Postado originalmente por
Tamim
Há dois anos atrás, na hora de trocar meu Corolla, pesquisei muito aqui no fórum, pois estava interessado em um SUV e estava entre RAV4, Kyron e Korando, estes dois últimos a diesel. Como a troca foi na época do aumento do IPI para importados e a ccs da Toyota estava com uma leva de RAV4, acabei fazendo um excelente negócio, a ponto de me pagarem o que eu estava pedindo fora no Corolla. Pesei muito outros fatores, inclusive a aceitação dos Ssangyong aqui em SP. Descartei o CRV pois fiz o teste drive em ladeira e o motor precisou gritar para subir bem. Captiva descartei pelo consumo e coreanos pela assistência/seguro. Aliás, o seguro da RAV4 ficou pau a pau com o CRV.
Passados praticamente dois anos da aquisição, posso falar alguns pontos sobre a viatura, ano/modelo 2011:
- Motor 2.4: muito bom, forte, boa relação com o câmbio automático de 4 marchas. Não senti necessidade de uma 5ª marcha;
- Revisões: baratas, já tinha me informado sobre isso quando da aquisição. Claro que quando você vai à ccs para a revisão, sempre oferecem alguns serviços extras, mas chorando, dá para chegar quase ao preço das oficinas genéricas, sem contar a comodidade. Então, o que acho interessante faço, o que acho perfumaria, descarto.
- Suspensão: não se compara a um sedã, mas não fica tão longe não. Nas condições mais adversas, inverte a desvantagem;
- Na terra: fiz alguns percursos em estradas de chão, com subidas e lama. A viatura não decepcionou e supriu as expectativas. Nada com grau de dificuldade alto, ainda pretendo juntar com um colega de jipe para algo um pouco mais forte, mas sem exageros;
- Consumo: dentro do esperado: cidade na casa de 8,5 km/l. Estrada varia, na casa de 11 km/l (parte com muitos morros e curvas e com o carro carregado). O problema é que a luz da reserva acende antes do esperado O tanque tem 60 litros, mas após consumir por volta de 45 litros, a luz já acende. De acordo com o frentista do posto em que abasteço, isso é por causa do tanque ser largo e baixo. Pedi para verificarem na revisão e disseram que era assim mesmo, mas não gosto deste detalhe, pois acaba passando uma insegurança quanto à autonomia;
- Conforto interno: ar condicionado bom, couro, sistema de som com entrada USB que dá conta, banco do motorista com várias regulagens e boa posição de dirigir. Faltam alguns itens, como computador de bordo. Vi outros modelos, quando da pesquisa, que ofereciam mais, mas isso era de conhecimento prévio e este fator pesou contra mas não foi suficiente;
- Porta-malas: ótimo, cabe bastante e ainda tem um compartimento abaixo do piso que dá para colocar bastante coisa.
- Estética: não acho o SUV mais bonito do mercado, longe disso. Inclusive, pesa muito contra aquele estepe fora, com o qual não dá para bobear senão roubam mesmo. A capa tem uma trava muito fraquinha e, por isso, coloquei três travas no lugar das porcas, já que não dá para colocar corrente pois o suporte traseiro não é vazado.
Só para constar, quando da revisão dos 20k, vi o novo modelo e do pouco que vi ressalto: muito bonito, câmbio diferente, sem o estepe traseiro, mas com porta-malas menor.
Logo farei uma viagem por volta de 2000 km (ida e volta) e relatarei o comportamento e as impressões. Até lá, espero que outros proprietários, ex-proprietários, interessados, curiosos ou que tenham outros modelos similares contribuam com informações, comparações etc.
Saudações a todos!!!