inicialmente gostaria de agradecer as respostas tão bem elaboradas e explicativas pelos colegas acima. Li todas com bastante atenção.
Por isso que eu gosto de fórum (aliás sou moderador de um grande fórum de outra natureza).
A respeito do carro que estou vendo, me permitam descrever o test drive que fiz na quinta-feira.
Primeiras impressões ao dirigir:
Pra mim que sou acostumado com automóveis, me pareceu ser um veículo pesado, robusto, motor com funcionamento "redondo" e esbanjando força.
O teste foi feito em subidas, descidas, ruas asfaltadas e com paralelepípedo (oh palavrinha difícil )
Pois bem, apesar de não conhecer praticamente nada de caminhonetes e carros a diesel, me pareceu que a parte mecânica está em bom estado.
As marchas entravam facilmente, o ruído do motor normal, sem engasgadas e a turbina zunindo baixinho.
Todos os acessórios funcionando (ar condicionado, vidros elétricos, alarme, até aquele truque no descanso do limpador traseiro está funcionando). Nas ruas esburacadas, não se ouve ruído de suspensão batendo ou rangendo.
Freios funcionando bem, porém, o dono disse que tá na hora de trocar as pastilhas.
por falar em dono, o carro está com ele há 5 anos e antes dele era do seu irmão e do seu filho, totalizando 10 anos na família.
É um senhor que transmite honestidade (até pelo local onde mora e a forma como fala com segurança sobre todos os detalhes do carro).
Voltando ao estado do veículo, a lataria é lisa e bem alinhada, sem amassados nem riscos. as portas "de geladeira". O carro "dorme" na garagem do prédio e apesar do dono ter outro carro (com baixíssima km), ele prefere usar a caminhonete no dia a dia. disse que se acostumou com a bruta. Está vendendo a caminhonete pois colocou uma prótese no quadril e vai precisar de câmbio automático.
O compartimento do motor está como se espera de um carro dessa idade. não aparenta ter sido batida (parafusos e partes que não dá pra remendar). Tem um pequeno vazamento ali perto do corta chama (que aliás nem vi) mas ele informa que existe e é de fácil solução. Só não fez porque é tão irrisório que resolveu não mexer.
Os pneus BF Goodrich, cujo tamanho não sei dizer, escrita branca estão pra baixo da meia vida (meio logo tem que trocar).
O que não gostei é da parte interna. os carpetes meio surrados (originais) e os bancos de couro, igualmente originais estão ressecados e rachados, porém sem estar rasgados. Os bancos traseiros em melhor estado. A aparência do interior por ser um carro de 20 anos não condiz com o exterior, porém, não tem graves defeitos. Segundo soube, a parte dos carpetes é fácil de trocar e talvez um talento nos bancos já dê outra estética também.
Minha esposa e filho foram no banco de trás e apesar de espaçoso, estranharam que pula bastante. Mas isso estou ciente que é uma característica do carro. No asfalto quase não se sente, mas na buraqueira pula bastante. Talvez depois se acostume.
Bom, era isso que me lembro por enquanto.
Novamente agradeço aos colegas que me antecederam por suas explicações e depois desse meu depoimento, aguardo novas informações se possível.
um abraço a todos.