Os dois pontos-chave da RAV4 são o óleo e filtros do motor e do câmbio, que devem seguir rigorosamente o manual do carro.
Sempre lembro que a RAV4 é fabricada e montada no Japão, ou seja, o padrão de qualidade é de longe bem diferente dos Toyotas fabricados aqui. No fórum perguntem se a Hilux japonesa é menos resistente do que a Nacional (2006 >)... nem pensar, tanto que, quando inteira, a Hilux e SW4 japonesas tem grande valor de mercado e resistência.
Claro que, se não tiver cuidados, qualquer carro dá problemas, e com a RAV4 não é diferente. Eu não tenho o que reclamar. A minha é 2007 2.4 4x4 e está com 108.000km originais. Faço as revisões na concessionárias (desde 0km), e até o momento só o normal (óleos (câmbio também), filtros, freios). Só abasteço com aditivada da Shell ou BR.
A única coisa que eu reclamo dela é alguns barulhos de plástico no interior, mas que sempre consegui tirá-los.
Sempre eu digo que a RAV4 é "discriminada" no Brasil, ao contrário dos EUA, Japão e Europa (norte). Digo que é por falta de conhecimento do carro e também pelos altos preços aqui praticados enquanto 0km. Essa discriminação, para mim tem algumas vantagens, pois quando usada torna-se um carro "barato"... vantagem para quem compra.
Posto aqui alguns vídeos para quem pensa que a RAV4 é uma viatura fraca. Pelo contrário... como temos poucas RAV4 no Brasil, e aí temos quase nenhuma experiência com ela no mercado e suas utilizações. Trago alguns vídeos bem interessantes:
A RAV4 acima de 2006 tem um sistema bem interessante de vedação interna contra entrada de água. Por exemplo, muita gente não sabe disso....
Claro que ela não é um jipe para situações extremas, mas enfrenta bem certas situações. O senão dela é a altura do solo, que realmente é baixa para certas situações de off-road.
Enfim, trocaria minha RAV4 apenas se for por outra mais nova.
J.