sem querer desacreditar no que vc. está falando, mas pelo que vc. está relatando, não me parece que haja algum problema com a sua tração.
Bom, antes de mais nada, eu vou até verificar o manual da minha, mas engatar o 4x4 sem travar a roda-livre, é exatamente a mesma coisa que andar em 4x2, já que o diferencial dianteiro é acionado mas a tração não é direcionada para as rodas. Se o manual falar em 4x4 Low com as rodas livres desligadas, pode até fazer algum sentido, pois você continuará em 4x2, mas girando as rodas traseiras em velocidade menor, mas em 4x4 High é inócuo.
Quanto à segurar as rodas, será que vc. não está confundindo as dianteiras com as traseiras? Digo isso pois sua picape tem sistema LSD no eixo traseiro, o que justificaria vc. não conseguir "segurar" uma das rodas. Já no eixo dianteiro, o diferencial é aberto, logo, se o carro estiver com as duas rodas no alto, vc. consegue parar uma e a outra continua girando (efeito diferencial).
De qualquer forma, voltando ao problema, já que vc. disse que agora vc. consegue "segurar" uma roda dianteira, faça o seguinte teste no eixo dianteiro:
Segure uma das rodas e veja se a outra traciona. Então solte a primeira e segure a segunda. Se o efeito for o mesmo, não se preocupe que sua tração está funcionando perfeitamente.
Já se, em algum dos casos, a roda solta não girar, vc. pode realmente ter um problema, mas como vc. não relata nenhum barulho ou coisa parecida, pode ser simplesmente a roda livre que não está travando. Neste caso uma boa limpeza pode resolver. É comum os mecânicos encherem a roda livre com graxa na hora de montar e o sistema acaba travando em "FREE" por falta de uso e excesso de graxa.
[ ]s