Boa noite pessoal,
Tenho uma Hilux 2013 diesel desde 0km e há 10.000km atrás (130.000km) começou a fazer um barulho tipo apito na turbina e para evitar de ficar na mão fiz a retífica da turbina (foi trocado o conjunto rotativo na turbo Anhanguera). Rodei mais 9.000km tudo lindo, até que no meio de uma viagem a camionete perdeu potência e acendeu a luz de injeção. Fui na Toyota e o código que apareceu foi o “P0046 - Desempenho/faixa de trabalho do circuito do controle A de impulso do turbocompressor/supercomputador.”
O sintoma é pouca força quando em giro baixo (até uns 2.300rpm), pode pisar no máximo o pedal que ela não deslancha e depois dos 2.200-2.300rpm ela solta um tufo de fumaça preta e anda normal.
As vezes ela ainda acende a luz de injeção, eu desligo, espero uns 30s, ligo novamente e volta a funcionar desse jeito relatado, lenta em baixa.
Alguém tem alguma ideia do que possa ser? Já verifiquei as mangueiras em busca de vazamento, troquei o filtro do sensor MAP, troquei os 2 filtros de combustível (originais), troquei óleo e filtro, limpei o sensor MAF, conferi abraçadeiras, a válvula EGR está isolada eletronicamente e fisicamente mas não foi descarbonizada antes (tinha uns 3mm de fuligem).
Na Toyota passaram o scaner e sem nem olhar o cofre do motor condenaram a turbina (mas ela não está assobiando nem nada, em alta ela enche muito bem, anda normal).
Parece que esta faltando ar em baixa para misturar com o diesel, esse diesel acumula e quando injeta ar no sistema ela solta esse tufo de fumaça e deslancha. Ficou meio comprido o post mas preferi detalhar bem.
Se alguém tiver alguma experiência ou ideia do que possa ser. Estou há 1.000km de casa e com medo de retornar.