Desde setembro, já troquei 2x os óleos e filtros da Hilux (95, japa, motor 3L).
Sempre levo no mesmo posto desde os tempos de Bandeirante, mas devo confessar que fiquei em dúvida com a Hilux pois nessas 2 vezes da troca, o funcionário não foi o mesmo, e o filtro do diesel também foi de marca diferente:
- Na primeira vez, logo que comprei, troquei o filtro do óleo que já havia (FRAM ref. PH8A) por um igual, e agora repetiu a dose. Ou seja, estou usando FRAM PH8A. No site da FRAM diz que a HILUX >92 usa filtro referencia PH5123 (???????)
- O filtro do Diesel, trocou, antes era VOX, FBD999 (em uso qdo da compra) e agora o cara do posto colocou um filtro da BESTA, marca TECFIL, ref. PSC998. O site da TECFIL fala que o filtro correto seria PSC999. Mas olhei tb as medidas e não coincide.. só a rosca é igual (M20). de novo ??????????..
- Filtro de Ar, havia um FRAM ref. CA4255 e permaneceu. Mas no site da FRAM fala no filtro CA10703...
Alias, nos sites fazem uma confusão entre Hilux SW e Cd, as vezes põe junto, separam.. nem dá para saber direito de qual picape estão se referindo..
Então, me surgiu a idéia de perguntar aqui no Fórum para sabe que filtros estão usando nas Hiluxs japas!!!
ah, Outra coisa que mudou foi a viscosidade do óleo (isso me deixou muito apreensivo). esse último frentista me disse que o óleo adequado seria um monoviscoso, por ser motor aspirado e meteu Lubra Turbo CF 40W. Sempre usei desde a bandeirante o TEXACO TDX premium..e depois o LUBRAX TOP (15-40W). Olhei no manual da Hilux e fala o seguinte:
- Consulte o seu concessionário Toyota para ober informações mais detalhadas a respeito do óleo mais adequado para o seu veículo.
- Classificação API, motor Diesel: CC, CD ou melhor.. Só que hoje temos novas categorias de óleos (CF, CG, CI, CH). Então penso que todos óleos comercializados hoje atendem a norma API para esse motor.. certo?
abraços,
André