Só que não tá raspando em lugar nenhum. Talvez minhas molas estejam mais arqueadas q a sua.
Estabilidade está normal, não mudou nada. Detalhe, uso amortecedores HDS nitro, talvez faça alguma diferença, não sei.
Barra que desconecte, tb quero fazer, junto com uns jumelos um pouco maiores, talvez só 1 pol, mais 1 pol, de calço debaixo da mola. Vou avaliar aquela torção do eixo q foi comentado, se achar q aumentou eu volto facinho, é só tirar. Na carroceria não quero mexer.
Fumaça preta na subida. Isso todo dono de hilux 2.8 ou 3.0 sem turbo sofre. Apesar de saber q é normal, tava com uma neura q a minha tava demais. Mandei o óleo com 5000 km (Castrol Tecton) para a Castrol (Labchek) e o resultado veio tudo normal, só um pouco de excesso de fuligem. Aí tirei os bicos e mandei um bombista de confiança (em Piracicaba). Voltou coloquei e surpresa, a FUMAÇA PRETA na subida está a mesma coisa.
Minha conclusão óbvia: na subida, nós enfiamos o pé, senão não vai; falta ar e sobra diesel e consequencia é a fumaça preta. Pra resolver isso, só a turbina.
Agora, também por isso devemos sempre usar um bom óleo (se possível um API CI-4) que tem nivel máximo de aditivos, e trocá-lo sempre com 5.000 km junto com o filtro, para não ficarmos andando com lubrificante muito contaminado com fuligem, que altera a viscosidade. E também nunca esquecer do filtro do diesel e ar.
Vc tem q avaliar para mexer na bomba e bicos, outros sintomas, facilidade de partida, principalmente pela manha, a minha é só ameaçar o motor de partida q já tá funcionando, e no que já pega, não solta fumaça nenhuma. A fumaça preta é só na subida mesmo, ou quando se enfia o pé.
Aproveita e dá uma olhada nas velas aquecedoras, as minhas estavam 3 queimadas, e uma delas quase quebrando e caindo dentro da camara. Puts ia dar cagada. Se tiver q trocar tem da bosch (qualidade e preço bom).
Mando em anexo a cópia do laudo da Castrol.
E aqui a pagina da bosch com o código das velas:
http://www.bosch.com.br/br/autopecas...aquecedora.htm
Abraço.
PS, precisamos marcar um passeio por aí, aproveitar e ir a Castelhanos.