x
Convex Datacenter
Página 25 de 27 PrimeiroPrimeiro ... 15161718192021222324252627 ÚltimoÚltimo
Resultados 289 a 300 de 314
  • #289
    Usuário
    Entrada
    08/11/2008
    Local
    Santa Maria/RS
    Idade
    53
    Posts
    827
    Agradecimentos: 12



    Escrevi um monte de coisa e não perguntei. Onde tu instalou o sensor? No cabeçote?
    SW4 3.0 TD 2001 - EX - SW4 2.8 93 JAPONESA ORIGINAL - EX - TOYOTA HILUX CD SRV 3.0 TD 2002 - 1KZT-E

  • #290
    Usuário Avatar de dorderf
    Entrada
    29/07/2008
    Local
    Recife/PE
    Idade
    40
    Posts
    1,506
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Clandio Ver Post
    Calhandro. A minha chegou a 107ºC em subida de serra, com temperatura ambiente em torno de 35 a 38ºC e motor a 3000 RPM e 5ª marcha. Uma serra de uns 7km de extensão. Aconteceu por duas vezes nessa mesma serra. Antes passei nesse lugar, mas não tinha termômetro extra pra ver.

    Em serras menores, nas mesmas condições, a temperatura fica por volta dos 100ºC mesmo.

    Pra ter uma idéia da influência da temperatura externa, andando na cidade, com temp. ambiente em torno dos 20ºC o sensor marca de 80 a 85ºC. Esses dias aqui fez 40ºC e o o sensor marcava 96ºC.

    Uma observação que julgo muito importante e já comentei aqui. Quando se desliga o motor a temperatura do sensor sobe de 10 ou 11ºC (basta ligar a chave para ver). Isso me levou a inferir que aí poderia estar um dos motivos de trinca do cabeçote. Se, por exemplo, em viagem em alta velocidade, no verão, dando uma lenha, a temperatura fica na casa dos 100ºC. O motorista desliga sem esperar baixar a temperatura, tem aí uma situação em que pode trincar o cabeçote, pois ela vai subir uns 10ºC (com o motor desligado parou de circular água).

    Com esse sensor eu controlo a temperatura e só desligo o carro quando baixa de 90ºC. Uma coisa que observei foi que os 2 minutos recomendados pelo manual pra ficar em marcha lenta não é suficiente pra baixar a temperatura de 100ºC pra 90ºC (pra isso leva uns 4 minutos)
    Na verdade os 2 minutos é só pra rotação da turbina cair pra não a desligarmos e ela, por conta disso, ficar em alta rotação sem óleo.

    Na teoria o motor suportaria, e o cabeçote tb, esse aumento de temperatura. Mas, vou levar a medição do colega em consideração pra desligar o carro depois de grandes viagens (eu normalmente já espero bem mais que 2 minutos).
    Pajero Sport 3.5 FLEX 10/11. Ex-SW4 1998.

  • #291
    Usuário Avatar de calhiandro
    Entrada
    26/03/2011
    Local
    Garanhuns/PE
    Idade
    42
    Posts
    1,113
    Agradecimentos: 9
    Clandio instalei o sensor no cabeçote, conforme mostra a figura que vem no kit de instalação. Realmente o manual recomenda ficar dois minutos em marcha lenta após grande esforço do motor, isso é um saco ter que ficar esperando esse tempo! Rssa situação dos 100 graus aconteceu em uma serra bem fechada que é impossivel subir na quinta a 3000 rpm. Quem já subiu ou desceu a serra do texeira sabe disso. Tem curvas que fazem quase um angulo de 90 graus. Subi em 3 e 4 marcha.sempre de 2500 rpm a baixo. Com temperatura ambiente em torno de 37 graus. É quente pra caramba, sertão da paraiba. Já percebi que sempre que desliga o motor auments a temperatura e muito. Teve um momento que segurei 140 km/h e a temeratura foi a 97 graus.
    CJ5-1976- Bob Esponja

  • #292
    Usuário
    Entrada
    08/11/2008
    Local
    Santa Maria/RS
    Idade
    53
    Posts
    827
    Agradecimentos: 12
    Como já falamos aqui, o mais importante é tu ir medindo a temperatura nas diversas situações e conhecer o comportamento do teu carro. Quando houver uma variação fora do comportamento conhecido, é sinal de alerta.

    Eu instalei como mostra as fotos nas paginas 2 e 3 deste tópico. Uma posição diferente pode (e deve) dar uma leitura diferente.

    A máxima que chegou na minha VTR foi os 107ºC. Coloquei o alarme para 110ºC. Nesses 107ºC o ponteiro original não mudou a posição, ou seja, ficou coisinha abaixo do meio.
    SW4 3.0 TD 2001 - EX - SW4 2.8 93 JAPONESA ORIGINAL - EX - TOYOTA HILUX CD SRV 3.0 TD 2002 - 1KZT-E

  • #293
    Usuário Avatar de calhiandro
    Entrada
    26/03/2011
    Local
    Garanhuns/PE
    Idade
    42
    Posts
    1,113
    Agradecimentos: 9
    Clandio, acabei de olhar as fotos da instalação do seu carro. Instalei no mesmo local que você na primeira rosca depois do tubo de admissão.
    CJ5-1976- Bob Esponja

  • #294
    Olá bom dia foristas. Estou saudoso de navegar pelas discursões e dúvidas que muito me esclareceram e esclarecem aqui no 4x4 Brasil. Como estou viajando muito por Minas Gerais estou fazendo sempre o acompanhamento da temperatura da água do motor, lembrando que está com fluido de arrefecimento em dias.
    Posso começar dizendo – o óbvio – primeiro das subidonas (cerca de 10km ou mais) que é aí que começamos a ver a variação de temperatura atuar com mais intensidade. No meu caso já chegou a picos de 98° onde prefiro tirar o pé quando estou a mais ou menos 80km/h. Claro que depende de quão íngreme é a ladeira e também da temperatura ambiente. Em regiões mais frias já subi a 100km/h com temperatura da água a 85°. O problema é “segurar” a máquina pois é um puta motor e vai querer sempre voar baixo. Fiz uma viajem para Cataguases-MG e peguei muita reta na BR 116 com asfalto lisinho (110 e 120km/h) e não passou de 83°, e em algumas subidas 85° e em decidas 77° refrigerado pela força do vento. – Com relação a esse detalhe do vento atentem bem para a colocação de faróis auxiliares em frente à grade do motor. Já para regiões mais montanhosas saindo de Belo Horizonte pela BR 381 em Sabará-MG a temperatura média fica sempre em 87° em picos de 98° quando se chega no cume da montanha. A não ser quando numa decida a refrigeração do radiador em contato com o vento reduz para 85° até 83°. O interessante é que quando a temperatura sobe drasticamente ela vota rapidamente para a ultimo maior valor registrado. Creio que numa viajem tranquila a variação no meu motor é entre mais ou menos 10 a 15 graus, ou seja num espaço de 83° a 98°.
    Talvez esses níveis sejam diferentes – e são – de motor para motor. Depois do meu primeiro esquente por força-lo muito posso dizer que descobri uma coisa boa nisso tudo que foi o prazer de dirigir, - curtir paisagens, preocupar-se em chegar e não voar feito louco como eu fazia forçando em até 160km/h, subindo a 130km/h e o mais relevante: aprender a ser ultrapassado e dar passagem, pois não suportava isso.
    As dicas do doutor Guilherme quanto à temperatura e sua experiência com esse motor foi um dos maiores achados aqui no fórum quando eu estava numa situação infeliz parecida, mas que não chegou num desfecho trágico como queima de cabeçote, fazer motor ou coisa parecida. Colocar o sensor é como se você estivesse conversando sempre com o carro, entendendo-o e respeitando seus limites, pois há de convir que no meu caso é uma máquina com seus 10 anos cravados e 245000 km rodados. Usar o sensor é como se fosse participar de um enduro de regularidade, e para mim que já cheguei a rodar 3000km por semana é imprescindível absorver esse raciocínio. Sem contar nos outros itens de manutenção e vencimento de óleos e filtro que vão te dar uma autonomia maior no combustível aliado com a velocidade de cruzeiro. (Em viagem com tudo novo já fiz mais de 600km com um tanque.)
    Desculpem-me estender tanto assim! Sou dos entusiastas que levantam a bandeira para a questão da instalação do sensor e também do modo de dirigir. Como eu disse busquem o prazer que essa máquina podem lhes proporcionar. Só fico receoso em intercoolar visto que não acho lugar que faça em BH e informações sobre alguma restrição quanto ao Km do meu motor. No mais só alegria e pé na estrada.
    -cam00069.jpg

  • #295
    Citação Postado originalmente por Ney_Niteroi II Ver Post
    Prezados,

    Este tópico está agora com 24 páginas... olhei todas muito rapidamente. Peço desculpas se a minha pergunta já estiver respondida em alguma destas páginas!

    Creio que de nada vale o sensor original do carro e nem o sensor Racetronix de ÁGUA se houver algum no radiador ou mangueiras. Se a água for perdida rapidamente, o cabeçote fundirá e nenhum dos 2 sensores acusará nada!!!!

    Minha opinião é que para atuar como uma proteção extra, o ideal mesmo é a utilização do SPIA (temp do bloco) ou Racetronix (temperatura do ÓLEO).

    Minha pergunta: onde posso fazer a medida de temperatura do óleo no motor da SW4 1993 (sem precisar fazer nenhum furo novo no bloco ou no carter)?
    Entrando de gaiato aqui pra dar um relato.
    Quando o meu radiador rachou eu estava subindo a serra da Pieadade. Ouvi um chiado um pouco alto e achei estranho. Rodei uns dois km e o ponteiro subiu abruptamente. Automaticamente parei o carro. A água não tinha vazado e não havia nenhum sinal no chão da garagem. A água evaporou por completo. Depois disso coloquei o sensor.

  • #296
    Usuário Avatar de calhiandro
    Entrada
    26/03/2011
    Local
    Garanhuns/PE
    Idade
    42
    Posts
    1,113
    Agradecimentos: 9
    Dadoground, seu sensor medi a temperatura da água? O da maioria aqui medi a temperatura do cabeçote e mesmo medindo a temperatura do cabeçote a variação é bem parecida com essa sua.
    Grande abraço.
    CJ5-1976- Bob Esponja

  • #297
    Usuário Avatar de sandro_ventania
    Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    51
    Posts
    1,875
    Agradecimentos: 38
    Dadoground,

    "e o mais relevante: aprender a ser ultrapassado e dar passagem, pois não suportava isso."

    Você deu sorte de ter amadurecido como motorista a tempo, pois a maioria vira estatistica antes.
    Isso me deixa muito feliz, pois é menos um corpo para raspar do asfalto!
    Infelizmente brasileiro tem essa síndrome...não admite ser ultrapassado, não aceita que voce dê espaço entre os carros, ele fica louco para te ultrapassar para preencher esse espaço, que foi dado como segurança. Ultrapassar para entrar na esquina 200m a frente...e por aí vai. Sem falar na alta velocidade.
    O trânsito no Brasil mata mais que uma guerra civil.
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #298
    Usuário Avatar de jipinhotoyota
    Entrada
    11/10/2013
    Local
    Niterói/RJ
    Posts
    123
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por calhiandro Ver Post
    Dadoground, seu sensor medi a temperatura da água? O da maioria aqui medi a temperatura do cabeçote e mesmo medindo a temperatura do cabeçote a variação é bem parecida com essa sua.
    Grande abraço.
    Calhiandro, acredito que o sensor dele é o Racetronix, que mede a temperatura da água.
    Também comprei um desse após ler este tópico, mas ainda não consegui alguém pra instalar. Já levei em dois lugares e não sabiam como fazer. No primeiro, fiz alguns serviços, alem de instalar um voltímetro. Então, ele deixou o voltímetro funcionando, mas não sabia como instalar o sensor. Tentou utilizar no original, mas não deu certo.
    Já li este topico inteiro há um tempo atrás. Algum amigo poderia me tirar esta dúvida. Em que local é.instalado o sensor de temperatura de água Racetronix? É necessário mesmo fazer furo, como já li? Onde é feito? Será que alguém tem uma foto da instalação?

    Estava ansioso pra começar.a monitorar a temperatura da viatura, mas até agora não consegui.
    Aliás, tenho uma SW4 93 2.8D.

    Um abraço

  • #299
    Usuário
    Entrada
    26/01/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    78
    Posts
    381
    Agradecimentos: 12

    Temperatura do motor

    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    AMIGOS

    Abri este tópico pq fiquei procurando e não achei onde falava sobre este assunto , mas vamos lá :

    Finalmente fiz a ligação elétrica do TERMÔMETRO DIGITAL COM SINAL DE ALERTA RACETRONIX em minha SW3 2002 motor 3.0 1KZT-E e todos nós estavamos sem saber qual a temperatura se serviço para podermos programar o SINAL DE ALERTA de temperatura máxima que poderíamos colocar no termômetro RACETRONIX para nos avisar que o motor estaria esquentando .

    Como estamos no inverno , a minha experiência pode não mostrar o ideal , mas vai aqui as minhas primeiras impressões de TEMPERATURA DE SERVIÇO deste motor , DAS CONDIÇÕES DO TESTE :

    1- A temperatura ambiente estava em 20ºC
    2- A viagem que fiz foi de 50km em nível plano com apenas uma subida íngreme .
    3- Andando a 80km/h a temperatura foi de 78ºC
    4- Andando a 100km/h a temperatura foi em 80ºC
    5- Andando a 110km/h a temoeratura foi para 82ºC
    6- Andando a 120km/h a temperatura foi para 84ºC
    7- Andando a 130km/h a temperatura foi para 86ºC
    8- Andando a 140km/h a temperatura foi para 88ºC
    9- Estava a 110km/h e temperatura de 82ºC e qdo subí a única subidona , a temperatura foi para 84ºC .

    CONCLUSÃO :

    A temperatura de serviço muda um pouco a cada regime de trabalho o que acho normal , O QUE EU SABIA QUE ERA ERRADO E FOI CONFIRADO É QUE O MARCADOR ORIGINAL DO CARRO NÃO MEXEU 1mm com estas variações de temperatura deste teste.

    OU SEJA :

    RATIFICO A IMPORTÂNCIA DE TODOS NÓS COLOCARMOS MAIS TERMÔMETROS PARA PODERMOS CONTROLARMOS A TEMPERATURA DE NOSSOS CARROS COMO EU JÁ HAVIA INDICADO DOIS :
    1- TERMÔMETRO DIGITAL COM SINAL DE ALERTA RACETRONIX ( Mede temperatura da água ).
    2- TERMÔMETRO " SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERATURA COM SINAL DE ALERTA " ( Marca a temperatura do bloco do motor )

    CONCLUSÃO FINAL :

    Minha experiência mostrou que a TEMPERATURA DE SERVIÇO DO MOTOR TOYOTA 3.0 TURBO 1KZT-E varia entre 78ºC a 88ºc , por isto deixei o SINAL DE ALERTA EM 90ºC para que em caso de algum problema de SUPERAQUECIMENTO este termômetro me alertar que TENHO QUE PARAR O CARRO DE IMEDIANTO para as devidas correções antes que perca o motor por SUPERAQUECIMENTO .

    OBS :

    Como o teste foi feito em temperatura ambiente amena de 20ºC , vou repetir o mesmo teste no verãozão de 40ºC de temperatura ambiente .

    Desculpem se me alonguei demais .

    Caro Guilherme.
    Lendo este seu post me surpreendi.
    Voltando ontem de viagem (+ ou - 500 Kms, ambiente em 32 graus). O spia eletrônico marcou "exatamente" os mesmos números que o seu.
    Variou de 78 a 88 graus. Minha vtr tem intercooler e uma ventoinha elétrica que posso acionar manualmente para os casos de necessidade. E o spia está presetado para soar em 93 graus.
    Abraço
    Alvaro Angelo

  • #300
    Usuário
    Entrada
    08/11/2008
    Local
    Santa Maria/RS
    Idade
    53
    Posts
    827
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por ALVARO ANGELO Ver Post
    Caro Guilherme.
    Lendo este seu post me surpreendi.
    Voltando ontem de viagem (+ ou - 500 Kms, ambiente em 32 graus). O spia eletrônico marcou "exatamente" os mesmos números que o seu.
    Variou de 78 a 88 graus. Minha vtr tem intercooler e uma ventoinha elétrica que posso acionar manualmente para os casos de necessidade. E o spia está presetado para soar em 93 graus.
    Abraço
    Alvaro Angelo
    Alvaro. Pelo que entendi, tu tens o spia eletronico que mede a temperatura da superficie metalica que esta o sensor. Em que parte do motor tu colocou o sensor?
    O meu está no cabeçote e as temperaturas são um pouco diferentes. Fiz um teste colocando o sensor na mesma peca que o pessoal tem colocado o racetronix e as temperaturas foram parecidas com as relatadas pelo pessoal.
    SW4 3.0 TD 2001 - EX - SW4 2.8 93 JAPONESA ORIGINAL - EX - TOYOTA HILUX CD SRV 3.0 TD 2002 - 1KZT-E

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. temperatura do motor
      Por murilopellizzer no fórum Troller
      Respostas: 9
      Última resposta: 26/06/2010, 18:10
    2. Respostas: 1
      Última resposta: 02/06/2010, 11:29
    3. Respostas: 24
      Última resposta: 27/12/2007, 22:14
    4. Manual de Treinamento de serviço Motor Opala 4 e 6 cil
      Por edgar no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 15
      Última resposta: 27/11/2006, 22:06
    5. SERVIÇO NO MOTOR DA SW4
      Por JAZIEL no fórum Toyota
      Respostas: 1
      Última resposta: 08/05/2006, 17:25

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade