x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário Avatar de dpab
    Entrada
    04/06/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    62
    Posts
    2,049
    Agradecimentos: 5

    Arrow Sw4 1999 - problema com os freios




    Caros amigos,
    Estou com um problema nos freios da minha SW4 1999 (Com ABS) que os mecânicos até agora consultados não resolveram, já estou ficando desanimado. Segue o relato:
    Após fazer a sangria do sistema, com a substituição total do fluido (dot 4) e utilizando máquina de sangria, nas primeiras freadas (4 ou 5), a roda dianteira esquerda simplesmente trava, como se eu houvesse pisado forte no freio, chegando a cantar o pneu e a suspensão trabalhar para a esquerda. A roda freia bruscamente, mesmo pisando bem de leve no pedal. Isso acontece, como eu disse, nas primeiras freadas e depois que o carro esquenta, pára. Já foram feitas várias tentativas de se descobrir o que está causando isso e nada...
    Foram feitas duas novas sangrias completas, e não resultou...
    Invertemos as pastilhas de lado, da esq para dir e vice-versa, e não resultou...
    Limpamos os sensores do ABS e testamos a continuidade dos mesmos, e não resultou...
    Por fim, na esperança de que fosse algum problema com as pinças de freio, mandei trocar o reparo de ambas (gastei R$ 440,00 nisso !) e não resultou...
    Esclareço que a luz do ABS jamais acendeu ou piscou, a não ser quando viro a chave de ignição, antes de ligar o motor, o que é normal.
    O mecânico afirma que não pode ser problema no cilindro mestre, pq o mesmo possui dois pistões internos e tem duas saídas (uma para a dianteira e outra para a traseira), e se o problema ali residisse travariam ambas as rodas e não somente a esquerda, procede?
    Essas saídas do cilindro mestre entram no módulo do ABS e de lá saem 3 saídas, sendo uma para ambas as rodas traseiras e as outras duas são para as rodas dianteiras, separadamente. Então pergunto:
    Será que o defeito é no ABS, na saída que vai para a roda dianteira esquerda?
    Será que é viável e/ou perigoso fazer um "by pass" no módulo ABS, para testar isso, ou seja, desligar a passagem por ele, fazendo o fluido chegar diretamente do cilindro mestre às rodas dianteiras? Por favor, me deem uma luz.... Obrigado, Delfim.

  • #2
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0

    Smile

    Citação Postado originalmente por dpab
    ... Será que o defeito é no ABS, na saída que vai para a roda dianteira esquerda? Será que é viável e/ou perigoso fazer um "by pass" no módulo ABS, para testar isso, ou seja, desligar a passagem por ele, fazendo o fluido chegar diretamente do cilindro mestre às rodas dianteiras? Por favor, me deem uma luz.... Obrigado, Delfim.
    Delfim,
    Duas hipóteses
    1) O flexível da roda esquerda está entupido. Já vi isto em outros veículos. O óleo de freio se deteriora com o tempo e ataca o revestimento do flexível. E é uma deterioração que até permite a passagem do óleo, mas em fluxo insuficiente. Você até pode achar que está tudo em ordem. Sugiro nverter os flexíveis de um lado para o outro. Dê uma volta e verifique o comportamento. Simples e barato.
    2) Sua idéia de fazer um by-pass no ABS me parece bem razoável. Mas acho que nem precisa fazer isso, mas simplesmente desligar o chicote elétrico do módulo do ABS ou retirar o fusível correspondente. Faça isso com o carro frio. Dê uma volta com cuidado e veja o que acontece.
    Dado que vc já tentou tudo, estas duas tentativas a mais talvez não resolvam, mas com certeza permitirão localizar o problema.
    Depois escreva para nós.
    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #3
    Usuário Avatar de dpab
    Entrada
    04/06/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    62
    Posts
    2,049
    Agradecimentos: 5

    Luca,

    Muito obrigado pelas sugestões, vou aplicá-las para ver o que acontece e reporto em seguida. Já ando desanimado com esse problema... Um abraço, Delfim.

  • #4
    Usuário Avatar de Engels Kbça
    Entrada
    14/06/2005
    Local
    Lauro de Freitas/BA
    Idade
    63
    Posts
    1,389
    Agradecimentos: 8

    Óleo correto

    Delfim
    O óleo recomendado é DOT3, conforme o manual da Toyota SW4.
    Um abraço
    SW4 -2000 TD3.0- Ironman - General Grabber AT2 265 /70 - 16

  • #5
    Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Local
    82825375764/OUTRO PAÍS
    Posts
    1,030
    Agradecimentos: 0
    Delfim, meu amigo, bom dia!

    Pergunta, antes de você trocar o óleo o freio estava normal?

    Se sim, seguindo o conselho do Engels, o óleo do freio da SW4 é o DOT 3 e neste caso, eu substituiria todo o óleo para o DOT3 e se não resolvesse o problema partiria para outras tentativas.

    Se você for substituir o óleo pelo DOT 3 (que é o recomendado), quando o mecanico for fazer a sangria (com a máquina), pede para ele verificar o fluxo de saida de óleo de cada roda, ou seja, o jato do óleo tem que ser parecido, e se não for pode ser o flexivel entupido. Este é apenas um teste visual.
    A maquina de sangria manda o óleo com uma pressão da ordem de 2 BAR e se o flexivel estiver entupido, ou se estiver com algum cilindro da roda (burrinho) com defeito, você verá facilmente onde está o defeito.

    Também, se o flexivel estiver com algum problema, ela pode "inchar" no momento que você aciona o freio. Se estiver desta forma, o lado que incha geralmente não tem pressão para acionar os pistões das pinça, e o lado oposto que está bom freia corretamente e faz com que o carro puxe para o lado bom do flexivel.

    Existem equipamentos (manometros) para ser instalado no local do parafuso de sangria das pinças e dos cilindros "burrinho" das rodas traseiras, (eu tenho um equipamento deste), que mostra qual é a pressão real que cada roda está recebendo quando o pedal de freio é acionado. Isso elimina a troca de reparos/troca de flexivel sem necessidade e ainda verifica se há vazamentos no sistema.
    Na minha opinião este é o teste mais barato e eficiente, pois elimina troca desnecessária de peças.

    Abs,

    Rubens

  • #6
    Grande Delfim,

    Problema resolvido ?

    Espero que sim.

    Não se esqueça de atualizar-nos, OK ?

    Aquele Abraço.
    Pedro Lopes
    Toyota SW4 2000TD

    Ironman Suspension / FourWheel Bumper / PIAA Lights / OGZ Snorkel / BF AT / Husky Liners

  • #7
    Usuário Avatar de Tadi
    Entrada
    02/03/2009
    Local
    Orleans/SC
    Idade
    58
    Posts
    353
    Agradecimentos: 3
    Verifique a regulagem das rodas traseiras. Isto aconteceu comigo semana passada. A pressao das rodas dianteiras sao maiores do que nas rodas traseiras e quando o freio esta desrregulado ou está sem lona a pressao aumenta nas rodas dianteiras fazendo com que a mesma trave.

  • #8
    Usuário Avatar de dpab
    Entrada
    04/06/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    62
    Posts
    2,049
    Agradecimentos: 5

    Caros amigos,

    Vou tentar encontrar alguma oficina que disponha desse aparelho que mede a pressão do sistema e vou mandar verificar a regulagem das sapatas de freio traseiras tb. Por enquanto, nada resolvido, reportarei assim que haja novidades... Muito obrigado a todos e continuem mandando sugestões, pois tentarei todas as alternativas até descobrir o que causa esse defeito misterioso. Um abraço, Delfim.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade