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Convex Datacenter
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  • #37
    Usuário Avatar de Ezahn
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    Quando fui trocar a máquina não serviu também. A tampa do reservatório da hilux é diferente da maioria dos carros.

    Agora outra coisa. Li na net o seguinte:

    ".............. DOT-4, DOT-5 e DOT-5.1. O DOT-5 é baseado em silicone, e os demais (5.1 incluído), compostos por óleos minerais, ésteres e ésteres de glicol. Os veículos militares americanos usam sempre DOT-5, enquanto os fabricantes de automóveis recorrem normalmente aos demais tipos. Misturar fluidos de diferentes padrões nunca é recomendável, mas é especialmente desaconselhado no caso de mistura do DOT-5 aos demais tipos.

    O fluido à base de glicol tem sobre o de silicone a vantagem da resistência bem maior à compressão, o que deixa mais firme o pedal de freio. Sua desvantagem é ser higroscópico, isto é, absorver umidade do ar. Isso reduz o ponto de ebulição (que, se muito baixo, pode levar o fluido a perder suas propriedades sob intenso aquecimento), prejudica sua eficiência de transmitir força hidráulica e, por causa da umidade, pode causar corrosão nos componentes metálicos do sistema. Por isso é necessário substituir o fluido periodicamente, em geral a cada dois anos, a não ser o do tipo DOT-5. Pela mesma razão, o fluido a ser colocado no sistema deve ser sempre novo, nunca de uma embalagem aberta há muito tempo.

    Informações Complementares Importantes:

    1°: Nunca miture fluidos DOT-3, 4 e 5.1 com fluidos DOT-5, pois além a incompatibilidade entre glicol e silicone, descrita no texto acima, também, em teoria e pelo que pesquisei na Internet, os fluidos DOT-5 são mais espessos e não são compatíveis com os sistemas de freios projetados para os fluidos a base de glicol (mangueiras, cilindros, servo, etc), podendo ocorrer vazamentos e entupimentos que provocarão a ineficácia do sistema.

    2°: Referente aos fluidos DOT-5.1, além da vantagem de terem um ponto de ebulição mais elevado, eles também possuem menor viscosidade, praticamente a metade da viscosidade se comparados aos fluidos DOT-3 e 4, o que representa melhor fluidez ao líquido por todo o sistema."

    Duvidas:

    Primeiro fala que não pode por DOT 5 no nosso carro. Será verdade?

    Depois, se usar o dot 5 mesmo, então não precisa substituir com 2 anos pois ele não é higroscópico? Sera que procede tb?

    Vamos ver se alguém tem mais informações sobre isto.
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #38
    Usuário Avatar de jorge.duarte
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    Citação Postado originalmente por Ezahn Ver Post
    Quando fui trocar a máquina não serviu também. A tampa do reservatório da hilux é diferente da maioria dos carros.

    Agora outra coisa. Li na net o seguinte:

    ".............. DOT-4, DOT-5 e DOT-5.1. O DOT-5 é baseado em silicone, e os demais (5.1 incluído), compostos por óleos minerais, ésteres e ésteres de glicol. Os veículos militares americanos usam sempre DOT-5, enquanto os fabricantes de automóveis recorrem normalmente aos demais tipos. Misturar fluidos de diferentes padrões nunca é recomendável, mas é especialmente desaconselhado no caso de mistura do DOT-5 aos demais tipos.

    O fluido à base de glicol tem sobre o de silicone a vantagem da resistência bem maior à compressão, o que deixa mais firme o pedal de freio. Sua desvantagem é ser higroscópico, isto é, absorver umidade do ar. Isso reduz o ponto de ebulição (que, se muito baixo, pode levar o fluido a perder suas propriedades sob intenso aquecimento), prejudica sua eficiência de transmitir força hidráulica e, por causa da umidade, pode causar corrosão nos componentes metálicos do sistema. Por isso é necessário substituir o fluido periodicamente, em geral a cada dois anos, a não ser o do tipo DOT-5. Pela mesma razão, o fluido a ser colocado no sistema deve ser sempre novo, nunca de uma embalagem aberta há muito tempo.

    Informações Complementares Importantes:

    1°: Nunca miture fluidos DOT-3, 4 e 5.1 com fluidos DOT-5, pois além a incompatibilidade entre glicol e silicone, descrita no texto acima, também, em teoria e pelo que pesquisei na Internet, os fluidos DOT-5 são mais espessos e não são compatíveis com os sistemas de freios projetados para os fluidos a base de glicol (mangueiras, cilindros, servo, etc), podendo ocorrer vazamentos e entupimentos que provocarão a ineficácia do sistema.

    2°: Referente aos fluidos DOT-5.1, além da vantagem de terem um ponto de ebulição mais elevado, eles também possuem menor viscosidade, praticamente a metade da viscosidade se comparados aos fluidos DOT-3 e 4, o que representa melhor fluidez ao líquido por todo o sistema."

    Duvidas:

    Primeiro fala que não pode por DOT 5 no nosso carro. Será verdade?

    Depois, se usar o dot 5 mesmo, então não precisa substituir com 2 anos pois ele não é higroscópico? Sera que procede tb?

    Vamos ver se alguém tem mais informações sobre isto.
    Ezahn,
    Tive carros preparados por muitos anos(turbo). E posso afirmar, DOT5 é muito superior. Antes de usar DOT5, quando andava em velocidades elevadas ou mesmo descendo uma serra onde constantemente exigimos do freio, sempre ficava com o freio "borrachudo", podia pisar com os 2 pés que não parava. Depois do DOT5, tudo mudou. Sempre usei e vou usar, nunca tive problema, pelo contrario nas trocas sempre percebia que não tinha mais aquela corrosao chata ou cor diferente.

    Abs
    SW4 - 2011 Prata

  • #39
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    Citação Postado originalmente por Leonardo Dic Ver Post
    A maquina de troca de óleo de freio vai injetando óleo novo no reservatorio sob pressão (tem uma tampa especifica para os modelos diferentes de reservatório) e a gente abre a sangria em cada roda para o oleo sair.

    No sistema q fiz com o vácuo é diferente (porque a tampa da máquina não deu certo no meu reservatório), uma pessoa ia despejando óleo novo com a garrafinha no reservatório e eu ia sugando com o vacuo (maquina de troca de óleo a vácuo de motor) pelo parafuso de sangria em cada roda.
    Deu certo tb, mais com o sangrador é bem mais rápido.

    Entendeu.

    Esse sistema de usar vácuo para trocar o fluido de freio me interessou, pois posso fazer em casa.
    Me digam...basta abrir o parafuso da sangria e puxar o fluido por ali que o óleo desce normalmente? Não existe nada que impeça o óleo de descer?
    Se houver mas algum detalhe, por favor me digam!

  • #40
    Usuário Avatar de sandro_ventania
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    Ninguém???

  • #41
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    Sandro fiz esse sistema na LandCruiser e em uma Doblo. Deu certo nas 2. Encaixei o caninho de nylon da maquina de vacuo na sangria abri e foi sugando. Mas primeiro suguei todo fluido velho do reservatorio dei uma limpada nele e enchi de fluido novo, pra depois começar a sugar. É só não deixar faltar fluido no reservatorio q não tem perigo de pegar ar. É mais demorado mais vai. Agora comprei uma maquina de sangrar nova da Planatc é outro papo.
    Leonardo Diccini
    Blazer "Chalana"
    Exs: Land Cruiser HDJ80, Hilux CD 95 TDI, Band 14B TDI, JPX 2.5TDI Mit, Niva 1.8AP

  • #42
    Usuário Avatar de jorge.duarte
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    Citação Postado originalmente por Leonardo Dic Ver Post
    Sandro fiz esse sistema na LandCruiser e em uma Doblo. Deu certo nas 2. Encaixei o caninho de nylon da maquina de vacuo na sangria abri e foi sugando. Mas primeiro suguei todo fluido velho do reservatorio dei uma limpada nele e enchi de fluido novo, pra depois começar a sugar. É só não deixar faltar fluido no reservatorio q não tem perigo de pegar ar. É mais demorado mais vai. Agora comprei uma maquina de sangrar nova da Planatc é outro papo.
    Foi essa que vc comprou?

    Bomba de Vacuo Manual - R$ 167.35 na LojadoMecanico

    Abs
    SW4 - 2011 Prata

  • #43
    Usuário Avatar de Leonardo Dic
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    Comprei esse aqui. Com as tampas para varios carros.

    Sangrador de freios por controle de fio - R$ 286.51 na LojadoMecanico
    Leonardo Diccini
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  • #44
    Usuário Avatar de sandro_ventania
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    Leonardo, obrigado pelo retorno.
    A máquina que voce comprou até que é barata...pensei que vc mais caro.

  • #45
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    Boa tarde, precisei sangrar o freio da minha por duas vezes no modo manual, e todas as dus vezes tive que trocar o cilindro mestre, não sangre no manual, corre-se muito risco de perder dinheiro.
    S10 2.4 Flex LTZ 2013

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