Sou Novo No Assunto E Gostaria De Uma Ajuda.
Estou Para Comprar Uma Hilux Sr5 Ano 99/2000 E Ela Está Com
290000 Km Rodados, Segundo Informações Era De Um Unico Dono, Que Só Usava Para Ir Até A Fazenda Em Goias, Todas As Revisões Foram Feitas Na Toyota.
Será Que O Motor Aguenta Muito Mais, Não Vou Usar Para Trilhas Nada Só Para Passeios E Viagens E Na Cidade Mesmo.
Gostaria Que O Sergio Buarque Tambem Me Ajudase
Desde Já Obrigado A Todos.
Em seu lugar, concentraria minha atenção não somente no motor, mas no conjunto (powertrain) como um todo. Verifique:
- Se há vazamentos no motor;
- Se há vazamentos na turbina (turbina "babando" óleo), pois isto pode ser indício que ela requer uma retífica;
- Se há ruídos anormais na caixa de marchas durante a troca de marchas;
- Se há vazamentos nesta caixa, bem como nos diferenciais (diant. e traseiro);
- Verifique como está o acionamento das rodas livres e do 4x4, para isto leve-a num local de subidas íngremes e faça os "testes";
- Atente tbém para o estado da embreagem, afinal são quase 10 anos de uso, né?
- Verifique como está a situação das buchas, buchas deterioradas e, quando digo deterioradas quero dizer DESTRUIDAS, ACABADAS não são incomuns em veículos utilizados para trabalho;
- Verifique tbém os componentes da parte elétrica, tais como: motor de arranque (observe se a partida é fácil e de 1° ou, se demora demais)
Em princípio, creio que seria isto
No tocante à quilometragem do veículo, ao que tudo indica, PARECE ser original afinal são 9 anos de rodagem e, para um utilitário diesel até que está dentro da "média". Preocupante seria encontrar uma com 80/90 mil Km como muitas anunciadas por aí
PS - Quem é esse tal de Sérgio BUARQUE? não sabia que havia um forista com este nome, deve ser parente do Chico Buarque
bem,eu tenho uma hilux 3.0 2004,a minha pelo menos ja vai fazer 450 mil km rodados,acredito que uns 350/400 da pra chegar sem problema algum,com manutenção até 600 mil km se duvidar,a minha,tenho que admitir que não sou muito rigoroso na manutenção,e ja rodou bastante
no mais,faça uma inspeção minunsciosa com a ajuda de um mecânico diesel experiente e não vai ter dor de cabeça depois,tambem não se esqueça de pedir um desconto pra fazer o motor,ja que normalmente os vendedores não acreditam em tamanha durabilidade.
Marco, esse kit de turbina que a toyota instalava, é muito ruim de desempenho, eu acho q mais atrapalha q ajuda. Um amigo meu tinha uma assim e andava igual a minha sem turbo, um dia colocamos o meu manometro na dele e marcou 0,2 kg.
A turbina é muito pequena, amarra o motor após 3000 rpm e eles não trocavam o escape, que no caso tem diametro muito fino e o silencioso original muito restritivo e o filtro de ar original que tem baixa vazão tb.
Se vc quer um turbo que funcione de verdade, pode se preparar pra mexer nisso.
De resto o pessoal já falou aí em cima.
Abraço
PS a minha ta com 350.000 km e aínda é uma criança.
Leonardo Diccini
Blazer "Chalana"
Exs: Land Cruiser HDJ80, Hilux CD 95 TDI, Band 14B TDI, JPX 2.5TDI Mit, Niva 1.8AP