Postado originalmente por
Daniel1971
Amigos,
Adquiri uma Toyota SW4 96/97 em maio de 2011, e logo após uma viagem de 4500 km, uns 800km na terra, levei a viatura à oficina para uma revisão na qual foram substituídos os pivôs inferiores e superiores do veículo, pelo que me cobraram em cada peça R$ 510,00 (inf) e R$ 155,00 (sup).
Feita esta substituição, viajei em agosto e dezembro. O carro só andou um pouco na terra na primeira viagem. Voltei a viajar depois do Natal, voltando agora dia 08/01. Após enfrentar a estrada de Guaraqueçaba-PR, 80km bastante esburacados, ida e volta, o carro passou a apresentar um ruído na roda dianteira esquerda, quando a tração 4x4 era acionada, o que me forçou a voltar ao RJ no 4x2.
Enviei o carro para a oficina novamente e... Supresa!!! Novo orçamento, para substituição dos mesmos pivôs que havíamos trocado em julho, desta vez 15% mais caros, devido à alta do dólar.
Desde a primeira substituição dos pivôs, em 27 de julho, o carro rodou cerca de 6 mil km. Não dirijo "como uma moça", mas não forço o carro. Em estradas de terra *boas* respeito o limite de 60km por hora, evito buracos, e a estrada que o carro mais "apanhou" foi a de Guaraqueçaba (mantive 40km por hora, com o carro sacolejando bastante).
Minha esposa e eu estamos nos perguntando se a oficina está exagerando na previsão de substituição, ou se as peças estavam com defeito. Afinal, nunca ouvi falar sobre a Toyota sendo um carro de cristal.
Se alguém puder nos ajudar, agradeço.
Daniel Fernandes - RJ