x
Convex Datacenter
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 37
  • #25
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Idade
    63
    Posts
    4,632
    Agradecimentos: 0



    AGORA...

    QUANDO ESTOURAR FERRUGEM ENTUPINDO TUDO...

    NÃO ADIANTA CHORAR.
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  • #26

    putz

    Citação Postado originalmente por JEFFCATUNDA Ver Post
    AGORA...


    QUANDO ESTOURAR FERRUGEM ENTUPINDO TUDO...


    NÃO ADIANTA CHORAR.
    PUTZ
    TÁ "JOGANDO" PRAGA.

    O meu não tá pura: 1 litro de Radiex diluído e o restante de agua da chuva. hehe

  • #27
    Usuário Avatar de Julio Militão
    Entrada
    14/07/2005
    Local
    Porto Velho, Rondônia/RO
    Idade
    64
    Posts
    388
    Agradecimento: 1
    O etileno glicol serve, tanto para diminuir a temperatura de congelamento, como para aumentar a de ebulição da água. Esta última propriedade mantem a refrigeração do sistema mesmo a temperaturas acima do 100 graus celsius, onde a água pura já estaria em ebulição (fervendo). Portanto, o aditivo não aumenta a temperatura do veículo, apenas desloca seu ponto de congelamento e ebulição, alem de lubrificar a bomba d'água. Alguns contem detergentes que desagregam a sujeira e as emusifica, deixando-a em suspensão. O problema é que ao retirar a sujeira, abrem "buracos" antes fechados por ela!
    A propósito, estou perguntando nos tópicos relativos a sistemas de refrigeração, alguem conhece algum aditivo que "feche" as trincas de cabeçote? Ouvi falar que antigamente utilizavam um para motores de caminhões...

    Abraços a todos,

  • #28
    Usuário Avatar de Diego Matos
    Entrada
    15/07/2005
    Local
    CACHOEIRINHA-RS/RS
    Idade
    43
    Posts
    51
    Agradecimentos: 0
    Julio, aqui em Porto Alegre encontra-se um produto chamado solda bloco (um liquido parecido com aditivo), que em sua embalagem traz a informação de que elimina pequenas trincas, mas a maioria dos mecas não gosta do produto...

  • #29

    O superaquecimento e o etilenoglicol

    Desmistificando o fluido anti-congelante / aumento do ponto de ebulicao x diminuicao do poder calorifico
    Caros, alem de possuir uma SW4 participo de rallyes de carros antigos, e meu colega Ricardo Prado do MG Clube escreveu um texto que explica fisicamente o porque a agua pura é melhor que a solucao de etileno glicol no verao. Tudo esta relacionado ao poder calorifico da agua (~1) e a do alcool (~0.5)
    Mario Lott
    O superaquecimento e o etilenoglicol
    Decidi escrever estas poucas linhas com o intuito de ajudar os colegas antigomobilistas na solução dos problemas de superaquecimento neste bravo verão que inicia.
    Na realidade, não tive um arroubo de bom samaritano não. Tive é muitos problemas para terminar o último rallye de Campos do Jordão sem derreter o cabeçote do Puma DKW, com várias paradas na subida da serra da Pedra do Baú fato este, que quase me roubou a vitória.
    Assim, após esta aventura heróica, mergulhei nas pesquisas sobre o etilenoglicol, já que todos os carros modernos têm, como recomendação de fábrica, uma porcentagem de 40% a 60% deste líquido misturado à água do radiador.
    A história é a seguinte: Na manhã de sexta feira que precedia ao rallye, tirei um dia de férias acordando muito cedo (5:15hs) para preparar o carro para a viagem e para o rallye. Uma das primeiras providências, dado o calor de 35 graus, foi esvaziar o radiador, lavar todo o circuito e enchê-lo novamente com água limpa mais um litro de etilenoglicol de boa procedência. Depois, fiz os demais preparativos e controles. O etilenoglicol foi colocado por um raciocínio aparentemente lógico: se este aditivo, além de ser anti congelante, também aumenta a temperatura de ebulição da água, então a mesma vai ferver mais tarde no radiador (temperatura mais alta) retardando o supertaquecimento.
    Logo na estrada Carvalho Pinto, sob o sol das 14:00 hs, o carro já demonstrava um excesso de temperatura um tanto estranho. Daí para chegar aos 1.650 mts. de Campos, foi ainda pior.
    Notando isto, no mesmo dia à tarde, comprei mais etilenoglicol que adicionei ao pequeno radiador do Puma DKW para garantir mais segurança na prova.
    Ledo engano. O carro aquecia até nas retas sem que existissem outros problemas como regulagem, etc., forçando-me a rodar com o afogador puxado nas subidas, para refrigerar a cabeça dos pistões mais intensamente, o que causava transtornos especialmente nas baixas rotações. É certo que com o aditivo mais a tampa com pressão extra utilizada para esta prova, a água agüentava até uns 110 graus sem ferver mesmo naquela altitude. O problema é que a mesma, não baixava nem para 109 graus!
    Depois de tanto sofrimento descobri o problema, através de uma profunda pesquisa comprovada por vários testes, feita pelo NAMGAR, através de sua revista chamada MGA e que se encontrava publicada no site do VEA - Voitures Europeannes D'Autrofois.
    Portanto, na realidade, a água pura absorve 1 Cal por centímetro cúbico a cada grau Celsius e uma mistura de 50/50% de água com etilenoglicol, absorve só 0,56 cal por c.c. por grau. Portanto senhores, água pura troca quase o dobro de calor que a mistura com eglicol e refrigera muuuuuito mais!
    Aproveitando a discussão, complemento sobre a tão falada corrosão causada nos cabeçotes de alumínio e nos radiadores de cobre pelo etilenoglicol. Na realidade, todos os aditivos com esta base que sejam de fabricantes idôneos, carregam em sua formulação outros aditivos que são anticorrosivos, pois o etilenoglicol sozinho, é realmente muito corrosivo.
    O problema é que após alguns meses (mais de 2 anos) estes anti corrosivos se degradam pelo calor, perdem efeito e deixam a corrosão tomar conta dos componentes.
    Talvez por isto (minha suposição) é que em todos os procedimentos de manutenção dos carros modernos, está prevista a troca do líquido do radiador a cada X Kms.

    Mais uma coisa, segundo a pesquisa citada, ideal mesmo é utilizar Nalcool, um produto anticorrosivo que é usado em caminhões de várias marcas. Óleo solúvel não causa mal ao sistema mas..., também na traz vantagens, a não ser por uma teórica melhor lubrificação da gaxeta da bomba d´água. Convenhamos, não é uma enorme vantagem frente aos poucos Kms que rodamos com nossas jóias.
    Importante citar que água destilada ou deionizada causa também corrosão maior que água pura normal, porque fica ávida para receber partículas de sólidos e/ou minerais que obviamente serão retiradas do seu sistema de refrigeração.
    Segundo testes, carros antigos diversos em utilização severa, chegaram a ter a temperatura do motor reduzida em até 15 graus Celsius, quando comparamos o mesmo trecho feito com e sem o etilenoglicol no radiador. É muita diferença.
    Portanto meus amigos, a ordem é no verão, usar só água limpa.
    Ricardo Prado


    Mais artigos interessantes em http://www.mgcbr.com.br/artigos/artigos.php

  • #30
    Para quem gostou das historias sobre rallyes de carros antigos, segue o melhor blog brasileiro sobre o assunto :


    http://luiscezar.blogspot.com/2008/0...o-mg-club.html

    http://luiscezar.blogspot.com

  • #31
    Tenho que concordar com o post do colega Mario Lott, pois é exatamente - embora com muito mais detalhes - o que eu havia postado:

    Citação Postado originalmente por Márcio T Ver Post
    Pessoal, nestes compostos arrefecedores cada componente tem uma função: Um condutor térmico (água desmineralizada), um anticongelante (etil glicol) e aditivos detergentes, dispersantes e lubrificantes. Isoladamente, a água pura até refrigeraria melhor, mas não iria lubrificar a bomba, permitiria formação de depósitos e poderia congelar em situações extremas. Então, o composto melhora o funcionamento do sistema de arrefecimento, ainda que com uma pequena perda da capacidade de troca térmica, por conter menos água.

    Um abraço.

    Márcio Teixeira

  • #32
    depois destes posts
    pensando seriamente em usar agua pura. só ando em temperaturas acima de 30 C.

  • #33
    Banido
    Entrada
    03/04/2008
    Posts
    829
    Agradecimentos: 0

    resposta dificil...

    pois é companheiro, dificil essa resposta

    pode ser N coisas.

    porém, particularmente não acredito que a diferença dos liquidos dê toda essa diferença em temperatura (que dá diferença em resfriamento, isto é indiscutivel) porém, não tão palpavel assim.

    mas se fosse "chutar", aconselho uma boa e minuciosa olhada no sistema de arrefecimento, qualquer probleminha em mangueiras, tampas ou radiador pode dar uma diferença monstruosa em temperatura.


    abraços

  • #34
    Citação Postado originalmente por regisJ Ver Post
    depois destes posts
    pensando seriamente em usar agua pura. só ando em temperaturas acima de 30 C.
    Olá, Régis.

    Interessante, pois minha conclusão é exatamente a oposta: Deve-se usar sempre o líquido arrefecedor pois, como o carlosdalk falou, a diferença de poder de refrigeração não é significativa para o sistema.

    Em resumo (obviamente, falo por mim):Água pura tem maior capacidade de refrigeração que o "composto", mas perde nas propriedades de conservação do sistema. O sistema não precisa desse "plus" de capacidade de refrigeração mas, por outro lado, a conservação e o funcionamento regular são indispensáveis.

    Um abraço.

  • #35
    olá Marcio

    estou pensando , mas não fazendo. acho dificil todas as montadoras estarem recomendando errado. ( incluindo as nacionais ).
    ... mas se um dia precisar adicionar volume e não dispor de aditivo na hora não vou me sentir tão culpado.

    regis

  • #36
    Usuário Avatar de netão
    Entrada
    29/09/2006
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    1,597
    Agradecimentos: 0
    Cara,na minha Savana sempre usei o aditivo,na L200 do meu pai,com seus 265 mil rodados também e eles nunca ferveram...
    Vale lembra que a temperatura de Fortaleza não ´nada baixa,e quando vou para a fazenda,chega a dar 40 graus!!!
    E nunca passou do meio!!!
    Vá a lugares que não terminam em lojinhas!!!!
    F1000 4x4 Turbo Intercooler, 231CV e 62kgfm!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade