na sua opnião: Qual é a trilha mais difícil do Brasil?!?

    []´s

  • #2
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
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    Fabio,

    A sua pergunta e impossivel de ser respondida na minha opinião pelos motivos abaixo:

    1) Cada dia e um dia, todo vez que se volta a uma trilha ela esta diferente.

    2) Teriamos que com um mesmo veiculo tentar todas as trilhas do pais para verificar qual seria mais dificil, nao esquecendo de observar o item 1.

    3) Ate que limite uma passagem e considerada trilha? O telegrafo por exemplo nao se anda muito sem usar o guincho, aquilo e trilha?( nao conheço pessoalmente mas ja ouvi alguns relatos)

    Eu tambem gosto de trilhas dificeis, para falar a verdade nao uso meu Jeep ha algum tempo por falta de oportunidade aqui no RJ, se quiser podemos reunir alguns malucos e fazer uns eventos tipo a galera de SP convida para fazermos algo hard por ai e depois a galera de MG faz o mesmo, em seguida fazemos aqui no RJ e assim por diante.
    Depois de um tempo teriamos experiencia para falarmos a respeito.

    Estou a disposição para começar, abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
    Wrangler "ligeiramente" modificado para as trilhas
    Toyota SW4 original por enquanto para viagens e passeios.

  • #3
    Sandro,

    Claro que a questão da trilha mais difícil do Brasil é filosófica e não prática!

    Outrossim, uma das trilhas que mencionei em meus exemplos, a tal da inexplorada estrada que vai de Parelheiros a Peruibe... na verdade é um barranco intransitável, só passa jipe se for rolando Serra do Mar abaixo!!! Vamos então, tentar limitar nosso universo às trilhas conhecidas da grande massa trilheira.

    Em relação ao Telegrafo, deixe-me comentar um causo:
    Outro dia ouvi uma frase de um colega jipeiro que se sentia desorientado encontrando uma trilha aonde esperava ter um passeio light: Com um ar de desapontamento ele dizia: "_Não existe trilha fácil!"... logo veio a minha cabeça a réplica, que nunca foi usada: "O que não existe é trilha difícil!!! Seu jipe é que está mal dimensionado!!!" Fico imaginando se com a preparação que você, Sandro, tem no seu jipe, e agora com os pneus de 38", o Telégrafo realmente é aquele bicho papão todo!!!

    Depois que preparei meu CJ, enfrentei duas das mais temidas (embora em boas condições) trilhas de SP sem problema algum: O Verde 1 e o Cachorro Louco. Essas trilhas são conhecidas como trilhas que destroem os carros: A única baixa que trouxe das duas foi um vazamento no cilindro do freio!

    Claro que a idéia de movimentarmos a galera de vários estados é algo realmente excitante.... Vamos começar a pensar melhor no assunto.

    []´s

  • #4
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
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    Fico feliz em saber que voce nao e louco, por um momento achei que voce tinha real interesse em definir a trilha mais dificil.

    Fico imaginando se com a preparação que você, Sandro, tem no seu jipe, e agora com os pneus de 38",
    Os pneus que comprei sao 36" e ainda nem montei ja que vendi aquelas bead locks que comprei de voce e ainda nao terminei as que estou fazendo para mim, falta pintar e montar.
    Com relaçao a preparaçao do Jeep voce nao imagina cada vergonha que ja passei nos passeios da vida aqui no RJ, sabe quando voce relaxa na guiada confiando demais no Jeep, pois e volta e meia eu fico preso onde varios outros bem menos preparados passam, dificil nao e desatolar o Jeep e sim aturar as gozaçoes.

    Estou esperando o Bill terminar o Spider para cobrar o convite para conhecer esta tal de Cachorro Louco, o Verde 1 eu ja conheço inclusive estive la duas vezes, na primeira passei em 14 horas e na segunda em 36 horas. Tenho vontade de conhecer o Bonete mas ouvi dizer que nao somos bem vindos por la.

    Temos excelentes trilhas aqui no RJ principalmente na regiao de Petropolis,
    tem uma tal de Superbonder que ja foi ate feita subindo em meia hora no passado e hoje a galera so faz descendo ja que subindo nao da mais.

    Bem espero que se confirme minha visita a voces ai um dia e quem sabe ate voces venham passar um fim de semana aqui conosco.

    Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
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  • #5
    Citação Postado originalmente por Sandro Tannuri

    snip.........

    Estou esperando o Bill terminar o Spider para cobrar o convite para conhecer esta tal de Cachorro Louco,


    snip........

    ,

    Eu também estou esperando. Cada vez que vou na garagem, vejo aquela encrenca lá......... :P

    Estou fazendo umas modificações num outro Samuca (SPOA, molas maiores, missing links, Air Lock, etc) e deveria terminá-lo até o fim do mês. Daí, volto firme no meu.........

    Abraços com o jipe parado um puto tempo,

  • #6
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
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    Eu também estou esperando. Cada vez que vou na garagem, vejo aquela encrenca lá.........

    Estou fazendo umas modificações num outro Samuca (SPOA, molas maiores, missing links, Air Lock, etc) e deveria terminá-lo até o fim do mês. Daí, volto firme no meu.........

    Abraços com o jipe parado um puto tempo,
    Fica pronto para o Endurance Trial?

    Tem um amigo me enchendo o saco para eu dar uma copia daquele seu desenho dos aneis Bead Lock,não acho correto entregar sem sua autorização, posso fazer isso?

    Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
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  • #7
    Usuário Avatar de andre
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    Trilha difícil

    Caros amigos, aqui em BH temos muitas trilhas difíceis e a algum tempo estamos fazendo um levantamento para graduar as mesmas. Como disseram, a maioria delas muda completamente com a chuva.
    Independente disso, o Endurance Trial oferece a todos a oportunidade de testar suas máquinas e habilidades em todos os tipos de terreno, o colega Sandro é testemunha disso e levou o primeiro lugar em nossa prova . E aí Bill, existe melhor lugar para testar asmodificações que adoramos fazer? Diga lá Sandro, preparado para a próxima dia 03/05? Será no mesmo local só que desta vez sem chuva (espero). Convido a todos que venham participar ou conhecer um pouco do trabalho que temos desenvolvido. Afinal, será que vou ter que parar de organizar para tentar desbancar o Sandro? Deêm uma olhada no nosso site e preparem-se pois asinscrições logo logo estarão abertas no site: www.radicaloffroadclube.com.br
    Abraço a todos,

  • #8
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Classificação de uma trilha!

    Olá turma!

    Que tal levar a sério esse papo de classificar as trilhas?
    Tô a fim de tentar... Primeiro devemos derrubar os possíveis impecílios para a classificação, tipo: "quando chove muda radicalmente". No seco é um nível, no molhado é outro. Com corredeiras de rios é + ou - assim, rio normal, na seca e nas cheias.
    "Teríamos que fazer todas com o mesmo veículo". Por quê? Temos que classificar a trilha, não o equipamento usado. Novamente: a corredeira é nivel 4, independente se vc vai de caiaque, bote ou lancha!
    "Até que limite uma passagem e considerada trilha? O telégrafo por exemplo não se anda muito sem usar o guincho, aquilo é trilha?" Qualquer terreno usado para se andar de Jeep é trilha! Não precisa estar demarcado previamente! Se tem que usar o guincho a cada 10 metros, é sinal que é difícil, mas não impossível, logo É TRILHA!
    "O problema de classificar as trilhas também se encontra na subjetividade do que é a dificuldade, seja ela pelo desconhecimento ou falta de preparo do conjunto jipe/jipeiro." Novamente: vamos classificar o terreno, não a capacidade do jeep e do jipeiro.
    E aí, entenderam onde quero chegar? Vamos nos concentrar no terreno, esqueçam as máquinas e o braço do piloto. Uma corredeira nível 2 é o fim do mundo para um iniciante, mas para um experiente é brincadeira. Portanto vamos tentar classificar o solo encontrado: barro, rio, pedras, vegetação, inclinação do terreno, obstáculos.
    Alguém me ajuda?

  • #9
    http://www.4x4wire.com/trail/technique/rating/

    Trail conditions change, and something that is hard for one driver might be easy for another, even if they are driving the same vehicle. A rainstorm might make an easy trail impassable, or a hard one easy.

    So rating trails is tough. Be aware that conditions can change and the experience level of the person doing the rating may be different from yours. While we've tried to make this system useful, take these or any rating methods with a grain of salt - use our ratings as guidelines only.

    2WD Easy

    Graded dirt or gravel road

    Vehicles:

    Any, including passenger cars

    4WD Easy

    unimproved dirt road, 4wd and extra clearance may or may not be needed, street tires ok

    Vehicles:

    Any 4wd, high-clearance pickup trucks with 2wd

    4wd Easy +

    4wd needed, some low range, suitable for novice drivers, street tires ok

    Vehicles:

    Any 4wd, including stock SUVs

    4WD Moderate

    4wd low range required, difficult terrain, some steep grades but no major rock obstacles, trail tires needed but stock suspension ok, challenge for novice drivers

    Vehicles:

    Any modified 4wd, stock SUVs with trail tires

    4WD Challenging

    Difficult trail, with obstacles, can be done with a stock vehicle with a very experienced driver but not recommended. This is the limit of a stock SUV. Occasional off-camber situations, some steep grades, may be water crossings or sand hazards.

    Vehicles:

    31 inch tires, at least a mild lift, rear locker or limited slip

    4WD Hard

    Difficult trail. Grades and off-camber situations may exceed 25 degrees, water crossings 2 feet deep, lots of rock crawling, body damage possible.

    Vehicles:

    Modified with lift, hard locker, 31 inch tires minimum

    4WD Hard+

    Tough trail. Lots of rocks, grades and off-camber situations may exceed 30 degrees, winch may be needed. Body damage or equipment failures likely.

    Vehicles:

    2 to 4 inch lift, 33" tires, locker in rear, limited slip or locker in front, winch, extra gears.

    4WD Extreme

    Very tough trail. Lots of rocks, grades and off-camber situations may exceed 30 degrees, winch may be needed. Body damage or equipment failures likely.

    Vehicles:

    4 inch lift or more, 35" or mre tires, lockers front and rear, winch, extra gears.



    http://www.extreme4x4.com/departments/trail_rating/

    You'll be seeing many new 4x4 trail features here at Extreme 4x4.com. There are different ways of rating trail difficulty out there, but we decided to use one that's simple and easy to understand:

    CIRCLE - EASY: Stock four-wheel drive vehicles of any kind can travel a circle-rated trail.

    SQUARE - MODERATE: Four-wheel drive needed, as well as some driving skill. Larger tires and a traction-aid in a differential will make square-rated trails easy.

    DIAMOND - DIFFICULT: Modified 4x4's required. Locking differentials, larger tires and suspension modifications, as well as good driving, will stand you in good stead on these roads and trails (a diamond-rated trail is equal to the old 4+-rating, so don't think a diamond trail is going to be easy).

    DOUBLE DIAMOND - EXTREME: These are the ones we like. Well-modified 4x4's and experienced drivers MAY be able to get through these roads and trails. Body and mechanical damage likely.

    This system isn't perfect, but it's much simpler than most rating systems. Remember, any rating system is subjective and YOU must be the one to evaluate any road or trail before you lock the hubs.


    http://abell.as.arizona.edu/~hill/4x4/rating.html

    Off-Highway Trail Rating System
    The Arizona State Association of Four Wheel Drive Clubs uses the following rating system to establish the relative difficulty of off-road trails.
    Class 1
    Passable by stock and two-wheel-drive vehicles; improved dirt, gravel, etc.
    Class 2
    Ground clearance required for stock two-wheel-drive pickups, vans, etc. Some mudholes or rocks that would stop most vehicles. Four-wheel-drive makes travel easy where others would have problems.
    Class 3
    Four-wheel-drive required in places, due to terrain and loose traction, for safe, easy travel. Low-range gears used occasionally. Street tires unacceptable.
    Class 4
    Four-wheel-drive required, usually in low range. Greatest amount of ground clearance handy due to moderate sized rocks and obstacles. Jacks and winches advised.
    Class 5
    Not advisable for novice drivers without experienced help. Potentially dangerous situations! Maximum ground clearance and lowest gears required. Jacks or winches indispensable when needed due to large boulders, steep inclines, etc.


    http://4crawler.cruiserpages.com/4x4/4x4_trips.shtml
    Trail Difficulty Ratings:
    There are a few different trail rating system in use. You need to be careful to know what scale a given trail is rated on. A "4" on a 1-4 scale is a whole lot tougher than a "4" on a 1-10 scale. Here's some rating systems I've run across:
    The 1-4 system:
    1. All weather road; 4WD not needed.
    1-1/2. Graded road; 4WD may be needed in poor weather.
    2. Unimproved or rarely graded road. 4WD or extra clearance needed at times, with no special driving skills required.
    2-1/2. Road rarely maintained, 4WD, good clearance, low gears often needed, with some extra care and a bit of driving experience useful.
    3. Road in difficult terrain, rarely maintained, 4WD, good clearance, and low gears essential, with some driving skill and daring required.
    3-1/2. Road in difficult terrain, probably maintained only by occasional users. Excellent stock truck or utility vehicle required, with considerable driving skill and daring needed.
    4. Trail either never bladed or badly eroded. Stock vehicles are in jeopardy. Modifications for improved off-road performance and top driving skills needed.
    4+. We can hardly improve on the original description written a few years ago by Jack Bickers: "with driving by World Class Yahoo Jeepers not much concerned with vehicle durability or personal safety." It is common to have as many as 10 percent of the vehicles experience major mechanical failures (gears, axles, driveshafts) on these trails.
    The 1-10 system:
    The Jeep Jamboree version:
    1 - 2. Quite mild and may not even require the use of four-wheel drive (4WD).
    3 - 4. Moderate trails in which 4WD is required.
    5 - 6. You could encounter mud holes, climb over small rocks, and generally experience more difficult four-wheeling conditions.
    7 - 9 present the possibility of getting stuck. Mud holes here will be deep and extreme, and the rock climbing will be more arduous.
    10 reserved for only one - the Rubicon. Past participants know this rating is justly deserved. You'll do things on this trail that you never thought possible in your Jeep vehicle. The Rubicon is not recommended for Cherokee or Grand Cherokee models.
    Then there is the infamousYosemite Decimal System for those *really* hard core trails
    (I'd rate Surprise Canyon somewhere around a 5.6)
    Class 1. Hiking (driving) on trail.
    Class 2. Cross country travel requiring route finding skills.
    Class 3. Scrambling on rocks using hands as well as feet (and tires).
    Class 4. Climbing on steep terrain requiring (wire) roped belay (a.k.a. winching).
    Class 5. Climbing involving technical moves and protective hardware (Pull-Pal).
    5.0 to 5.4. There are two hand- and two foot-holds for every move; the holds become progressively smaller as the number increases (two tires in the air - lockers required).
    5.5 to 5.6. The two hand- and two footholds are there, obvious to the experienced, but not necessarily so to the beginner.
    5.7. The move is missing one hand- or foothold.
    5.8. The move is missing two holds of the four, or missing only one but is very strenuous.
    5.9. The move has only one reasonable hold which may be for either a foot or a hand.
    5.10. No hand- or footholds. The choices are to pretend a hold is there, pray a lot, or go home.
    5.11. After thorough inspection you conclude this move is obviously impossible; however, occasionally someone actually accomplishes it. Since there is nothing for a handhold, grab it with both hands.
    5.12. The surface is as smooth as glass and vertical. No one has really ever made this move, although a few claim they have.
    5.13. This is identical to 5.12 except it is located under overhanging rock.

  • #10
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Classificação de uma trilha!

    Olá Bill!

    Legal, como sempre "eles" já têm... Vou traduzir e ver se podemos aplicar na íntegra ou usar ao menos uma parte...
    Valeu Bill...

  • #11
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Classificação de uma trilha!

    Grande Bill!

    É... mesmo lá eles têm classificações diferentes. Eles também classificam dizendo qual o equipamento necessário, porém isso é muito relativo, um bom guincho resolve muita coisa. Mas gostei, particularmente do modo que o "The Arizona State Association of Four Wheel Drive Club" classifica as trilhas, dividindo em 5 classes. Considero mais simples e creio que seja possível elaborar algo dentro desses parâmetros. Os outros são mais complexos e iriam gerar muitas discussões... Vou ver o que consigo fazer. Valeu! 8)

  • #12
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Classificação de uma trilha!

    Olá PessoALL!

    Com a ajuda recebida do nosso amigo Bill, elaborei uma classificação para as trilhas, numa humilde tentativa de "medir" o grau de dificuldade das mesmas. Tendo em mente que, com a possibilidade de chover, uma trilha pode elevar a sua classificação. Uma "classe2" pode se tornar "classe 3", depois de uma chuva e assim sucessivamente.
    Estou tentando... Aguardo críticas e sugestões construtivas!

    Classificação de Trilhas

    Classe 1 – Estradas de chão batido ou cascalho. Transitável para veículos baixos com tração 4x2.

    Classe 2 – Caminhos secundários, com buracos, pedras, facões e algumas erosões pequenas. Transitável para veículos com maior vão livre do solo, com tração 4x2. Tração 4x4 opcional, Pick-ups, SUVs. Dunas de areia podem ser transitadas por um 4x2, desde que com peso e pneus apropriados. Um SUV ou Pick-up precisará da tração 4x4.

    Classe 3 – Caminhos abandonados ou trilhas abertas, com buracos, pedras, facões, lama rasa. Grandes Dunas e areia fofa. Obrigatório uso de tração 4x4, pneus mistos e uso ocasional da reduzida.

    Classe 4 – Trilha com obstáculos medianos, atoleiros, erosões, aclives e declives acentuados, inclinações laterais, travessia de alagados, rios e areia movediça. Uso de tração 4x4 com reduzida, pneus tipo MUD, grande vão livre do solo. Recomenda-se uso de macacos Hi-Lift, guincho e bloqueios, santo antônio ou gaiola para veículos abertos.

    Classe 5 – Trilhas com grandes obstáculos e muita dificuldade. Situações potencialmente perigosas. Não recomendado para motoristas novatos, sem auxílio de um mais experiente. Matas fechadas, inclinações laterais, aclives e declives em ângulo máximo, travessia de águas profundas (acima de 1,5 m), atoleiros profundos e longos, grandes pedras, areia movediça. Uso obrigatório de 4x4 com reduzida, bloqueios de diferenciais, pneus de desenho agressivo, máximo vão livre, gaiola de proteção, cintos 3 ou 4 pontas, guincho, macacos Hi-Lift, patesca, cintas, etc.

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