x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 19 de 19
  • #13
    Usuário Avatar de veterinario
    Entrada
    13/05/2008
    Local
    Campo Grande/MS
    Idade
    51
    Posts
    107
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por Francisco Bicalho Ver Post
    oi De Carli

    lá no começo eu fiz alusão ao tamanho do intercooler e o fato dos dutos não terem vazamentos para não perder pressão. Se com o intercooler instalado, grande ou pequeno, mesmo assim o turbo ainda mostrar pressão no manômetro (.4 ou .5 kg pelo menos em aceleração normal) a turbina está cumprindo o papel dela.

    No meu caso eu tenho um motor do caminhão MB-914, o OM 364-LA que tem um intercooler bem grande. Só que eu tive que trocar o coletor de admissão por um de desenho diferente (também da Mercedes) porque o que veio com o motor não cabia no cofre do Bandeirante. A boca desse coletor que substituiu o outro é de 80 mm de ø e a boca da saída do caracol do turbo 40 mm ø, com as bocas do intercooler em 60 mm ø, ou seja, os diâmetros da tubulação cresciam à medida que se aproximavam do coletor de admissão. Tive que fazer um certo malabarismo com tubos inox e mangueiras lisas para acomodar o motor e o intercooler no cofre do carro. No fim das contas acho que ficou excelente. Não conheço nenhum outro Bandeirante com esse motor, ou com o intercooler original Garrett, que muita gente dizia que não caberia nunca no Bandeirante. Enfim, aquelas matérias que mandei no URL falam de dimencionamento de turbina, de intercooler, todo esse lado técnico que acho que você estava procurando.

    Não sei se você esta considerando mandar fazer um intercooler sob medida pra SW, tem gente em SP que faz e fica perfeito, também não sei as opções de intercooler no mercado para esse motor.

    Bicalho é um nome muito comum em Minas, mas acho que o André não deve ser parente.

    Bom fim de semana;
    Chico
    Chico, vc tem fotos ou link do fórum com fotos desse motor adaptado na sua viatura?

  • #14
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    Oi veterinario

    Já postei fotos em algum tópico mas não me lembro qual exatamente. Se você quiser, te mando fotos por e-mail. Me mande o seu endereço que eu te mando as fotos.

    Chico

  • #15
    Usuário
    Entrada
    25/11/2005
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    53
    Posts
    271
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Francisco Bicalho Ver Post
    Oi veterinario

    Já postei fotos em algum tópico mas não me lembro qual exatamente. Se você quiser, te mando fotos por e-mail. Me mande o seu endereço que eu te mando as fotos.

    Chico
    OPA..não manda só para o "capa gato" não, manda para mim tb..

    decarlifilho arrouba yahoo com br

    Dé Carli (engenheiro agrônomo)...

  • #16
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Estou pesquisando sobre a tubulação do intercooler pois antes de instalar o da minha band quero dimensionar tudo corretamente.

    Bom, a respeito do assunto inicial encontrei esse artigo muito legal mas que tá em inglês. Eu ainda estou no 5º mês de estudo o que não me permite traduzir perfeitamente mas o google translate quebra um galho, heheh.

    TurboSaturns.Net

    Se alguém souber algo a respeito da tubulação me informe.
    Um amigo no Facebook me indicou o artigo abaixo que é muito interessante mas não fala diretamente sobre dimensionamento da tubulação.
    http://eduloureiro.dominiotemporario.../wastegate.pdf

    []'s

  • #17
    Usuário Avatar de Elias_qf
    Entrada
    29/03/2011
    Local
    Osasco/SP
    Idade
    40
    Posts
    594
    Agradecimentos: 5
    boa noite os calculos são bem complicados achei alguns mas é praticamente impossivel de calcular

    tem esta pesquisa é bem legal vale a pena ler

    http://eduloureiro.dominiotemporario.../wastegate.pdf

  • #18
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    71
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    Não vejo muita dificuldade de dimensionar tanto o intercooler qto a tubulação .

    Eu raciocino por analogia , um intercooler ideal seria aquel do tamanho mínimo que existe em um carro com o mesmo motor ou um motor maior , se é uma TOYOTA HILUX colocaria um intercooler no mínimo do tamanho das HILUX 3.0 .

    Qto a tubulação terá que ser uma tubulação de alta pressão com o diametro igual ao da saída da turbina e pronto .

    Adaptei um motor MWM 2.8 em meu ENGESA e coloquei o intercooler da S-10 que tem o mesmo motor , tive que trocar as posições da entrada e saída do intercooler e fui numa loja de borrachas e comprei as que tinham as curvas que eu precisava e esta lá funcionando beleza , não tem segredo .

    Lembrando que teve curvas que não existia de borracha para tal daí eu fiz as curvas com tubo de aço e usei pedaços de mangueira e abraçadeiras para fazer as conecções .

    Não tem segredo , se vai colocar intercooler nas HILUX ou SW4 é a mesma coisa , pega um intercooler das HILUX novas ou da S-10 , lembrando que o intercooler sendo instalado na frente do carro a eficiencia é melhor . E qto maior o intercooler melhor será a eficiencia , desde que tenha espaço para colocar .

    E se a boca da entrada da admissão for de diametro menor do que a da saída da turbina , é só fazer uma redução com tubo de aço , não tem dificuldade nenhuma .
    4X4 Brasil

  • #19
    Usuário
    Entrada
    02/07/2024
    Local
    Primavera do leste/MT
    Idade
    19
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Respondendo sobre os post sobre dimensionamento de intercooler

    Citação Postado originalmente por decarlifilho Ver Post
    Aos Engenheirs de plantão...

    Alguem sabe como se faz o dimensionamento de um intercooler.

    Matematicamente e Mecânicamente???
    Vazão necessária, tamanho, melhor colmeia, etc.

    Dé Carl
    Primeiro vou falar sobre o "lag" que alguns citaram, o lag gerado por um intercooler grande, não é a restrição de ar a questão. Oque o turbo faz é criar uma pressão positiva entre ele e a admissão, então o turbo comprime todo o ar que esta nesse caminho, então se você adiciona mais ar no caminho, logo demorara mais para que comprima o todo. E para calcular o quanto de tempo a mais mais demorar se adicionar um intercooler. Você pode usa o motor como referencia, mede o tempo que demora para atingir pressão de turbo, e mede o volume de ar da tubulaçao, divide um pelo outro e terá segundo/por cm2, e com esse valor você chega o adicional de tempo que o intecooler vai acrecentar(que provavelmente será minimo)

    Agora sobre a capacidade de refrigeração, acredito que nos não vamos conseguir calcular, então utilize um pré dimensionado. Ex: você vai intercoolar um motor 2.8, coloque um intercooler que seja usado em motores 2.8, e assim por diante.

    Para eu, se fosse dimencionar, me atentaria a entrada e saida, utilizando o mesmo diametro de tubulação que o original, e tbm não focar muito em ganho de potencia, ate porque dependendo do motor não vai mudar muito.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade