Caros amigos,
Instalei um manômetro de pressão do turbo na minha viatura, uma SW4 1999. Quando acelero, o motor "enche" rapidamente e o carro tá andando muito bem, mas mesmo em subidas a manômetro mostra que a pressão chega, no máximo, e, 0,7 Kgf/cm² ou seja, 700 gramas... Alguém sabe me dizer se está dentro dos parâmetros normais? Seria conveniente aumentar essa pressão ou se eu fizer isso pode diminuir a durabilidade do motor?
Esclareço que instalei um kit de intercooler, fabricado pela Maxcooler, e que na instalação foram colocadas, por recomendação do manual do fabricante, umas arruelas espaçadoras nos parafusos de fixação da válvula westgate, o que, ainda segundo a Maxcooler, elevaria a pressão da turbina para 1,0 Kgf/cm². Daí a minha dúvida...
Um abraço, Delfim.
Caros amigos,
Instalei um manômetro de pressão do turbo na minha viatura, uma SW4 1999. Quando acelero, o motor "enche" rapidamente e o carro tá andando muito bem, mas mesmo em subidas a manômetro mostra que a pressão chega, no máximo, e, 0,7 Kgf/cm² ou seja, 700 gramas... Alguém sabe me dizer se está dentro dos parâmetros normais? Seria conveniente aumentar essa pressão ou se eu fizer isso pode diminuir a durabilidade do motor?
Esclareço que instalei um kit de intercooler, fabricado pela Maxcooler, e que na instalação foram colocadas, por recomendação do manual do fabricante, umas arruelas espaçadoras nos parafusos de fixação da válvula westgate, o que, ainda segundo a Maxcooler, elevaria a pressão da turbina para 1,0 Kgf/cm². Daí a minha dúvida...
Um abraço, Delfim.
Amigo,
Ao instalar um intercooler e necessário um aumento no débito da B.I.
pelo que voçê escreveu isto não foi feito. Não adianta so regular o westgate, tem mandar mais combustivel ainda mais com a instação do cooler.
Caros amigos,
Instalei um manômetro de pressão do turbo na minha viatura, uma SW4 1999. Quando acelero, o motor "enche" rapidamente e o carro tá andando muito bem, mas mesmo em subidas a manômetro mostra que a pressão chega, no máximo, e, 0,7 Kgf/cm² ou seja, 700 gramas... Alguém sabe me dizer se está dentro dos parâmetros normais? Seria conveniente aumentar essa pressão ou se eu fizer isso pode diminuir a durabilidade do motor?
Esclareço que instalei um kit de intercooler, fabricado pela Maxcooler, e que na instalação foram colocadas, por recomendação do manual do fabricante, umas arruelas espaçadoras nos parafusos de fixação da válvula westgate, o que, ainda segundo a Maxcooler, elevaria a pressão da turbina para 1,0 Kgf/cm². Daí a minha dúvida...
Um abraço, Delfim.
Amigo Delfim,
Parabens pela instalação do manômetro da pressão do turbo.Você conseguiu a columa de instrumentos?
No site abaixo eles vendem esta coluna para instrumentos. Ainda não sei se eles mandam para o Brasil e não conheço ninguem que comprou para pedir informações. O nome técnico desta peça é: Pillar Pod. http://www.gaugepods.com/toyota.html
Perguntas
- Onde (no motor) você tirou o ponto de medida para o manometro de pressão de turbo? A recomendação é que seja feito no coletor de admissão.
- A pressão do turbo é de 0,52 à 0,68 Kgf/cm² a 4600 RPM. Você mediu com esta rotação?
- Quando aumentamos a pressão da turbina, consequentemente haverá uma redução na vida útil do motor. Lembresse, este motor foi dimensionado para a pressão mencionada acima, qualquer pressão diferente desta está fora do projetado.
- Para aumentar a quantidade de diesel é bom você utilizar um Opacimetro para não ter problemas de multas pela Cetesb. Na coluna da porta do lado passageiro tem uma etiqueta que indica o nível máximo que o opacimetro deverá medir.