Postado originalmente por
rogeriokaminici
Fala galera!
Eu e minha esposa conseguimos realizar o sonho de comprar uma RAV4 08/09 perfeita com 145.000 km, porém veio a pandemia e não tinhamos tido a oportunidade de fazer uma aventura com ela, felizmente conseguimos tirar férias recentemente e estamos em viagem para o Sul do país.
Fiquei com a pulga na orelha de uma coisa, gostaria da opinião de quem tem por mais tempo ou entende melhor do carro, nessa viagem, colocamos a RAV a prova algumas vezes, passamos pela serra do Corvo Branco em SC, possui os 5km finais da subida da serra de estrada de chão bem judiada, mas a RAV nem sentiu nada e passou com maestria. Até então tudo certo e seguimos viagem para São José dos Ausentes e Cambará do Sul. Há dois anos atrás havíamos feito esse trajeto com nosso antigo guerreiro Etios, e eu já sabia da existência de uma longa estrada de terra entre São José dos Ausentes e Cambará do Sul, são +/- 80km em estradas de terra, porém como nosso antigo Etios tinha feito sem problemas, a RAV teria menos problemas ainda. Ao chegar na estrada, tudo ok, porém estava uma neblina fortíssima que eu não conseguia enxergar 1 palmo de distância na minha frente, além de uma garoa bem forte e já estava anoitecendo. No meio do trajeto, entre várias passagens por terrenos acidentados, usando muito do freio motor (alternando bastante a posição do câmbio para 2 e L) e os ótimos freios a disco da RAV, em algumas descidas ou freiadas o carro começou a apresentar o ícone de baixa pressão do óleo, porém ao retomar a velocidade o ícone sumia. Chegamos tranquilamente em Cambará e no dia seguinte fomos visitar um dos cânions da cidade, enfrentando mais 10km de estrada de terra bem ruins, e o mesmo aviso começou a aparecer nas passagens mais difíceis. No dia seguinte, com o carro frio, por desencargo fui olhar o nível do óleo e para minha surpresa (ou não) o carro estava praticamente seco, somente a ponta da vareta estava suja de óleo. Enviei mensagem para meu mecânico que havia feito a revisão do veículo antes da viagem e que havia trocado somente as velas de ignição, me disse que o carro estava queimando óleo e por isso abaixo. Fiquei um pouco bravo com isso pois ele não havia me dito nada antes da viagem, mas enfim, coloquei 4 litros de um semi-sintetico 15w40 conforme manual no posto mais próximo e segui viagem para Bento Gonçalves, trajeto todo em asfalto. Chegando em Bento, no dia seguinte antes de sair, para o Vale dos Vinhedos, fui verificar o óleo e estava perfeito, não havia baixado uma gota.
Alguém já passou por isso? Devo planejar fazer realmente uma retífica no motor ou é comum do carro baixar o óleo em situações extremas? Outro ponto é, este mesmo mecânico que trocou o óleo não marcou qual a viscosidade que ele colocou para mim e nem sabe mais me dizer, então não sei se ele colocou algum óleo fora da especificação do manual, por isso que houve a queima...
Aguardo resposta dos mais experientes, pois sou bem novato no mundo 4x4, tudo o que sei é de pesquisas e vídeos, pois sou apaixonado por off-road.