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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de r0d
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    12/10/2005
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    Lift Suspensão SW4 95




    Pessoal,

    Para fins de registro e futuras consultas, vou relatar meu lift de suspensão.

    Desde que comprei minha SW4 venho estudando as opções de lift suspensão para ela.

    Durante minhas pesquisas, uma das opções populares nos EUA para um lift de 2 polegas é da OME, composto por:

    Dianteira:
    Amortecedores OME N98
    Espaçadores do pivô superior

    Traseira:
    Amortecedores OME N72F
    Molas OME 900

    http://toyteclifts.3dcartstores.com/...ner_p_224.html

    Outra opção nacional muito parecida é da SOB Performance:

    http://www.sobperformance.com.br/ind...92-ate-96.html

    Depois de muito analisar e ponderar, resolvi importar devagar todos esses componentes.

    O primeiro deles foi as molas. Mesmo com as informações valiosas do tópico "MOLAS TRASEIRAS SW4", resolvi tentar as molas OME-900. Ao recebe-las, a surpresa: as dimensões delas são bem parecidas com as que o Dr. Guilherme recomenda para as SW4 dessa geração:

    1- Comprimento .......................400mm
    2- Diâmetro interno...................133mm
    3- Diâmetro interno do último elo ....104mm
    4- Número de elos ....................6
    5- Espessura do fio ..................15,5mm

    O próximo item foi os amortecedores, que devem ser 2 polegadas maiores que os originais. Achei os amortecedores da OME muito caros, e depois de muito garimpar na Internet, descobri a medida deles:

    N98 - 389mm aberto e 349mm fechado
    (http://www.sierraexpeditions.com/ind..._detail&p=1551)
    N72F - 548mm aberto e 329mm fechado
    (http://www.sierraexpeditions.com/ind..._detail&p=1522)

    Com as medidas em mão, comecei a procurar uma opção. Dentre os nacionais achei apenas os Offshox, que achei caro. Parti então para os importados, e dentre diversas opções escolhi os Skyjacker:

    Skyjacker N8022 para traseira (http://skyjacker.com/product.php?ProdID=32831)
    Skyjacker N8052 para dianteira (http://skyjacker.com/product.php?ProdID=30145)

    Faltavam apenas os espaçadores de pivô. Esse espaçador é um bloco de alumínio ou ferro que vai entre o pivô e a bandeja superior. Com eles a dianteira aumenta em 1,5 polegadas.
    Durante minhas pesquisas, achei o site do cara que praticamente inventou esse método de lift, e que também vendia os espaçadores:

    http://www.4crawler.com/4x4/ForSale/...ntSpacer.shtml

    Depois de ler bastante o site dele, descobri que para o kit de lift ficar mais completo, precisaria de mais alguns componentes:

    "Panhard Drop Bracket": Com o aumento da suspensão traseira, a barra de panhard tende a ficar mais inclinada, jogando o eixo um pouco para fora do lado do passageiro. Com esse bracket, a barra volta para posição original, e consequentemente o eixo.

    http://www.4crawler.com/4x4/ForSale/...anhardDropBrkt

    "Diff Drop" e "Sway Bar Drop": Com o aumento da suspensão dianteira, as homocinéticas tendem a trabalhar mais anguladas, o que pode vir a comprometê-las. Com o uso desses blocos, desce-se o diferencial dianteiro e a barra estabilizadora em 1 polegada, aliviando assim a tensão nas homocinéticas.

    http://www.4crawler.com/4x4/ForSale/...l#Introduction

    Munido de todos esses itens, bastava achar apenas alguém competente para instala-los. Resolvi começar com a suspensão traseira por ser mais fácil.

    Apos instalar as molas, amortecedores e o "Panhard Drop Bracket", o resultado: 7 cm de lift (quase 3 polegadas!). Muito mais que do que as 2 polegadas esperadas. Acredito que as molas originais estavam "cansadas" em quase 1 polegada.

    Outra surpresa agradável foram os amortecedores originais Toyota. Ainda estavam em bom funcionamento e sem vazamento. Não sei se eram os originais do carro ou se algum dono anterior trocou por originais Toyota. De qualquer forma a durabilidade é memorável.

    Minhas impressões preliminares são de que o carro está muito mais firme e estável na traseira. Ainda não testei na trilha, ficando esse teste para um próximo post.

    A dianteira em contrapartida continua original e bem "molenga". A instalação do lift na dianteira fica também para um próximo post.

    Em anexo seguem algumas fotos.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -img_2499.jpg   -img_2500.jpg   -img_2504.jpg   -img_2505.jpg   -img_2506.jpg  
    Rodrigo
    SW4 95 2.4 gasolina (22R-E)

  • #2
    Usuário Avatar de Renato Camargo
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    Obrigado por compartilhar, no aguardo próximos posts.

  • #3
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    Belezura! Acompanhando os próximos capítulos da transformação! um forte abraço!

  • #4
    Usuário Avatar de Eduardo Schaefer
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    Fala rOd, uso essa mesma receita na minha JAPA a um ano e pouco, molas OME 901, fiz esse suporte para a barra panhard traseira e espaçadores de 1,5 pol na dianteira.Só falta fazer aquele "espaçador" para aliviar as homocineticas e estabilizadora, é a próxima melhorada na suspensão.Valeu a pena cada $$$ que gastei.Abraço

  • #5
    Usuário Avatar de r0d
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    12/10/2005
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    Pessoal,

    Enfim consegui terminar de montar todo o lift.

    Na dianteira ganhei 2 pol de lift com a seguinte receita:
    -Espaçador de 1,5 pol entre o pivo superior e a bandeja;
    -Aperto na barra de torção para ganhar 0,5 pol;
    -Amortecedores 2 pol maiores,
    -Espaçador do diferencial, para desce-lo em 1 pol;
    -Espaçador da barra estabilizadora, para desce-la em 1 pol;

    Na traseira, conforme falei, ganhei 3 pol com a seguinte receita:
    -Molas 2 pol maiores que a original (OME-900);
    -Amortecedores 2 pol maiores;
    -Bracket para descer a barra panhard;

    Fora isso, aproveitei para trocar TODAS as buchas por PU, troquei o amortecedor da barra de direção, instalei novos suspiros para os diferenciais, roda livre (a minha por ser a gasolina não tinha) e um bloqueio para o diferencial traseiro.

    Estou completamente satisfeito com o resultado. O carro subiu muito e a dirigibilidade melhor bastante. Achei até estranho, mas acho que é por causa dos amortecedores novos. Me alertaram que as buchas de PU poderiam ranger, mas está tudo silencioso até agora. O comportamento das trilhas também melhorou, abrindo mais a suspensão e pegando menos nos obstáculos.

    O bloqueio é 100% e automático. Só destrava quando faz uma curva. Ele ajuda muito nas trilhas e na cidade não me incomoda. Depois de muito ler, achei que seria horrível andar com o bloqueio na cidade, mas você quase não noto ele. De vez em quando escuto ele estralando ou cantando pneu. Só não acelera fazendo curvas. Não achei nada demais.

    Seguem muitas fotos:

    Amortecedores (OME SD33, Skyjacker N8022 e Skyjacker N8052):


    Espaçadores do diferencial e barra estabilizadora dianteiras (Fat Bob's Garage):


    Espaçadores dos pivos (Fat Bob's Garage):


    Bracket para descer a barra panhard traseira (4Crawler):




    Bloqueio (Spartan SLT830):


    Buchas em PU (Energy Suspension Hyperflex Master Kit Toyota 4Runner - 8.18103):


    Graxa para as buchas (Energy Suspension):


    Molas traseiras (OME 900):


    Suspiro dos diferenciais (Trail-Gear Toyota Creeper Differential Breather):


    Roda livre (AVM 413):


    Espaçador do pivo instalado:


    Espaçador do pivo e amortecedores instalados:


    Espaçador da barra estabilizadora instalado:


    Buchas de PU instaladas:




    Carro antes:


    Carro depois:


    Rodrigo
    SW4 95 2.4 gasolina (22R-E)

  • #6
    Usuário Avatar de EduQxQ
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    03/04/2013
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    Rodrigo,
    Meus parabéns !
    Ficou muito legal e invocada a tua vtr!

    Um abraço,
    Edu
    Hilux SW4
    Hilux SR5 - ex

  • #7
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    Rodrigo Show de bola! Vendo tudo do segundo andar hehehehehe, tá faltando o apelido do grandão!

  • #8
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    23/03/2014
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    Rodrigão, quanto custou toda brincadeira?

  • #9
    Excelente o trabalho!

    Grato por compartilhar e atiçar ainda mais os duendes.

    []s
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #10
    Usuário Avatar de mbm4x4
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    X2
    Ficou de primeira.
    Oo .·. oO
    TR4 4X4 2008 FLEX MT - 225/75R16 dunlop grandtrek at3
    Lift # dian.>molas blindadas tr4 >tras. molas Courier. Amortecedores KYB .

  • #11
    Usuário Avatar de r0d
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    Citação Postado originalmente por Gustavo_Barreto Ver Post
    Rodrigão, quanto custou toda brincadeira?
    Não ficou barato por causa do imposto de importação (60%). O total de peças ficou em uns R$ 5.000, mais R$ 1.500 de instalação e R$ 500,00 de torneiro. Se quiser o preço de alguma peça especifica, me fale qual.

    A troca de todas as buchas que encareceu a instalação, pois deu muito trabalho. A buchas dianteiras do kit não tinham aquelas partes metálicas, e o torneiro precisou fazer todas. Ficou muito top. Além disso sempre aparece outras coisinhas, tipo os retentores do diferencial, pastilhas de freio, alinhamento, caster, cambagem, etc.
    Rodrigo
    SW4 95 2.4 gasolina (22R-E)

  • #12
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    Caramba, r0d, ficou bonita demais, parabéns! Tinha deixado esse tópico passar, mas bem legal mesmo.

    O que está achando das buchas de PU? To numa dúvida aqui sobre isso.
    Ex-Toyota Hilux SW4 1994 - 2.4 Gasolina 4Cil (22R-E)
    General Grabber AT2 31"
    Em busca de uma Hilux Japa

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