![Citação](https://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/quote_icon.png)
Postado originalmente por
Jonnhy Bravo
Amigos,
Venho novamente aqui pedir ajuda!
Conforme postei logo no começo desse tópico, após a instalação do RACETRONIX e IC no meu carro, notei que a temperatura de trabalho ficava entre 72 a 75 normalmente. Após certo tempo em AINDA SEM FAZER TRILHAS, passou a apontar como temperatura entre 82 e 85 no RACE. Já me deixou de orelha em pé!
Pois bem!
Passados algum tempo, notei que não mais ela voltou para a temperatura "normal" de 72 a 75, mesmo a temperatura ambiente se mantendo entre a mesma faixa que se mantinha entre 72 a 75 iniciais e 82 a 85 posteriores.
Iniciada a utilização dela em trilhas, após pegar alguma lama e água suja, numa certa ocasião já na pista, o spia disparou (eu nem sabia para quanto estava programado... Olha a burrada!)e quando olhei a temperatura do PAINEL estava mais ou menos no 3/4 (ou seja, faltando uns 25% para chegar no vermelho) e o spia estava no 114ºC. Não desliguei o carro... parei e abri o capô e abrimos a tampa do radiador.... jogamos água por fora para "maquiar" a limpeza e logo baixou a temperatura. Completamos a água e ficou tudo perfeito.
Cheguei em casa e lavadora de alta pressão no radiador para limpar a crosta de sujeira (que achei que tivesse ficado zero...).
Antes de prosseguir na história, quero informar que o radiador é NOVO!
OK. Fui para outra trilha umas 3 semanas depois (ou há 3 semanas atrás!). Andei toda a trilha... tudo perfeito... temperatura na casa dos 85, algumas vezes até despencando para os 70 e poucos...
Terminada a trilha, caí no asfalto e o carro começou a subir a temperatura, indo para a casa dos 97, 98ºC.
Andando mais um pouco... subiu, subiu, subiu.. 110ºc. Comecei uma subida e no fim dela o SPIA desparou já nos 114ºc, faltando cerca de 1,5m para acabar a subida e iniciar a descida. Estava a 110km/h.
Caí na burrada! Desliguei o carro imediatamente (COISA DE QUEM TEM CARRO A GASOLINA! MODE ASNO DETECTED!) crendo que a temperatura iria baixar e fui encostando no acostamento! Na hora que parei o carro por completo: BUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUM! Esplodiu supostamente o radiador e só vi água escorrendo.
Enfim... pra resumir: o carro voltou da trilha no guincho.
Encostei nos mecas e pedi para olharem e ver se tinha explodido mesmo o radiador novo. Para minha surpresa não, mas havia vazado por baixo, na vedação. Acabei de arrumar o carro e ainda não testei.
A questão que me intriga é: será que, primeiramente, minha temperatura está marcada certa ou errada? O cara instalou a válvula retirando um parafuso sobressalente que tinha após o radiador conforme demonstra a foto abaixo. Eu acredito que esteja instalada no local errado, pois quando a água passa por ali ela já passa resfriada. Então, se chega a 114ºc ali, antes de ela passar pelo radiador ela está muuuuito mais quente!
Outra questão que surgiu é: falando com o cara que mexe no radiador, ele informou que não adiantaria eu fazer um radiador com aletas maiores para não segurar tanta lama, pois não daria tempo hábil para fazer a troca de calor. Tem de ser o original mesmo. Assim sendo, pensei então em trocar a termostática e colocar a do modelo gasolina (se possível, claro) para ela abrir antes! O que acham? É possível?
Outra sugestão que ele deu é: fechar o retorno da válvula e deixar a água circulando direto, pois assim consequentemente ela trabalharia mais fria!
Estou intrigado, mas estou achando que ela vem esquentando por conta de o cabeçote ter ido pro saco...
De qualquer forma, estarei levando ao João da Sollo4wd para fazer e verificar tudo...
Aguardo, entretanto, informações dos colegas.
Desculpe-me, desde já por ter sido tão prolixo!