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Convex Datacenter
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  • #1
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    08/05/2009
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    Hilux SW 4- 2.8 - Adaptar Turbina




    Possuo Toyota SW4 - 2.8, desde 2005, antes fui usuario de veiculos a gasolina (Automóvel), tenho um apego muito grande a minha Toyota, porém, ultimamente tenho viajado constantemente á passeio, o que tenho pensado em colocar um Kit completo de Turbina afim de melhorar o desempenho, uma vez que, não quero desfazer do veiculo, já entrei em contato com vários fornecedores, entre as quais, a SPA (São Paulo) onde fui bem atendido e mandaram um orçamento para um kit completo + cooler, oportunamente solicito dos novos companheiros , uma vez que, este é o meu primeiro contato que faço no forum, e espero algum retorno com uma orientação como proceder para efetuar a instação do kit completo e os passos que deverei percorrer para ficar satisfeito nesta minha intenção.

    Abraço,
    Jaques

  • #2
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    Caro Jaques
    Tenho uma sr5 2.8 2001 e coloquei uma turbina da SPA.O rendimento melhorou muito e agora pretendo instalar o cooler. Particularmente acho o kit da MAXCOOLER com melhor acabamento nos itens conexões e mangueiras. O problema dessas modificações vem depois, porque vc. vai achar o carro com relação de marcha muito curta sentirá o carro pedindo a 6a marcha.Estou aproveitando o seu tópico para tentar alguma solução mais fácil para este problema e contar com ajuda de foristas experientes para a solução.
    1- É possivel alongar somente a 5a marcha em aproximadamente 15%?
    Se possível seria o ideal, pois evitaria mecher no velocimentro.
    2- Seria possivel adptar a caixa da sr5 3.0turbo na 2.8? Qual é a relação de marchas da caixa da turbo para se fazer o cálculo.
    3- Se nenhuma das possibilidades acima for possivel a única que resta é
    trocar as duas coroas e pinhões de 9x41 para 10x41 que equipa as SWs e SR5s a gasolina, alterando a relação de 4,556 para 4,10.Para isso seria tbem necessário a mudança no velocimentro da qual não tenho a menor ideia de como fazer. A minha SR5 está com apenas 109.000 km e sou apaixonado por ela, mas gostaria que ela andasse mais solta. Hoje a 100kmh o motor está a 3000rpm.Conto com a ajuda dos experts.

  • #3

    Turbo e alongamento da relação

    Citação Postado originalmente por Sergio Roberto Pincelli Ver Post
    Caro Jaques
    Tenho uma sr5 2.8 2001 e coloquei uma turbina da SPA.O rendimento melhorou muito e agora pretendo instalar o cooler. Particularmente acho o kit da MAXCOOLER com melhor acabamento nos itens conexões e mangueiras. O problema dessas modificações vem depois, porque vc. vai achar o carro com relação de marcha muito curta sentirá o carro pedindo a 6a marcha.Estou aproveitando o seu tópico para tentar alguma solução mais fácil para este problema e contar com ajuda de foristas experientes para a solução.
    1- É possivel alongar somente a 5a marcha em aproximadamente 15%?
    Se possível seria o ideal, pois evitaria mecher no velocimentro.
    2- Seria possivel adptar a caixa da sr5 3.0turbo na 2.8? Qual é a relação de marchas da caixa da turbo para se fazer o cálculo.
    3- Se nenhuma das possibilidades acima for possivel a única que resta é
    trocar as duas coroas e pinhões de 9x41 para 10x41 que equipa as SWs e SR5s a gasolina, alterando a relação de 4,556 para 4,10.Para isso seria tbem necessário a mudança no velocimentro da qual não tenho a menor ideia de como fazer. A minha SR5 está com apenas 109.000 km e sou apaixonado por ela, mas gostaria que ela andasse mais solta. Hoje a 100kmh o motor está a 3000rpm.Conto com a ajuda dos experts.

    Jacques e Sérgio,

    Acho que a hilux foi feita para ser turbinada, tal a diferença que ela apresenta.
    A minha experiência é a seguinte, tenho uma SW4 93 com 260.000 km e turbinei a algo em torno de 90.000 km e é só alegria.
    O carro muda tanto que é como o Sérgio falou você passa a sentir falta de uma sexta macha e falta mesmo.
    Acho que ao turbinar deve também intercoolar e trocar o filtro de ar por outro de maior capacidade, eu coloquei o da L200 hpe, melhorou também.
    Mas se você vai começar do zero, pense na possibilidade de turbinar com o Maurício da http://www.raschmotoren.com.br/index.htm ele tem mostrado muito competência na montagem e regulagem desses motores, veja mais no site.
    Quanto a trocar a quinta marcha desse câmbio ou trocar o câmbio com o da 3.0, acho o seguinte. Trocar as engrenagens é mecher com um câmbio muito durável e eu não faria isso. Eu troquei as engrenagens pelas da 41:10 e estou satisfeito com o resultado.
    É isso. Um grande abraço,
    Augusto César "De Goiás"
    SW4 93 Tdi

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Sergio Roberto Pincelli Ver Post
    Caro Jaques
    Tenho uma sr5 2.8 2001 e coloquei uma turbina da SPA.O rendimento melhorou muito e agora pretendo instalar o cooler. Particularmente acho o kit da MAXCOOLER com melhor acabamento nos itens conexões e mangueiras. O problema dessas modificações vem depois, porque vc. vai achar o carro com relação de marcha muito curta sentirá o carro pedindo a 6a marcha.Estou aproveitando o seu tópico para tentar alguma solução mais fácil para este problema e contar com ajuda de foristas experientes para a solução.
    1- É possivel alongar somente a 5a marcha em aproximadamente 15%?
    Se possível seria o ideal, pois evitaria mecher no velocimentro.
    2- Seria possivel adptar a caixa da sr5 3.0turbo na 2.8? Qual é a relação de marchas da caixa da turbo para se fazer o cálculo.
    3- Se nenhuma das possibilidades acima for possivel a única que resta é
    trocar as duas coroas e pinhões de 9x41 para 10x41 que equipa as SWs e SR5s a gasolina, alterando a relação de 4,556 para 4,10.Para isso seria tbem necessário a mudança no velocimentro da qual não tenho a menor ideia de como fazer. A minha SR5 está com apenas 109.000 km e sou apaixonado por ela, mas gostaria que ela andasse mais solta. Hoje a 100kmh o motor está a 3000rpm.Conto com a ajuda dos experts.
    Caro Sergio,
    Obrigadão pelas suas informações, primeiramente irei turbinar a toyota, pois como frisei, já iniciei os contados com a SPA, estou aguardando o orçamebnto da MAXCOOLER, para fazer uma avaliação sobre o prelo e as condições para efetuar a adaptação do turbo, e atendendo as minhas expectativas, no decorrer ao sentir que ficou bom o desempenho darei o retorno a vc, qual a marca da sua turbina, vc poderia me orientar qual seria a compativel com a minha toyo?
    4X4 Brasil Razão: acrescentar ao texto

  • #5
    Usuário Avatar de Kim
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    Opa Jaques dos Santos!

    Parabéns e, seja bem vindo ao fórum!

    Não venho aqui contribuir com suas dúvidas, mais agora posso falar a todos que conheci o Jaques!!

    Quando vamos mexer nos jipes, temos que cuidar com o jaque...

    Jaque vou mecher nisso, faço isso também!


  • #6
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    Citação Postado originalmente por Augustocesar Ver Post
    Jacques e Sérgio,

    Acho que a hilux foi feita para ser turbinada, tal a diferença que ela apresenta.
    A minha experiência é a seguinte, tenho uma SW4 93 com 260.000 km e turbinei a algo em torno de 90.000 km e é só alegria.
    O carro muda tanto que é como o Sérgio falou você passa a sentir falta de uma sexta macha e falta mesmo.
    Acho que ao turbinar deve também intercoolar e trocar o filtro de ar por outro de maior capacidade, eu coloquei o da L200 hpe, melhorou também.
    Mas se você vai começar do zero, pense na possibilidade de turbinar com o Maurício da http://www.raschmotoren.com.br/index.htm ele tem mostrado muito competência na montagem e regulagem desses motores, veja mais no site.
    Quanto a trocar a quinta marcha desse câmbio ou trocar o câmbio com o da 3.0, acho o seguinte. Trocar as engrenagens é mecher com um câmbio muito durável e eu não faria isso. Eu troquei as engrenagens pelas da 41:10 e estou satisfeito com o resultado.
    É isso. Um grande abraço,
    Augusto César "De Goiás"
    SW4 93 Tdi
    Augusto Cesar,

    Muito agradecido pela sua informação, realmente estou começando do zero, e na condição calouro, tenho mesmo que procurar seguir a vcs que são mais experientes e teem mais vivencia em preparação de veiculo, veja bem, cada dia que uso a toyota fico surpreendido com a sua utilidade e o prazer que tenho em dirigir, estou pensando quando efetuar a adaptação do turbo, fazer uma viagem longa para o sul do pais, porque não ficarei fazendo fila na estrada e por conseguencia ficarei mais confiante nas ultrapassagens, valor colega, apartir de hoje, tenho provado da irmandade do forum, farei novos contatos com vcs.

  • #7
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    Augusto Cesar
    O que vc fez com o velocimentro para compensar a relação mais longa do diferencial?
    Jaques, a minha turbina é a 1350M da SPA , mas a Master T2 também serve e conforme informações, que obtive no Forum ela enche um pouco antes que a da SPA.

  • #8

    Correção do velocimetro.

    Citação Postado originalmente por Sergio Roberto Pincelli Ver Post
    Augusto Cesar
    O que vc fez com o velocimentro para compensar a relação mais longa do diferencial?
    Jaques, a minha turbina é a 1350M da SPA , mas a Master T2 também serve e conforme informações, que obtive no Forum ela enche um pouco antes que a da SPA.

    Sérgio,
    Na verdade quando você apenas alonga o diferencial o velocimetro passa a marcar certo. uma vez que a SW tem um erro de quase 10% de fábrica. isso com pneu 235/75/15
    Mas quando você soma a alteração dos pneus para 32" o erro fica em torno de 19% para menos, que é meu caso. A solução que encontrei foi colocar um trip totem simples, sem alterar o velocimetro. achei a solução melhor.
    A turbina que uso na minha é do kit turbo brasil, que é a mesma que se usa na sprint 2.5, segundo um especialista, será que a T2 é melhor?
    Mesmo o cara que vende turbinas me disse que é muito difícil ela mudar com a troca da turbina, que a arrancada dela é muito superior a outras.
    Levei a minha no dinamometro e ele apresentou potência de 119 cv e 29 de torque, até achei pouco, mas se abria a bomba mais ela ficava fumaçando muito até a turbina entrar.
    Acho que essa potência é pouca para o que tenho visto em alguns relatos, isso me deixa encucado e querendo saber o que tá acontecendo.
    Mas em compensação o resultado na estrada é muito bom. ela anda muito. Imagine se conseguir tirar mais cavalaria, deve ficar ótima.

    Um abraço,

    Augusto "De Goiás"
    SW4 93 TdI.
    4X4 Brasil Razão: melhorar o texto.

  • #9
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    Citação Postado originalmente por Sergio Roberto Pincelli Ver Post
    Augusto Cesar
    O que vc fez com o velocimentro para compensar a relação mais longa do diferencial?
    Jaques, a minha turbina é a 1350M da SPA , mas a Master T2 também serve e conforme informações, que obtive no Forum ela enche um pouco antes que a da SPA.
    Sergio /Augusto,

    A Turbina do orçamento da SPA foi a ref. 1350, dando o conselho de tb instalar o cooler, porém, aqui na minha terrinha Maceió, tive a oportunidade de observar varias turbinada com Garret T2 sem o cooler instalado, e andei e achei ligeira e de bom desempenho, tenho a impressão que com o coller deve ficar melhor ainda, porém, deve mexer em mais itens (caixa e ralação do diferencial, filtro de Ar etc.) NÃO É MESMO? e como consequência aumentando o custo, vou fazer somente a daptação da turbina e vou sentir a mudança, acreditando que deverá ficar o desempenho dentro das minhas expectativas.

    Abraços.

  • #10

    Diferenças entre turbinas.

    Citação Postado originalmente por Jaques dos Santos Ver Post
    Sergio /Augusto,

    A Turbina do orçamento da SPA foi a ref. 1350, dando o conselho de tb instalar o cooler, porém, aqui na minha terrinha Maceió, tive a oportunidade de observar varias turbinada com Garret T2 sem o cooler instalado, e andei e achei ligeira e de bom desempenho, tenho a impressão que com o coller deve ficar melhor ainda, porém, deve mexer em mais itens (caixa e ralação do diferencial, filtro de Ar etc.) NÃO É MESMO? e como consequência aumentando o custo, vou fazer somente a daptação da turbina e vou sentir a mudança, acreditando que deverá ficar o desempenho dentro das minhas expectativas.

    Abraços.
    Jaques,

    As turbinas e a regulagem produzem resultados muito diferentes.
    Do mesmo modo que os motores evoluiram, acredito que as turbinas e até a forma de preparação evoluiram muito mais. Então se você conseguir aproveitar o conhecimento dos "preparadores", você terá um resultado prá lá de satisfatório.
    O grande problema é fazer a alteração, gastar a grana que necessita e descobrir que com os mesmos custos ou até mais barato, poderia ter outros resultados. isso pode acontecer.
    Digo porque. conforme você pode ver naquele site que mostrei, o Maurício está tirando até 170 cavalos do motor 3L da toyota, e o carro fica muito bom. Enquanto outros colocam turbinas que não proporcionam a mesma cavalaria e o custo fica praticamente igual. Isso é fato.
    Acho que você tem que pensar muito nessa hora, para fazer o que vai te agradar por mais tempo.
    Você falou que a T2 é boa, com qual você comparou? Porque se foi com a sua SW aspirada, esquece, não tem comparação. Qualquer turbina que colocar alí vai fazer uma diferença tão grande que sua viatura vai parecer travada.
    Você teria que comparar entre duas viaturas turbinadas, de preferência com testes em dinamômetro, para ter a exata demonstração das diferenças.
    Sugiro que você faça um teste da sua viatura no dinamômetro antes de turbinar e depois, para ter a demonstração da diferença que obteve.
    Não conheço os produtos da SPA, mas devem ser bons, afinal eles estão no mercado a muito tempo. não tenho conhecimento para falar sobre os produtos deles.
    É isso. Um grande abraço e vamos nós falando,
    Augusto "De Goiás"
    SW4 Tdi.

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