O aumento da potência deve-se tbém ao fato do ar entrar mais frio na câmara de combustão e ser rápidamente aquecido com a combustão sob pressão, pois o ar frio tem uma massa menor q o ar quente, faça o teste vc mesmo pegando uma garrafa pet e deixando ela fechada por alguns minutos no sol, qdo vc fechar o ar dentro vai estar na temperatura ambiente qdo aquecer com o sol e vc abrí-la vai notar q vai escapar uma pressão e isso é uma fonte de energia gerada com o aumento da massa dento da garrafa e isso acontece tbém na camara de combustão só q em maior proporção devido a quantidade de ar injetado na câmara de combustão através do turbo e juntando a isto mais combustível e mais presão do turbo dentro de parâmetros exatos teremos um resultado bom.
Então respondendo suas perguntas no meu ponto de vista:
1-Na minha opinião não a risco pro motor além dos q já possam existir no momento da instalação, devido tipo manutenções erradas ou não executadas e procedimentos errados tipo "dar uma abridinha na bomba".
2-Temos q abrir a bomba e aumentar a pressão para q a fogueira queime de acordo pois o ar apropriado vai estar lá.
3-No meu caso negociei por 1.600 latinhas c/ 30 dias de prazo na maxcooler em Goiânia, segundo eles vão me dar as instruções necessárias para regulagem da bomba e do turbo, acho q vou fzer eu mesmo pois já estive conversando c/ um bombista aqui na minha cidade e não senti a menor firmeza nas palavras dele.
Já tenho experiência c/ intercooler pois instalei o equipo em uma D20 ano 88 q tive até o ano de 2001 e achei muito bom. Certa vez em uma viagem c/ ela quebrou uma pá da hélice do radiador, tive q tirá-la na estrada pois o desbalanceamento fazia trepidar muito e mesmo sem a hélice o motor não modificou a temperatura nem menso nas subidas e olha q eu tava c/ uns 800 quilos em cima da caçamba, rodei assim por quase 100km e c/ certeza o intercooler ajudou pois com ele vc precisa pisar menos para ter a mesma potência q teria s/ ele.
Vou parar por aqui q seão vira um jornalzão chato de ler!