Boa Tarde Pessoal, preciso de uma ajuda muito séria, não pensando no pior...rsrsrs
Tenho uma japa que usamos todos os dias no sitio e asfalto. Praticamente todos os dias é acionado o 4x4 e sempre funcionou perfeitamente, lembrando que são feitos as revisões, engraxamentos e trocas de óleo do diferencial.
Hoje pela manhã fiz o uso do 4x4. Após usar destravei a roda livre e tudo estava beleza. Num determinado momento surgiu uma trepidação e a roda dianteira do lado direito travou. Parei a viatura, desci do carro e aparentemente tudo estava tranquilo, até quando ví uma certa fumaça saindo da cruzeta do cardã.
Bom, coloquei a viatura em neutro e deixei ela avançar um tanto na estrada, a roda destravou e segui até o mecânico direto. Lá chegando já pensei no pior, que meu diferencial tinha ido pro saco...
Levantamos a viatura e a roda livre está funcionando perfeito, quando na posição "lock" as duas rodas dianteiras giram juntas, a alavanca do 4x4 também engata e desengata tranquilamente, o diferencial está com óleo, mas quando funcionamos a viatura e colocamos a roda livre em lock e acionamos a alavanca do 4x4 a roda dianteira do lado direito não roda, trepida e apresenta um certa folga no eixo.
Pela experiência dos senhores, podem me ajudar no que pode ser....
Vamos desmontar o eixo todo pq até agora cogitamos a possibilidade de ser a cruzeta da roda dianteira direita, será?
Bom dia Elias, blza?
Desmontamos ontem e a homocinética tá tudo OK.
Ainda eis o mistério...
Tô vendo que vai ter q desmontar todo o diferencial...😞😞
Chegamos a mais uma conclusão. Quando acionada a roda livre a roda agora está travando. Se colocar a roda livre em "free", e acionar a alavanca do câmbio do 4x4 o carro também fica com a roda travada.
Pode ter sifo ocasionado por um descuido de andar com a alavanca do câmbio 4x4 acionado e a roda livre em free, não acionada??? Aguardo opiniões e possíveis soluções.
Forte abraço
Grato
eu uma vez por semana ando com o 4x4 acionado na alavanca menos na roda para lubrificar o diferencial e td sistema ja tenho o carro a 6 anos e nunca me deu problema...
Chegamos a mais uma conclusão. Quando acionada a roda livre a roda agora está travando. Se colocar a roda livre em "free", e acionar a alavanca do câmbio do 4x4 o carro também fica com a roda travada.
Pode ter sifo ocasionado por um descuido de andar com a alavanca do câmbio 4x4 acionado e a roda livre em free, não acionada??? Aguardo opiniões e possíveis soluções.
Forte abraço
Grato
Olá Felipe,
Parece estar travada direto, com ou sem o acionamento da roda livre.
Poderia ser o rolamento da roda?
Assim como o Elias, na picape eu também acionava a alavanca sem acionar a roda livre para lubrificar o sistema. Nunca houve problema.
Ja desmontamos toda a roda e não achamos nada.
O que mais me espantou foi esse fumaça saindo da cruzeta, perto do diferencial.
Será possível ter quebrado algo do diferencial?
Ela anda normal em 4x2.
Será que pode ter quebrado alguma engrangem da caixa de tração?
Tentei gora liguei o 4x4 sem acionar a roda livre e ela ficou travando, trepidando.
Desliguei a alavanca e posicionei em 4x2 ela andou perfeito. Em seguida, acionei a roda livre "lock" em 4x2 e também travou e trepidou.
Caraca, tá osso...rrsrrs
Valeu pela dicas..
Por favor continuem com s orientações...😉😉
Ja desmontamos toda a roda e não achamos nada.
O que mais me espantou foi esse fumaça saindo da cruzeta, perto do diferencial.
Será possível ter quebrado algo do diferencial?
Ela anda normal em 4x2.
Será que pode ter quebrado alguma engrangem da caixa de tração?
Tentei gora liguei o 4x4 sem acionar a roda livre e ela ficou travando, trepidando.
Desliguei a alavanca e posicionei em 4x2 ela andou perfeito. Em seguida, acionei a roda livre "lock" em 4x2 e também travou e trepidou.
Caraca, tá osso...rrsrrs
Valeu pela dicas..
Por favor continuem com s orientações...
Se ela travou em 4x2 com a roda livre no lock, pode ser a roda livre, mas você disse que ela está funcionando normal! Parece que seu cardâ dianteiro está travando... Já olhou por baixo se não está pegando em algum lugar?
Toyota Hilux SR5 4x4 Turbo."A Deus toda Honra e toda Glória"...
Se ela travou em 4x2 com a roda livre no lock, pode ser a roda livre, mas você disse que ela está funcionando normal! Parece que seu cardâ dianteiro está travando... Já olhou por baixo se não está pegando em algum lugar?
Bom dia, olhamos e está tudo aparentemente normal, vcs indicam desmontar o diferencial e o cardã? Percebo que tem um alívio de esforço em uma roda ena outra não.
O que estamos aqui achando estranho é como que a roda pode ter sofrido esse esforço se a roda livre estava free?? A única coisa que pode ter ocorrido é a alavanca do 4x4 acionada, mas o pessoal disse ser comum utilizar assim para fins de lubrificação e não acontecer nada.
Eis o mistério....quando aconteceu foi um susto, pois eu estava com ela na reta e do nada fez um barulho e as dianterias, me pareceu mais do lado direito por conta do arrasto do carro e da direção, travaram. E a roda livre tava em free...
Quais são os sintomas quando o diferencial vai pro saco?
Ainda engata a tração?
A roda livre funciona normal, engata e desengata ou fica duro a chave na roda?
Faz barulho coma tração ligada e roda livre lock?
Detalhe, esgotamos o óleo do diferencial e o óleo estava limpinho, o MEC disse que se fosse diferencial ia aparecer pedaços de metal ou algum brilho de cavaco no óleo, concordam?
Quando se aciona ou desaciona a roda livre, ela não engata imediatamente.
Tem uma mola que empurra uma luva até que ela se encaixe nas estrias do semi-eixo e do corpo da roda-livre que é preso no cubo.
Quando a roda-livre é lubrificada com excesso de graxa, esse movimento fica dificultado, sendo necessário em alguns casos, andar alguns metros de ré para que desengate.
Portanto, no momento do travamento do diferencial, sua RL direita ainda estava engatada, embora vc tivesse girado a borboleta para desengatá-la. Por isso travou só o lado direito.
Você disse que ao levantar o carro, as duas rodas giraram para o mesmo lado. Isso é outro indício de que o diferencial está travado, pois em carros que não tem bloqueio de diferencial, as rodas giram em sentidos opostos quando o cardan está parado.
Se o cardan girar, então uma ficará parada e outra girando, mas nunca as duas giram no mesmo sentido (exceto se tiver bloqueio ou tração positiva).
A eventual existência de limalha no óleo é apenas um indício de quebra e não serve para embasar um diagnóstico, pois pode ter havido quebra de um dente, que travou o sistema sem esmerilhar nada e, portanto sem produzir limalha ou cavacos.
Mande seu mecânico deixar de ser preguiçoso e abrir logo o diferencial.
Valeu. Grato. É a solução mesmo. Acho q falei errado, mas as rodas quando estão suspensas giram em sentidos opostos. Então quer dizer q mesmo girando a borboleta a roda livre do lado direito não estava desengatando...putz!!! Pode ter sido isso mesmo.
Na sexta feira ela vai pra outro mecânico e vai abrir o diferencial.
Logo eu relato as novidades.
Forte abraço
Grato