Nao sou mecanico, mas tive que trocar da minha e vi o mecanico trabalhar. Ele soltou o cardã em ambas as pontas (cruzetas), depois o retirou. Ai fez a troca da peça toda de fixação do cardã, pq no meu caso o problema era a peça. O novo rolamento que ele colocou é de caminhão, segundo ele, mas tem o incoveniente de ter que ser engraxado a cada 5.000 km, então toda vez que faço a troca de óleo aproveito pra lubrificar.
Adriano.
Alinhamento e balanceamento sempre é bom, mas, só se o eixo cardã estiver empenado, senão é só trocar o rolamento. Se, após a troca do rolamento ficar com vibração, aí vai ter que verificar se os suportes do eixo cardan estão alinhados com a CT ou CM, etc.; e por último, o eixo deve ir para o equipamento de bancada, para alinhamento e balanceamento.
Tive opinião de 3 mecânicos. Um especialista em off road, um chefe de mecânica da nissan e um com 20 anos experiência em mecânica de carro normal. 2 disseram q eu só deveria trocar os rolamentos se tivessem roncando e que se eu abrisse teria q estar preparado pra trocar tudo. O do off-road disse q eu precisava trocar os rolamentos e q era urgente. E agora?
Rmguimar,
Tive que trocar o rolamento do cardã da minha hilux 2008, o processo foi muito simples para troca. Qualquer mecânico consegue executar esse serviço em pouco tempo. No meu caso a dificuldade foi em descobrir que o chiado vinha deste rolamento depois que esquentava. Nem na CSS descobriram. Tive que apoiar o carro sobre cavaletes e colocar pra girar para ver aonde estava o defeito. É importante marcar a posição do cardã antes de removê-lo.
Boa sorte!